! Figueirense derrota equipe mista do Sport e se recupera no BR-08 - 14/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

14/06/2008 - 18h07

Figueirense derrota equipe mista do Sport e se recupera no BR-08

De Márcio Markman
Em Recife
O Figueirense aproveitou o fato de o Sport ter poupado alguns jogadores que disputaram a final da Copa do Brasil, na quarta-passada, e conseguiu a recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A. A vitória por 3 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis/SC, foi a primeira do clube catarinense sobre o Rubro-Negro do Recife pela competição.

Com a vitória, o time da casa subiu para os oito pontos, mesma pontuação do campeão da Copa do Brasil, que leva vantagem no saldo de gols. As duas equipes podem perder algumas posições até o complemento da rodada, mas permanecerão no meio da tabela.

Aos 7 minutos, a primeira jogada bem trabalhada do time da casa. Leandro deu um belo drible em cima de Luisinho Netto, foi à linha de fundo e cruzou no primeiro pau. Ramos subiu livre e cabeceou com perigo, mas a bola subiu demais.

Aos 14 foi a vez do Sport criar sua primeira boa chance. Juninho recebeu lançamento livre em um contra-ataque, pela esquerda, esperou que alguém chegasse e tocou para Roger, no segundo pau. O atacante matou bem e, ao chutar, acabou travado pela defesa.

Aos 20, Leandro fez fila em cima da marcação do Sport, driblou três adversários, e, quase sem ângulo, tentou surpreender Magrão, que pegou bem. O troco rubro-negro veio no minuto seguinte, com um chute de longe de Luciano Henrique, que desviou na defesa. Na cobrança de escanteio, Durval tentou de voleio e levou perigo.

O Sport já mostrava mais volume de jogo e passou a pressionar o Figueirense, que errava muito, principalmente na saída de bola. Assim, as chances do visitante iam se multiplicando. Luciano Henrique quase fez de cabeça, aos 25, e Fábio Gomes quase vence Wilson em um chute de fora da área. Aos 32, Juninho pegou uma sobra de um escanteio e chutou rasteiro, também com certo perigo. Wilson fez boa defesa.

Inexplicavelmente, o Sport caiu de ritmo e também passou a errar muitos passes. O Figueirense, então, partiu para a recuperação na parte final do primeiro tempo. O time da casa tentou o gol aos 35 minutos, em uma cobrança de falta de Leandro, que furou a barreira. Magrão novamente pegou com segurança. Aos 39, Tadeu recebeu livre na área e chutou cruzado. Magrão fez uma defesa difícil.

Aos 42, não teve jeito. Magrão até tentou evitar o gol do Figueirense, após fazer milagre em um chute à queima roupa de Cleiton Xavier. Mas, na sobra, a bola sobrou para o zagueiro César, que, ao tentar dominar o lance, pisou na bola. Tadeu, de frente para o gol, agradeceu e chutou sem chances para o camisa 1 do time pernambucano.

O Sport voltou para o segundo tempo com a mesma postura nos minutos em que dominou o jogo na etapa inicial. Aos 6 minutos, teve uma grande chance, com Roger, que limpou bem o adversário dentro da área, mas chutou muito alto. Quando parecia que ia buscar o empate, sofreu o segundo gol. Aos 9 minutos, em um contra-ataque fulminante do time da casa, Wellington Amorim recebeu e deixou Ramon livre para marcar.

No entanto, graças a um pênalti marcado de forma duvidosa por Paulo César Oliveira, o Sport voltou ao jogo já aos 13 minutos. Dutra tentou o cruzamento na área e a bola bateu na mão do lateral Anderson Luiz, que estava no chão. Luciano Henrique precisou de duas cobranças, com paradinha, para diminuir.

Aos 17, Wilson salvou o Figueirense de sofrer o gol de empate. Luizinho Netto bateu falta para a área, Luciano Henrique disputou no alto e a bola sobrou limpa para Enílton. O atacante soltou a bomba, mas o goleiro do Figueirense abafou bem.

O jogo esquentou de vez após os gols. As duas equipes passaram a jogar com mais velocidade. Até que em um lance desnecessário de Everton, que deu um carrinho lateral em Cleiton Xavier, o time da casa ficou com um homem a mais em campo. Mesmo com um a menos, o Sport também se lançava ao ataque e Leandro Machado, aos 27, teve uma boa chance, mas demorou demais para concluir. O Figueirense ficava mais com a bola, Cleiton Xavier conduzia bem o time ao ataque, mas faltava o último passe para que as chances reais fossem criadas.

Até que, aos 42 minutos, o time da casa finalmente encaixou uma boa jogada de ataque e definiu o jogo. Bola pela direita, Anderson tocou bem para a área e Cleiton Xavier matou bem e chutou no canto de Magrão.

Na próxima rodada, o Figueirense tenta confirmar a recuperação no campeonato fora de casa, contra o Cruzeiro, às 18h20. No mesmo horário, o Sport também tem uma parada difícil, diante do São Paulo, no Morumbi.

Figueirense
Wilson; Anderson Luiz, Vinícius, Asprilla e Leandro Soares; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Ramon (Marquinho); Wellington Amorim e Tadeu. Técnico: Guilherme Macuglia.

Sport
Magrão; Luisinho Netto, César (Igor), Durval e Dutra; Bia, Everton, Juninho (Enílton) e Fábio Gomes; Luciano Henrique e Roger (Leandro Machado). Técnico: Nelsinho Baptista.

Data: 14/06/2008 (sábado)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis/SC
Horário: 16h10
Árbitro: Paulo César Oliveira/SP - Fifa
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior/SP e Márcio Luiz Augusto/SP
Cartão amarelo: Diogo, Cleiton Xavier, Wellington Amorim, Magal (Figueirense), Everton, Igor, Durval, Bia, Luisinho Netto (Sport)
Cartão vermelho: Everton (Sport)
Gol: Tadeu, aos 42 minutos do primeiro tempo. Ramon, aos 9, Luciano Henrique, aos 13, e Cleiton Xavier, aos 42 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host