! Kléber Pereira garante empate do Santos contra o Botafogo - 13/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/07/2008 - 18h01

Kléber Pereira garante empate do Santos contra o Botafogo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em uma temporada na qual ainda não havia conseguido mostrar valor, o Santos atingiria o fundo do poço no Campeonato Brasileiro neste domingo (13) se não fosse Kléber Pereira. Ele entrou no segundo tempo e garantiu o empate por 2 a 2 com o Botafogo em um jogo que o time não conseguiu se impor no gramado da Vila Belmiro, que em outros tempos ainda servia de alicerce pela pressão que exercia sobre os adversários.

VEJA OS GOLS DA PARTIDA
Ao perder a capacidade de partir para cima desde o começo dentro de seu famigerado "alçapão", o time do litoral paulista, que contou com apoio de sua torcida nesta tarde, precisou de seu centroavante para fazer a diferença, fechando a 11ª rodada na penúltima posição da tabela, com oito pontos.

Esta seria a segunda derrota santista dentro da Vila neste Nacional, e a sexta na competição. Mas a equipe que venceu apenas uma vez até agora e não sabe o que é somar três pontos de uma só vez desde 18 de maio, quando aplicou 4 a 0 no Ipatinga, se recuperou no final.

Alheio às dificuldades santistas, o Botafogo tentou aproveitar o fim do "feitiço" de Urbano Caldeira em sua luta por recuperação. Depois de levar 5 a 2 do Vitória, estreou o treinador Ney Franco e chegou aos 12 pontos para se afastar das últimas posições.

PRINCIPAIS LANCES
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Kléber Pereira saiu do banco de reservas para garantir a igualdade na partida
PRIMEIRO TEMPO
4min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zé Carlos aproveita bola ajeitada por Lúcio Flávio em cobrança de falta e acerta as redes de Fábio Costa, no canto direito do goleiro.
6min - Maikon Leite tem a bola e invade a área pela esquerda, mas Castillo cai nos pés do atacante para tomar a bola.
12min - André Luís perde a dividida na área do Botafogo, Lima aproveita, toca de cobertura e manda a bola rente à trave.
17min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Wellington Paulista acerta belo arremate de perna esquerda após cruzamento de Alessandro para mandar a bola no canto de Fábio Costa.
24min - Wellington Paulista deixa Jorge Henrique cara a cara com Fábio Costa, na entrada da área, mas o meia conclui o lance mandando a bola em cima do goleiro.
SEGUNDO TEMPO
2min - Boa enfiada de bola para Lima, e o goleiro Castillo sai com os pés para desarmar o atacante e impedir o gol santista.
3min O Botafogo responde. Cruzamento rasteiro, Lúcio Flávio faz o corta-luz e Zé Carlos manda para fora a chance de marcar seu segundo gol no jogo.
14min - Castillo sai mal em bola alçada na área, perde dividida com ataque santista e Diguinho afasta o perigo na pequena área.
24min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Molina cruza da esquerda, Kléber Pereira domina a bola no peito e bate de perna esquerda na saída de Castillo!
42min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Kléber Pereira recebe o passe na esquerda, dribla Castillo e empata a partida!
VEJA FOTOS DA 11ª RODADA
KLÉBER PEREIRA: CAMINHO CERTO
MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
MAIS SOBRE O BRASILEIRÃO
Depois deste final de semana, os cariocas voltam a campo na quarta-feira, contra o Ipatinga, em casa. Já os paulistas visitam o Figueirense no mesmo dia pela 12ª rodada.

Nesta tarde, a marca da manutenção da crise santista veio ironicamente por mudanças. Lima foi titular no lugar de Kléber Pereira, sacado segundo Cuca "para se reciclar". E Brum, como primeiro volante, tentou ser um falso terceiro zagueiro e deixou o campo aos 25min de jogo para a entrada de Robson.

O esquema com três atacantes e uma falha linha de três defensores viu o Botafogo bailar em campo. Os visitantes ganharam espaços no mau posicionamento santista e aproveitaram bem as chances que tiveram.

Primeiro com Zé Carlos, depois com Wellington Paulista, que passou pelo Santos ainda durante a sua formação, cujo período foi criticado pela torcida. Ele marcou um golaço ao emendar de primeira, de pé esquerdo, um cruzamento longo da direita. E se recusou a comemorar.

O Santos teve chances de empatar e, até, virar. Mas Lima e seus companheiros ofensivos desperdiçaram chances claras de gol. Foi por isso que Kléber Pereira entrou no segundo tempo.

As alterações de Cuca, que também mandou Molina a campo, deixaram o Alvinegro com mais volume de jogo. Mas como na primeira etapa o time não conseguia se impor ao ponto de marcar gols.

Kléber Pereira até colocou a bola nas redes em seu primeiro lance, logo a 1min. Mas, impedido, viu o gol ser anulado e desanimou. Até que, a dez minutos do fim, o centroavante voltou a marcar e diminuiu a vantagem carioca. Antes do apito final Maikon Leite teve duas chances para empatar: na primeira mandou por cima e na segunda mandou a bola na trave.

Mas Kléber Pereira resolveu as coisas. O centroavante empatou quase no final ao driblar Castillo e fazer a torcida gritar de alívio.

SANTOS
Fábio Costa; Apodí, Fabão, Domingos e Michael; Adriano, Roberto Brum (Robson) e Kleber; Tiago Luís (Kléber Pereira), Lima (Molina) e Maikon Leite
Técnico: Cuca

BOTAFOGO
Castillo; Renato Silva, André Luís e Triguinho; Thiaguinho (Túlio Souza), Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos (Vanderlei); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Alexsandro)
Técnico: Ney Franco

Data: 13/7/2008 (domingo)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Altermir Hausmann (RS)
Cartões amarelos: Roberto Brum, Michael, Maikon, Fábio Costa (S); André Luís, Túlio Souza, Lúcio Flávio (B)
Gols: Zé Carlos (B), aos 4min, e Wellington Paulista (B), aos 17min do primeiro tempo; Kléber Pereira (S), aos 34min e aos 42min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host