! Rússia vence a Suécia e enfrenta Holanda nas quartas da Euro - 18/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

18/06/2008 - 17h37

Rússia vence a Suécia e enfrenta Holanda nas quartas da Euro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na única partida da primeira fase que ainda valia uma vaga às quartas-de-final, já que a Espanha já estava garantida na próxima etapa, a Rússia apostou em um esquema ofensivo e conseguiu vencer a Suécia por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Innsbruck (Áustria). Com esse resultado, os russos ficaram em segundo lugar no grupo D e seguem vivos em busca do segundo título na Eurocopa.

CLASSIFICAÇÃO DA RÚSSIA
AFP
Atacante Pavlyuchenko marcou o primeiro na vitória contra a Suécia
AFP
Sistema defensivo da Rússia anulou destaques da Suécia, como Larsson
AFP
Arshavin comemora o segundo gol russo, que garantiu vaga às quartas
PÁGINA ESPECIAL DA EURO-08
TABELA DAS QUARTAS-DE-FINAL
Porém, para repetir a façanha de 1960, quando a então União Soviética venceu o torneio disputado na França, os russos terão que desbancar a Holanda, equipe que conquistou três vitórias na primeira fase desta edição da Euro. A partida entre as duas seleções acontece no próximo sábado, às 15h45 (horário de Brasília), na Basiléia.

Mesmo com o favoritismo dos holandeses, a Rússia chega às quartas-de-final com o moral elevado, graças a uma atuação convincente contra os suecos, que precisavam apenas de um empate para ficar com a vaga.

Apesar de ter o domínio do jogo e uma marcação eficiente sobre os principais jogadores da Suécia, como Ibrahimovic e Larsson, a Rússia teve sete finalizações nos primeiros 20 minutos. Porém, a falta de pontaria dos russos era a principal barreira para um gol.

Quando acertou um chute, a Rússia conseguiu marcar um belo gol. Aos 23 min, após jogada trabalhada pela direita, a bola sobrou para Anyukov que, da ponta da área, rolou para a marca do pênalti. O atacante Pavlyuchenko apareceu com liberdade para chutar rasteiro, no canto direito de Isaksson.

A resposta da Suécia foi imediata. Após um cruzamento da esquerda, Larsson cabeceou de costas e acertou o travessão de Akinfeev, no que parecia um esboço de reação por parte dos suecos.

A tentativa de se impor em campo, porém, não foi suficiente para assustar os russos. Ainda no primeiro tempo, Pavlyuchenko voltou a levar perigo à meta de Isaksson, quando acabou acertando o travessão em um chute da entrada da área.

Atrás no placar, a Suécia voltou para o segundo tempo disposta a conseguir, pelo menos, o empate que garantiria a sua vaga à fase seguinte da Eurocopa. Porém, logo aos 5 min, a Rússia aproveitou-se de uma saída errada de bola do adversário e, em mais uma bela jogada construída pelo meio, ampliou o placar, com o camisa 10 Arshavin.

A partir desse momento, a Suécia se lançou ao ataque, chegando a ficar até com quatro jogadores em seu setor ofensivo. À Rússia restou esperar um contra-ataque para tentar garantir a sua vitória. Assim, os russos passaram a desperdiçar diversas chances, sendo a melhor delas com Zyryanov, que novamente acertou a trave.

Espanha mantém 100% de aproveitamento

No outro jogo desta quarta-feira, a Espanha, que já havia garantido o primeiro lugar do grupo D na última rodada, entrou em campo contra a Grécia apenas com o meia Iniesta da sua equipe titular. E, com os reservas, os espanhóis saíram perdendo, mas conseguiram vencer os atuais campeões da Eurocopa por 2 a 1.

Apesar de a Espanha dominar o primeiro tempo, a Grécia abriu o placar na única oportunidade concreta que teve. Aos 41 min, após cobrança de falta pela esquerda, Charisteas apareceu livre na área espanhola e cabeceou, sem chances para o goleiro Reina.

No segundo tempo, os espanhóis chegaram ao empate com De la Red. Após chute para a área da Grécia, Güiza ajeitou de cabeça e o camisa 22 da Espanha chutou forte, sem chances de defesa para Nikopolidis.

Aos 43 min, Sérgio Garcia cruzou da direita e Güiza cabeceou para decretar a vitória da Espanha.

Depois do "treino de luxo" contra a Grécia, a Espanha foca suas atenções para o jogo contra a Itália, pelas quartas-de-final. A partida acontecerá em Viena, às 15h45 (horário de Brasília).

Hospedagem: UOL Host