! Rússia elimina a sensação da Euro, Holanda, na prorrogação - 21/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/06/2008 - 18h12

Rússia elimina a sensação da Euro, Holanda, na prorrogação

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O time que apresentou o futebol mais bonito na Eurocopa 2008 foi eliminado da competição neste sábado. A Holanda caiu diante da Rússia por 2 a 0 na prorrogação, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, e deu adeus às chances de título. Já os russos se classificaram para as semifinais.

AP
Goleiro holandês Van der Sar falha e Torbinski marca o segundo gol dos russos
VEJA FOTOS DO JOGO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EUROCOPA
Os russos esperam agora o vencedor de Itália e Espanha, que se enfrentam neste domingo. A outra semifinal já está definida e será disputada entre Turquia e Alemanha.

A Holanda entrou em campo de luto, por causa da morte da filha nascida prematuramente do defensor Boulahrouz, na última sexta-feira. O jogador participou do jogo até o início do segundo tempo, quando foi substituído.

Os holandeses estavam com 100% de aproveitamento na primeira fase, ostentando boas vitórias sobre Itália (3 a 0), França (4 a 1) e Romênia (2 a 0). O técnico Marco van Basten, que participou como jogador da única conquista holandesa da Eurocopa, em 1988, se despediu do comando da seleção.

Já a Rússia, como país independente, chegava pela primeira vez na segunda fase da competição, apesar de ter perdido a final para própria a Holanda, em 88, quando ainda fazia parte da União Soviética.

No comando da equipe, um técnico holandês, Guus Hiddink, apostava organização do time e no principal jogador russo, o meia-atacante Andrei Arshavin, do Zenit, campeão da Copa da Uefa.

O jogo

A Holanda não começou imprimindo o ritmo que conseguiu nos jogos iniciais. Até os 25 minutos, o único lance perigo real havia sido da Rússia, em cabeçada de Pavlyuchenko, aos sete.

A primeira boa chegada holandesa foi em chute cruzado de de Jong, que passou perto da trave. Aos 29, foi a vez de Nisterlooy quase desviar um cruzamento para as redes.

Aos 31, o goleiro Van der Sar fez duas defesas difíceis salvando a Holanda de sair atrás no marcador. Ainda antes do primeiro tempo terminar, foi a vez do goleiro russo Akinfeev praticar duas defesas, em chutes de Nisterlooy e Van der Vaart.

Na etapa final, a Holanda tentou imprimir uma pressão maior. Porém, a Rússia abriu o placar aos 12 minutos. Semak desceu em velocidade pela esquerda, recebeu e cruzou de primeira. Pavlyuchenko se antecipou à zaga e desviou, também com um único toque na bola, para as redes.

A Holanda passou a dominar a posse de bola e tentar entrar na retranca russa. A Rússia, porém, também saia para o jogo. Aos 40, em falta cobrada para dentro da área, Nisterlooy cabeceou na segunda trave e empatou.

Na prorrogação, os dois times revezaram seguidos ataques. No melhor deles, Pavlyuchenko cortou o zagueiro e bateu de fora da área no travessão holandês, aos seis.

A segunda etapa começou com maior pressão russa. Aos oito, em cruzamento, a bola passou por toda a meta holandesa e encontrou o russo Torbinsk, que mandou para as redes.

A Rússia ainda marcou o terceiro, aos 10, com Arshavin, que aproveitou jogada feita a partir da cobrança de um lateral e bateu cruzado. A bola passou por debaixo das pernas de Van der Sar.

Após o jogo, Van Basten admitiu a superioridade russa. "É uma pena que tivemos problemas no aspecto físico. Os russos jogaram melhor e mereceram a vitória", declarou.

Já o goleiro Van der Sar lamentou a eliminação, após a boa primeira fase realizada pelos holandeses. "É uma pena deixar o torneio desta maneira depois de ter começado de forma magistral. Agora, temos de olhar em frente", disse.

HOLANDA (0) 1 X 1 (2) RÚSSIA

Holanda
Van der Sar; Boulahrouz (Heitinga), Ooijer, Mathijsen e van Bronckhorst; de Jong, Engelaar (Afellay), Kuyt (Persie), Van der Vaart e Sneijder; Van Nistelrooy
Técnico: Marco van Basten

Rússia
Akinfeev; Anyukov, Ignashevich, Kolodin e Zhirkov; Semak, Zirianov, Semchov (Bilyaletdinov) e Saenko (Torbinsk); Arshavin e Pavlyuchenko (Sychev)
Técnico: Guus Hiddink

Local: Estádio Jakob Park, na Suíça
Árbitro: Michel Lubos (ESL)
Auxiliares: Roman Slyko e Martin Balko (ESL)
Cartões Amarelos: Boulahrouz, Van der Vaart e Persie (H); Kolodin, Torbinsk e Zhirkov (R)
Gols: Pavlyuchenko (R), aos 12, Nisterlooy (H), aos 40 minutos do segundo tempo; Torbinsk (R), aos oito, e Arshavin (R), aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação

* Atualizada às 19h23

Hospedagem: UOL Host