! Brasil cai contra o Paraguai pelo chão e vê pressão nas eliminatórias - 15/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/06/2008 - 17h51

Brasil cai contra o Paraguai pelo chão e vê pressão nas eliminatórias

Bruno Freitas
Em Assunção (Paraguai)
O Brasil dedicou boa parte de sua semana para se preparar contra as jogadas de bola aérea do Paraguai, uma das chaves do sucesso da equipe nas eliminatórias. Mas, ironicamente, foi pelo chão que os líderes do torneio qualificatório da América do Sul para a Copa de 2010 conseguiram a vitória por 2 a 0 neste domingo, em confronto válido pela quinta rodada, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
EFE
Brasil caiu diante do Paraguai, em Assunção, pelas eliminatórias
PRIMEIRO TEMPO
22min - Depois da cobrança de escanteio, Haedo Valdez tenta o primeiro cabeceio, a bola sobra e Santana acaba cometendo falta. O Brasil se safa.
23min - Na trave!!! Cabanãs recebe na entrada da área e chuta cruzado. A bola caprichosamente pega no pé da trave de Júlio César. Quase o primeiro gol!
25min -GOOOOOOOOOOOOOL DO PARAGUAI!!! Escanteio cobrado pela esquerda. A bola passa por todos da defesa brasileira e Santa Cruz só empurra para as redes.
SEGUNDO TEMPO
3min -GOOOOOOOOOOOOOL DO PARAGUAI!!! Contra-ataque rápido. Santa Cruz avança, entra pela área e chuta para o gol. Júlio César defende, mas a bola sobra para Cabañas toca para o gol.
11min - Na trave!!! Incrível! Não sai o terceiro gol do Paraguai! A defesa brasileira bate cabeça, Cabañas aproveita, ganha de Júlio César e chuta no travessão. Na sobra, Santa Cruz toca para o gol e Gilberto salva em cima da linha.
13min - Barreto cobra a falta direta para o gol e a bola passa à direita de Júlio César, com grande perigo.
29min -Anderson solta o tiro de longe e o goleiro Villar faz bela defesa no canto direito.
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
JOGADORES DESTACAM DESATENÇÃO
DUNGA QUER ESFRIAR A CABEÇA
BRASIL QUER REDENÇÃO EM CLÁSSICO
SELEÇÃO DEFENDE 3 VOLANTES
ROBINHO RECLAMA DE ISOLAMENTO
CABAÑAS: CARRASCO DO BRASIL
O QUE FALTOU PARA O BRASIL?
SELEÇÃO VENCERÁ A ARGENTINA?
KFOURI: "PARAGUAI, FÁCIL, FÁCIL"
NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
PÁGINA DAS ELIMINATÓRIAS
Roque Santa Cruz, em um escanteio cobrado rente ao chão, aproveitou instante de desconcentração da defesa brasileira e, totalmente livre, anotou o primeiro gol da partida, na etapa inicial. No segundo tempo, em jogada rápida de contra-ataque, Cabañas confirmou a reputação de carrasco brasileiro no ano e definiu o triunfo do time da casa. Os paraguaios jogaram quase todo o 2º tempo com dez jogadores, por causa da expulsão de Verón.

Sem somar no jogo em Assunção, o Brasil permanece estagnado com oito pontos, agora cinco a menos em relação aos paraguaios, líderes das eliminatórias (13 pontos em 15 disputados). Argentina e Colômbia também estão à frente da seleção.

Com o resultado em Assunção, a seleção perde pela primeira vez na atual edição das eliminatórias e ainda soma dois insucessos em série, fato inédito na gestão de Dunga à frente do time - a equipe nacional vinha de revés para a Venezuela em amistoso na última semana.

Por fim, o Brasil também segue com o jejum sem vitórias como visitante nas eliminatórias. Agora, são sete jogos sem triunfos, em série que começou em 2004, ainda no torneio qualificatório para o Mundial de 2006, com o time de Carlos Alberto Parreira.

A seleção volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, quando recebe a Argentina em Belo Horizonte, em aguardado confronto das eliminatórias. No Mineirão, diante dos tradicionais arqui-rivais, o time de Dunga jogará com obrigação de vitória para se manter na zona de classificação para o Mundial da África do Sul, no grupo dos quatro primeiros.

Contra os argentinos, a seleção de Dunga terá também o desafio de elevar o nível técnico, que mais uma vez deixou a desejar neste domingo, principalmente na criação de meio-campo, sem inspiração para vencer a marcação adversária em Assunção.

No jogo deste domingo, como inicialmente esperado, a defesa brasileira foi muito exigida em incursões pelo alto do Paraguai. No entanto, a zaga nacional foi perfeita por cima, principalmente com a dupla de zaga Juan e Lúcio, com praticamente 100% de aproveitamento de cabeça. Mas, talvez por ironia no destino, foi por baixo que os paraguaios levaram mais perigo e conseguiram fazer estragos.

O jogo deste domingo no Defensores del Chaco começou morno, com ações de bola concentradas no meio-campo e alto índice de erros de passe. As oportunidades de gol demoraram para aparecer e entreter a torcida local.

Aos 23min, o Paraguai levou perigo ao gol de Júlio César pela primeira vez, quando Cabañas recebeu entre a defesa brasileira e bateu cruzado. A bola do algoz de Flamengo e Santos na Libertadores passou pelo goleiro brasileiro, mas acabou acertando o pé da trave direita.

Dois minutos mais tarde, a seleção da casa abriu o placar em um lance de bola parada, fundamento exaustivamente trabalhado por Dunga ao longo da semana. Após cobrança de escanteio baixa de Barreto, Santa Cruz, totalmente livre na pequena área, empurrou para as redes.

O Brasil conseguiu sua primeira boa chance somente aos 32 min, quando Luís Fabiano foi lançado na área e dividiu com o goleiro Villar. No rebote, Robinho chutou em cima da defesa paraguaia, que fechou o gol com dois jogadores. Cinco minutos mais tarde, Lúcio bateu falta por cima do travessão, sem direção.

Logo no início do segundo tempo, o Paraguai perdeu Verón, que recebeu o segundo amarelo após entrada por trás em Robinho. Mas, de cara, o Brasil não conseguiu tirar vantagem da vantagem numérica. Quase que imediatamente, aos 3min, os locais chegaram ao segundo gol. Santa Cruz escapou pela esquerda em contra-ataque e bateu cruzado, para defesa parcial de Júlio César. No rebote, Cabañas confirmou a fama de carrasco brasileiro e empurrou para o gol.

Mesmo com um homem a menos, o Paraguai seguiu levando mais perigo no ataque. Cabañas voltou a assustar com uma bola no travessão de Júlio César aos 11min. O Brasil arriscou tudo ao trocar Mineiro por Adriano. Anderson e Júlio Baptista também entraram com missão de melhorar o desempenho ofensivo do time, mas com pouco resultado.

PARAGUAI
Justo Villar; Darío Verón, Julio César Cáceres, Paulo da Silva, Denis Caniza; Edgar Barreto, Enrique Vera, Jhonatan Santana; Nelson Haedo Valdez (Victor Cáceres), Roque Santa Cruz (Cardozo) e Salvador Cabanas (Torrez) Técnico: Gerardo Martino

BRASIL
Júlio César; Maicon, Juan, Lúcio, Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro (Adriano), Josué (Anderson), Diego (Júlio Baptista); Robinho e Luís Fabiano Técnico: Dunga

Data: 15/06/2008 (domingo)
Local: estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões amarelos: Verón, Cáceres (PAR); Juan (BRA)
Cartão vermelho: Verón (PAR)
Gols: Roque Santa Cruz, aos 25min do primeiro tempo; Cabañas, aos 3min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host