! Gol contra dá vitória ao Sport sobre o Cruzeiro na Ilha - 05/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

05/07/2008 - 20h31

Gol contra dá vitória ao Sport sobre o Cruzeiro na Ilha

De Lucas Liausu
Em Recife
O Cruzeiro foi até a Ilha do Retiro, em Recife, atrás de uma vitória, no mínimo um empate, para não deixar o líder Flamengo se distanciar na ponta da tabela. Não deu certo. Precisando da vitória, já que vinha de três derrotas e em queda livre na tabela da Série A, o Sport soube impor a condição de mandante e venceu o jogo pelo placar de 1 a 0.

VEJA O GOL DA PARTIDA
VEJA MAIS FOTOS DO BRASILEIRÃO
Com o resultado deste sábado, o atual campeão da Copa do Brasil foi a 11 pontos, enquanto os mineiros estacionaram nos 17 e na terceira posição. Com a vitória do Flamengo diante do Náutico (3 a 0 no Maracanã), os cariocas abriram cinco pontos de vantagem.

O gol do Sport foi marcado aos 27 min do segundo tempo por Marquinhos Paraná (contra), após falta cobrada pelo estreante Fumagalli. Na próxima rodada, o Sport enfrenta o Vasco no Rio. Já o Cruzeiro faz o duelo local diante do Ipatinga.

Jogo
A partida já começou bastante movimentada e logo com dois minutos de bola rolando veio o primeiro susto para a torcida rubro-negra. Após falta de Francisco Alex em Marquinhos Paraná, o meia Wagner bateu com muita categoria, mas Magrão estava bem postado e fez a defesa.

No lance seguinte, veio a resposta rubro-negra. O meia Luciano Henrique desceu bem pelo lado esquerdo e cruzou para dentro da área mineira, mas nenhum atacante apareceu para empurrar a bola para o fundo das redes do goleiro Fábio.

O Cruzeiro, até então melhor na partida, descia para o ataque com muita velocidade e estava muito bem postado na defesa, o que impossibilitava qualquer uma chegada mais forte do Sport. As jogadas rubro-negras eram quase sempre pelos flancos do campo, como aconteceu aos 8 minutos.

O volante Sandro Goiano cruzou, mas Thiago Martinelli apareceu e cortou para escanteio. Luisinho Netto cobrou na cabeça de Fumagalli, mas o meia acabou mandando pela linha de fundo. Uma velha arma rubro-negra na temporada passada voltou a acontecer na Ilha, mas desta vez pelo lado do adversário. O veloz Weldon, que defendeu o Sport no BR-07, deu uma bela arrancada pelo lado direito, mas acabou chutando para fora.

Marcos Michel/JC/AE
Com a derrota fora de casa, o Cruzeiro pode cair na tabela do Campeonato Brasileiro
FLAMENGO VENCE NÁUTICO
ATLÉTICO-PR BATE SANTOS
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Os chutes de fora da área também foram bastante utilizados pelo time mineiro durante toda a primeira etapa. Wagner tentou aos 12 e Magrão mais uma vez fez uma bela defesa.

Aos 15, o rubro-negro pernambucano conseguiu balançar as redes de Fábio, mas o árbitro Giulliano Bozzano acabou invalidando o gol. Fumagalli, como nos velhos tempos, cobrou falta com perfeição fazendo explodir a torcida que compareceu ao estádio, mas o juiz da partida alegou que a falta deveria ser cobrada em dois lances e fez com que o placar rubro-negro voltasse ao zero.

Depois do gol anulado, o jogo ficou um pouco sonolento e somente aos 24 minutos houve um lance de perigo. O jovem atacante Guilherme, do Cruzeiro, chutou forte, de fora da área, obrigando Magrão a realizar mais uma excelente defesa.

O Sport teve sua melhor oportunidade aos 31 minutos, com o meia Luciano Henrique, que entrou sozinho na área cruzeirense. Ele chutou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Enílton e Bala estavam livres dentro da área pedindo a bola.

No minuto seguinte, o Cruzeiro teve um lance parecido, com o lateral Marquinhos Paraná. No chute, a bola acabou desviando no meia do Sport Francisco Alex, que jogava improvisado na lateral-esquerda.

Aos 34, outro chute de fora da área. Charles arriscou e Magrão, o destaque rubro-negro no primeiro tempo, fez uma bela defesa. Em outro chute de longe, dessa vez com Wagner, o Cruzeiro chegou muito perto do gol. O meia canhoto driblou dois marcadores e mandou uma bomba no travessão do camisa 1 do time da casa.

Na segunda etapa, Nelsinho resolveu mudar a equipe e tirou o atacante Enílton para colocar o volante Fábio Gomes, que entrou com a função de ajudar Francisco Alex pelo lado esquerdo do Campo. Luciano Henrique e Carlinhos Bala passaram a formar a nova dupla de ataque.

A primeira chance de gol da segunda etapa só veio aos sete minutos. Fumagalli cruzou, a zaga cruzeirense cortou e Luisinho Netto bateu de primeira por cima do gol de Fábio. Aos nove, nova chance rubro-negra. Sandro Goiano cruzou para Luciano Henrique, que escorou para Carlinhos Bala, mas o atacante não conseguiu chegar antes do goleiro Fábio.

Aos 13, o meia-atacante Luciano Henrique foi protagonista de mais um lance perigoso para o Sport. Ele novamente recebeu sozinho dentro da área e mandou uma bomba de perna esquerda. O goleiro Fábio fez uma defesa meio que na sorte e acabou evitando o que seria o primeiro gol da partida.

Luciano Henrique parecia não estar em noite inspirada. Aos 15, ele recebeu um belo cruzamento de Luisinho Netto e acabou cabeceando para fora, irritando a torcida rubro-negra. O Cruzeiro não conseguia impor o mesmo ritmo ofensivo do primeiro tempo, mas continuava muito bem postado na defesa.

Somente aos 24, o time mineiro conseguiu chegar com perigo ao gol de Magrão. Fabinho, que havia entrado no lugar de Weldon, arriscou de fora da área, mas o arqueiro rubro-negro fez mais uma boa defesa.

Aos 27 minutos, o Sport enfim conseguiu tirar o zero do placar. O estreante Fumagalli cobrou uma falta cruzada pela esquerda, a bola desviou no zagueiro do Cruzeiro, Marquinhos Paraná, e foi morrer no fundo das redes.

Após o gol sofrido, a equipe cruzeirense adiantou a marcação e passou a jogar dentro do campo de defesa do Sport, que por sua vez, passou a explorar os contra-ataques. Aos 33, um susto no Sport. Marquinhos Paraná cruzou e por sorte nenhum cruzeirense apareceu para concluir a jogada em gol.

SPORT
Magrão, Luisinho Netto, Igor, Durval e Francisco Alex; Daniel, Sandro Goiano, Fumagalli e Luciano Henrique (Kássio); Carlinhos Bala (Leandro Machado) e Enílton (Fábio Gomes). Técnico: Nelsinho Batista

CRUZEIRO
Fabio, Marquinhos Paraná, Espinoza, Thiago Heleno e Jadilson (Jonathan); Charles, Ramires, Fabrício, Wagner; Guilherme (Camilo) e Weldon (Fabinho). Técnico: Adílson Baptista

Data: 05/07/2008 (sábado)
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Horário: 18h20
Árbitro: Giuliano Bozzano (DF)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ)
Cartões Amarelos: Luisinho Netto e Francisco Alex (Sport) e Weldon e Jonathan (Cruzeiro).
Gol: Marquinhos Paraná (contra), aos 27 minutos do Segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host