! Com facilidade, Botafogo goleia o Ipatinga e respira no BR-08 - 16/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/07/2008 - 21h24

Com facilidade, Botafogo goleia o Ipatinga e respira no BR-08

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
VEJA COMO FOI A GOLEADA
Nada como enfrentar o lanterna do Campeonato Brasileiro para se recuperar na competição. Sem a menor dificuldade, o Botafogo goleou o Ipatinga por 4 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 12ª rodada, e chegou aos 15 pontos, se afastando cada vez mais da zona de rebaixamento. Os gols do time alvinegro foram marcados por Jorge Henrique (2), Zé Carlos e Wellington Paulista.

Já o Ipatinga, com mais um resultado negativo, permaneceu nos sete pontos e continua em situação muito complicada no certame. A derrota pode fazer com que a diretoria mineira demita o técnico Ricardo Drubscky.

Na próxima rodada, o Botafogo pega o São Paulo, neste domingo, às 18h10, no Morumbi. Já o Ipatinga, no sábado, recebe a Portuguesa, às 18h20, no Ipatingão.

Antes da partida, Ney Franco pediu muito respeito com o Ipatinga. Porém, o Botafogo ignorou as ordens do treinador e começou o duelo sufocando o time mineiro.

BOTAFOGO VENCE NO ENGENHÃO
Paulo Sérgio/AE
Wellington Paulista comemora gol na vitória do Botafogo por 4 a 0 no Rio
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio cobra falta para Zé Carlos, que chuta no canto esquerdo de Rodrigo Posso.
18min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Wellington Paulista recebe a bola na frente e chuta sem chances para Rodrigo Posso.
27min - Túlio recebe na frente, faz boa jogada individual, mas chuta para fora. Wellington Paulista, livre, pedia a bola.
43min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! A bola sai da esquerda para a direita e chega até Thiaguinho, que cruza para Jorge Henrique marcar.
SEGUNDO TEMPO
7min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Thiaguinho lança Jorge Henrique, que toca na saída de Rodrigo Posso.
23min - Wellington Paulista recebe pela direita e toca para Túlio. O volante cruza, mas Rodrigo Posso se antecipa a Gil e salva o Ipatinga.
26min - Primeira chance do Ipatinga na partida. Neto Baiano, livre, recebe na entrada da área, mas chuta por cima do travessão de Castillo.
32min - Túlio arrisca de fora da área, Rodrigo Posso solta a bola, mas antes da chegada de Jorge Henrique, o goleiro dá um tapa na bola e evita o quinto do Botafogo.
VEJA MAIS FOTOS DA 12ª RODADA
COMENTÁRIO DO JUCA KFOURI
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO IPATINGA
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
Com isso, não demorou muito para Zé Carlos, aos cinco minutos, num belo chute de fora da área, inaugurar o placar. Aos 18, Wellington Paulista aumentou e praticamente decretou o triunfo alvinegro.

Com a vantagem, o Botafogo relaxou um pouco, mas seguiu dominando totalmente a partida. Ainda antes do intervalo, aos 43, Jorge Henrique anotou o terceiro da equipe. Entregue, o Ipatinga não incomodou o gol de Castillo na primeira etapa.

O Ipatinga voltou para o segundo tempo com duas alterações: Paulinho Dias e Luciano Mandi nos lugares de Sandro e Marinho, respectivamente. O panorama da partida não mudou e o Botafogo, dono da noite, chegou ao seu quarto gol, novamente com Jorge Henrique, aos sete minutos.

Com os três pontos garantidos, Ney Franco resolveu mexer no Botafogo e promoveu a estréia do atacante Gil. Aos 16 minutos, o jogador entrou no lugar do apoiador Lúcio Flávio.

Logo depois, já pensando no importante compromisso diante do São Paulo, o comandante alvinegro sacou os pendurados com dois cartões amarelos Wellington Paulista e André Luís e colocou Leandro Guerreiro e Lucas Silva, respectivamente.

O Botafogo ainda tentou o quinto gol, mas o goleiro Rodrigo Posso apareceu bem e evitou uma goleada maior. O Ipatinga, por sua vez, buscou o tento de honra, mas o placar ficou mesmo nos 4 a 0.

BOTAFOGO
Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, André Luís (Lucas Silva) e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio (Gil) e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Leandro Guerreiro).
Técnico: Ney Franco

IPATINGA
Rodrigo Posso, Leandro Salino, Tiago Vieira, Gian e Léo Oliveira; Augusto Recife, Xaves (Márcio Gabriel), Sandro (Paulinho Dias) e Neto Baiano; Adeilson e Marinho (Luciano Mandi).
Técnico: Ricardo Drubscky

Data: 16/07/2008 (Quarta-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES)
Público: 10.007 (pagantes)
Renda: R$ 88.690,00
Cartões amarelos: Renato Silva, Jorge Henrique e Thiaguinho (Botafogo). Augusto Recife e Leandro Salino (Ipatinga).
Gols: Zé Carlos, aos 5 minutos; Wellington aos 18 minutos; e Jorge Henrique, aos 43 minutos do primeiro tempo. Jorge Henrique, aos 7 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host