! Argentina empata, e Brasil pode ser vice-líder com duelo em MG - 15/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/06/2008 - 20h15

Argentina empata, e Brasil pode ser vice-líder com duelo em MG

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Argentina empatou por 1 a 1 com o Equador neste domingo (15), em Buenos Aires, chegou aos 10 pontos e abriu dois para o Brasil, rival de quarta-feira no Mineirão pela sexta rodada da eliminatória sul-americana da Copa-2010.

Reuters
Urrutia abre o placar para o Equador, mas...
Reuters
Palacio marca gol de empate da Argentina
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
BRASIL CAI ANTE PARAGUAI
PÁGINA DAS ELIMINATÓRIAS
O time da casa conseguiu arrancar a igualdade aos 48min do segundo tempo, com Palacio, do Boca Juniors, que acabara de entrar em campo, evitando assim a sua primeira derrota diante da torcida em 15 anos em partidas por eliminatórias.

Com o resultado no Monumental de Nuñez, os argentinos chegaram ao primeiro empate em cinco partidas e agora somam 10 pontos, contra 13 do líder Paraguai, nove da terceira colocada Colômbia e oito do quarto, o Brasil.

Com quatro pontos, o Equador luta contra as últimas posições da tabela e, no seu próximo confronto, também quarta, recebe a Colômbia no estádio Atahualpa, em Quito.

A derrota brasileira por 2 a 0 para o Paraguai nesta tarde, em Assunção, deixou o time de Dunga em uma posição desconfortável. Mas, apesar de amargar a quarta colocação, a equipe tem condições de fechar a próxima rodada na vice-liderança.

Antes do duelo no campo do River Plate, a Argentina havia perdido por 2 a 1 para a Colômbia, fora de casa, e o Equador goleou o Peru por 5 a 1 diante de seu torcedor.

O jogo

Em uma partida amplamente dominada pelos argentinos, o torcedor de Buenos Aires viu uma seleção que entrou em campo montada no 3-5-2, com o meia Maxi Rodríguez atuando na ala-esquerda, bem adiantado.

Riquelme foi o responsável pela criação, no meio-de-campo, enquanto o veterano Verón, ao lado de Mascherano, fez o combate frontal ao ataque equatoriano. Messi e Agüero buscavam os ataques, isolados na frente.

A primeira chance de gol do jogo surgiu aos 10min, em cobrança de falta do camisa 10 do Boca Juniors. Riquelme bateu com perigo, de curva, e exigiu defesa difícil do goleiro Cevallos.

Agüero, sumido em campo, teve dificuldades quando recebeu a bola e, como Messi, apenas assistiu à luta truncada pela bola e as constantes faltas de ambos os lados nos primeiros 45 minutos.

O Equador apareceu com mais eficiência ofensiva na etapa complementar, e aos 10min conseguiu chegar à área e ter a seu favor um pênalti não marcado por René Ortubé. Guerrón avançou a área em velocidade, foi empurrado por Heinze e caiu esperando o apito que não surgiu.

Aos 24min, porém, o time não teve problemas para abrir o placar na capital argentina. Em uma boa troca de passes na entrada da área, Carlos Tenorio, na meia-lua, ajeitou a bola para trás e o volante Urrutia, de primeira, chutou forte para vencer Abbondanzieri.

A Argentina tentou responder logo em seguida. Javier Zanetti avançou pela direita, cruzou com perfeição e Julio Cruz, na marca do pênalti, cabeceou a bola para fora.

Após o susto, os equatorianos conseguiram segurar a aceleração do adversário passando a marcar atrás da linha do meio-de-campo. A equipe de Sixto Vizuete só saiu em contra-ataque, e soube isolar bem Messi, Agüero e Riquelme, apagados em campo.

Mas, aos 48min, Palacio, que entrara um pouco antes, aproveitou vacilo da zaga em bola desviada por Agüero e, já na área, empatou o jogo.

ARGENTINA
Abbondanzieri; Burdisso, Demichelis e Heinze; Javier Zanetti, Verón (Palacio), Mascherano (Julio Cruz), Maxi Rodríguez (Gago) e Riquelme; Messi e Agüero
Técnico: Alfio Basile

EQUADOR
Cevallos; De Jesus, Iván Hurtado, Espinoza e Isaac Mina; Castillo, Valencia, Urrutia, Walter Ayoví (Bolaños) e Guerrón (De la Cruz); Carlos Tenorio (Benitez)
Técnico: Sixto Vizuete

Data: 15/6/2008 (domingo)
Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)
Árbitro: René Ortubé (BOL)
Auxiliares: Juan Carlos Arroyo (BOL) e Jorge Calderón (BOL)
Cartões amarelos: Demichelis (A); Carlos Tenorio, Mina, Cevallos (E)
Gols: Urrutia (E), aos 24min, Palácio (A), aos 48min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host