! Em segundo tempo emocionante, Sport e Grêmio empatam no Recife - 16/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/07/2008 - 21h31

Em segundo tempo emocionante, Sport e Grêmio empatam no Recife

Márcio Markman
No Recife
Sport e Grêmio só precisaram do segundo tempo para fazer um dos jogos mais emocionantes e disputados deste Brasileirão, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife. Após uma primeira etapa fria, os dois times criaram muitas chances de gol e o empate em 2 a 2 acabou sendo um resultado justo.

Apesar do resultado, o Sport deu mostras de estar retomando o equilíbrio apresentado durante a vitoriosa campanha da Copa do Brasil deste ano. Afinal de contas, o adversário é uma das melhores equipes do BR-08 até aqui e também teve uma atuação segura. O Rubro-Negro do Recife chega aos 15 pontos e o Tricolor gaúcho vai aos 22. Na próxima rodada, o Sport vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos, no domingo, enquanto o Grêmio faz um duelo direito contra o Cruzeiro, na luta pela vice-liderança, no Olímpico, no sábado.

O Sport deu a entender que usaria o mando de campo e pressionaria o Grêmio até garantir a vitória, mas o ímpeto ofensivo do time pernambucano só durou nos seis primeiros minutos. Ainda assim, apesar de se manter no campo de ataque, o Rubro-Negro do Recife não conseguiu criar nenhuma chance real.

Aos poucos, o jogo se tornou absolutamente equilibrado. Até porque as equipes jogavam de forma idêntica, no 3-5-2, com zagueiros fixos e nenhum líbero, com alas que se mantinham apenas nas laterais do campo e com os jogadores de meio-de-campo sem muita inspiração.

Apenas aos 14 minutos uma das equipes chegou com perigo. André fez jogada individual pela direita, cortou para o meio da área e soltou a bomba de esquerda. Magrão estava no lance, mas a bola subiu muito. O Sport insistia muito nos lançamentos na área, para Leandro Machado, que mais uma vez se mostrava estar em um patamar físico inferior aos demais jogadores. Coincidência ou não, aos 20 minutos o atacante deixou o campo, lesionado, para a entrada de Enilton.

A primeira chance do time da casa veio apenas aos 33 minutos e com uma ajuda do árbitro Paulo César Oliveira. Fumagalli tentou um lance dentro da área, escorregou e mandou para a linha de fundo. Ninguém entendeu quando Oliveira marcou o escanteio. Na cobrança, a bola chegou a área e Gabriel Santos cabeceou com perigo, próximo ao ângulo esquerdo de Victor. Aos 38 minutos, Hélder arriscou de longe, mas Magrão defendeu com tranqüilidade.

O primeiro tempo terminou provavelmente como uma das piores partidas deste BR-08, com um número excessivo de passes errados e com pouquíssimas chances de gol. Além do aspecto técnico, as duas equipes atuaram de forma fria, sem trazer qualquer emoção ao jogo.

A segunda etapa começou de forma bem diferente. Com menos de um minuto, Gabriel Santos se lançou ao ataque e arriscou de longe. Victor não segurou e, no rebote, Dutra, quase sem ângulo, carimbou a trave. Menos de dois minutos depois, André recebeu na direita, dentro da área e tentou rasteiro. Magrão fez boa defesa.

Aos 7 minutos, o Grêmio, enfim, fez uma jogada trabalhada e abriu o marcador. André saiu da área e tocou no meio, para Marcel. O atacante percebeu a chegada de William Magrão e fez o corta-luz. O volante driblou Igor e deslocou Magrão com um chute rasteiro, no canto direito.

O Sport tentou empatar logo em seguida e quase conseguiu, aos 9 minutos. Fumagalli fez jogada individual pela direita e bateu colocado, de pé esquerdo. A bola passou muito próxima ao ângulo de Victor, que já estava batido. Após o lance, Nelsinho Batista desmontou o esquema com três zagueiro se trocou Gabriel Santos pelo meia Luciano Henrique.

Os donos da casa partiram para cima e não demoraram a conseguir a igualdade. Aos 15 minutos, o Sport teve uma falta pela direita e Fumagalli colocou a bola na cabeça de Durval, que fuzilou para as redes, sem chance para Victor.

Mas em um lance despretensioso, o Grêmio novamente ficou à frente no placar, aos 18 minutos. Durval não acreditou que Marcel conseguisse cruzar uma bola, quase na linha de fundo, mas o camisa 9 colocou na área. Rodrigo Mendes, que entrara após o empate do Sport, sem marcação, dividiu com Magrão e levou a melhor.

Aos 21, Magrão operou um milagre ao defendeu uma cabeçada de cima para baixo de Pereira, em cima da linha de gol, após cobrança de escanteio de Tcheco. A resposta do Sport só veio dez minutos depois. Fumagalli bateu falta na área, a defesa do Grêmio tentou fazer a linha burra e a bola sobrou para Joelson. Livre de marcação, o jovem jogador do Sport, que havia entrada em lugar de Enilton, tentou bater de primeira e perdeu uma grande chance. Se tivesse matado a bola, ficaria sem qualquer marcação, de frente para Victor.

Aos 35, Fumagalli cobrou outra falta da direita. A bola cruzou toda a área do Grêmio e, no segundo pau, Durval tentou marcar de voleio, mas a bola saiu pela linha de fundo, próxima à trave de Victor. No minuto seguinte, em nova cobrança de falta de Fumagalli, desta vez pelo centro, outra vez Durval disputa o lance, se enrosca com Pereira, que desvia a bola e engana o goleiro do Grêmio. O árbitro marcou gol para Fumagalli. Era o empate do time da casa em um segundo tempo que em nada pareceu com a primeira etapa.

Nos acréscimos, o Sport ainda teve duas grandes chances de conseguir a virada. Aos 46, Sandro Goiano recebeu um passe de cabeça de Durval e chutou rente ao travessão de Victor. Aos 48, Joelson recebeu lançamento em profundidade, ganhou na velocidade dos zagueiros, driblou o goleiro do Grêmio, mas bateu pra fora.

SPORT
Magrão; Gabriel Santos (Luciano Henrique), Igor e Durval; Diogo, Daniel Paulista, Sandro Goiano, Fumagalli e Dutra; Carlinhos Bala e Leandro Machado (Enilton, depois Joelson).
Técnico: Nelsinho Batista

GRÊMIO
Victor; Léo, Pereira e Rever (Tiego); Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Hélder (Anderson Pinto); André Luis (Rodrigo Mendes) e Marcel.
Técnico: Celso Roth

Data: 16/07/2008 (Quarta-feira)
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Horário: 19h30
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira/SP (Fifa)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos/RN (Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse/SP
Cartão amarelo: Gabriel Santos, Durval, Dutra (Sport), Hélder, Marcel, Victor, Rodrigo Mendes, Tiego (Grêmio)
Gols:William Magrão, aos 7, Durval, aos 15, Rodrigo Mendes, aos 18, Fumagalli, aos 36 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host