! Felipe falha, Corinthians cai diante do Bahia e perde invencibilidade - 19/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

19/07/2008 - 18h10

Felipe falha, Corinthians cai diante do Bahia e perde invencibilidade

Alexandre Sinato
Em São Paulo*
Após 11 jogos imbatível, o Corinthians teve sua invencibilidade encerrada na Série B. E o responsável pela queda alvinegra foi o outro campeão de elite presente na Segundona. Mesmo em pior fase e atuando no Pacaembu cheio, o Bahia aproveitou erro de Felipe, venceu por 1 a 0 e decretou o primeiro revés da equipe de Mano Menezes no Brasileiro.

VEJA O GOL DA VITÓRIA DO BAHIA
O resultado deixa o Corinthians com 27 pontos e, embora permaneça na liderança isolada, a vantagem para o segundo colocado Juventude caiu para três pontos. Os gaúchos, na conclusão da rodada, golearam o CRB por 4 a 0 e foram a 24 pontos. O Bahia, por sua vez, chegou a 17.

O primeiro revés alvinegro se deu por dois motivos. O primeiro foi o excesso de erros nos passes e nas finalizações. O segundo, decisivo, foi a falha de Felipe no gol dos baianos. O camisa 1, que na última quinta-feira externou sua antipatia pelo Bahia, acabou se destacando novamente, mas pelo lado negativo. "Foi falta de atenção minha, por isso pedi desculpas aos meus companheiros."

Empurrado por mais de 36 mil pessoas, o Corinthians decidiu começar o jogo com a marcação adiantada para manter seus 100% de aproveitamento em casa. Herrera e Acosta pressionaram os defensores do Bahia próximos à área tricolor. Com maior posse de bola, a equipe alvinegra até conseguiu ter os primeiros lances ofensivos, mas foi o Bahia que abriu o placar.

PRINCIPAIS LANCES
Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Aniversariante do dia, atacante Herrera não superou a marcação forte do clube baiano
PRIMEIRO TEMPO
5min - Eduardo Ramos aproveita sobra na direita, cruza e Lulinha finaliza prensado pela marcação. Na seqüência do escanteio, Fábio Ferreira completa para o gol, mas o impedimento já estava marcado.
9min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO BAHIA!!! Elias cobra falta da meia direita e a bola vai direto para o gol, entrando no canto direito de Felipe. O goleiro assume a falha e pede desculpas.
27min - André Santos bate escanteio da esquerda, Fábio Ferreira escapa da marcação e cabeceia com força, mas a finalização sai à esquerda de Darci, perto da trave.
32min - Lulinha cobra falta pela direita e William, no segundo pau, cabeceia rente à trave direita de Darci. Outra boa chance é desperdiçada.
37min - Herrera recebe na direita e toca para Elias, que enfia para Lulinha na área. O camisa 19 domina e chuta colocado, mas a bola bate na trave.
46min - Lulinha pega sobra na entrada da área, demora e toca na direita. Acosta se antecipa a Herrera e perde outra boa oportunidade de empatar. A bola raspa na trave.
SEGUNDO TEMPO
7min - Herrera é lançado na direita, dentro da área, e rola para o meio. Elias aparece livre, mas conclui mal, direto para fora.
28min - Após cruzamento da direita, a sobra fica com Fábio Ferreira. O camisa 2 domina sem marcação, mas chuta pela linha de fundo.
44min - Após cruzamento da direita, Careca desvia de cabeça e a bola vai na direção de Acosta. O uruguaio, porém, finaliza fraco e Darci faz a defesa.
47min - Careca recebe bom passe na esquerda, dentro da área, e dispara cruzado. O chute do jovem atacante, porém, vai para fora.
VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
COMENTÁRIO DE JUCA KFOURI
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BAHIA
Elias bateu falta da direita e mandou direto para o gol, contando com falha de Felipe. O goleiro assumiu o erro e acenou para os companheiros pedindo desculpas. A torcida também reagiu e cantou mais alto para incentivar o Corinthians.

A equipe de Mano, porém, errou passes fáceis (Elias e Eduardo Ramos foram os "campeões") e cruzamentos importantes, principalmente com Denis. As bolas paradas, assim, tornaram-se a principal arma dos anfitriões.

William, Fábio Ferreira e Acosta, de cabeça, e André Santos, em cobrança de falta levaram perigo. Lulinha também chegou perto ao carimbar a trave num raro lance de criatividade por parte do Corinthians. O Bahia, por sua vez, preferiu aproveitar a vantagem e explorar os contra-ataques, mas Felipe teve pouco trabalho.

"A marcação deles está muito forte e erramos muitos passes, isso favoreceu o desarme deles. Vamos tentar acertar no segundo tempo para criar mais chances", avaliou o camisa 7 Elias. Para tentar consertar essa falha, Mano antecipou seu plano de usar Douglas nos 30 minutos finais e o colocou no lugar de Lulinha na volta do intervalo.

Aplaudido desde sua entrada em campo, o camisa 10 logo elevou a qualidade da armação alvinegra. A conclusão das jogadas, contudo, continuou deficiente. Os erros nos passes também persistiram. Tanto que Eduardo Ramos, devido a sua péssima atuação, deu lugar a Wellington Saci e saiu vaiado.

Ciente da importância de sua façanha nesta tarde, o Bahia fez de tudo para conservar a vantagem. Na defesa, conseguiu anular grande parte das jogadas ofensivas do Corinthians. Mas o grande artifício dos visitantes foi o famoso "cai-cai". Durante toda a etapa final, os jogadores de Arturzinho caíram em qualquer dividida.

No fim, Mano promoveu a estréia do jovem atacante Careca. Aos 44min, ele conseguiu desviar cruzamento da direita e viu a bola parar nos pés de Acosta, mas o uruguaio teve a finalização defendida por Darci. Aos 47min, Careca teve a última chance. Recebeu pela esquerda e bateu cruzado, perdendo grande oportunidade.

CORINTHIANS
Felipe; Denis, Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho (Careca), Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Lulinha (Douglas); Acosta e Herrera
Técnico: Mano Menezes

BAHIA
Darci; Marcone, Padovani e Rogério; Fábio (Diogo), Luciano Ferreira, Rafael (Douglas), Elias e Adílson; Galvão e Jones (Paulo Roberto)
Técnico: Arturzinho

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Paulo César Pereira de Freitas (MS) e Ezequiel Barbosa Alves (MS)
Público: 33.205 pagantes (36.487 no total)
Renda: R$ 596.774,00
Cartões amarelos: Denis (Corinthians); Marcone, Elias, Luciano Ferreira, Padovani (Bahia)
Gol: Elias, aos 9min do primeiro tempo

*Atualizada às 22h23

Hospedagem: UOL Host