! Holanda goleia a França e é a 1ª classificada do "Grupo da Morte" - 13/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/06/2008 - 17h36

Holanda goleia a França e é a 1ª classificada do "Grupo da Morte"

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O "Grupo da Morte" da Eurocopa-08 conheceu seu primeiro classificado às quartas-de-final. Trata-se da Holanda, que repetiu a mesma eficiência apresentada na estréia para golear a França por 4 a 1, nesta sexta-feira, em Berna (SUI), no encerramento da segunda rodada do Grupo C. Assim, manteve 100% de aproveitamento e, de quebra, deixou os atuais finalistas do Mundial em situação complicada no torneio continental.

AP
Sneijder, Robben e Kuyt vibram depois da segunda vitória holandesa na Eurocopa-08
VAN BASTEN ANIMADO COM TRIUNFOS
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO C DA EURO
FOTOS DAS PARTIDAS DESTA SEXTA
Com o triunfo, o segundo seguido --antes, Itália--, a equipe treinada por Marco Van Basten subiu para seis pontos e confirmou presença na próxima etapa da Euro. Por incrível que pareça, a Romênia, que tem dois pontos e ocupa a segunda posição, pode ficar com a outra vaga. Para isso, basta uma simples vitória diante dos próprios holandeses, na próxima terça-feira.

Muito mais do que uma vitória, a Holanda comprova o bom futebol demonstrado diante dos italianos. Na ocasião, foi convincente em toda a partida. Hoje, não foi diferente. Colocou em campo a mesma equipe titular do confronto anterior. Esse entrosamento surtiu efeito. Fez um gol logo no começo do jogo (Kuyt, aos 9min) e mostrou muita tranqüilidade nos momentos de pressão dos franceses.

A França, por outro lado, depende de uma espécie de "milagre" para se classificar. Soma apenas um ponto. Assim, precisa vencer seu confronto contra a seleção italiana, que também corre o risco de ser eliminada, numa reedição da decisão do último Mundial, e torcer por um tropeço dos romenos.

O jogo

A expectativa de uma partida equilibrada não se comprovou no primeiro tempo. A Holanda começou melhor e abriu o placar logo aos 9min. Após escanteio, Kuyt se antecipou á zaga francesa e fez o primeiro. A partir daí, o que se viu foi uma equipe calma e com mais qualidade em campo diante de um adversário nervoso e pouco eficiente no seu sistema ofensivo.

Nem mesmo a entrada do atacante Thierry Henry fez com que a equipe comandada por Raymond Domenech mostrasse algo melhor do que o visto na estréia contra os romenos. Para se ter idéia, o lance mais perigoso ocorreu aos 22min. Govou recebeu de Sagnol, ajeitou com pé e encheu. Atento, Van der Sar evitou a igualdade.

Para o segundo tempo, os franceses não tinham outro jeito. Precisavam partir para cima e buscar o empate. Criaram, mas não foram eficientes. Ribéry, aos 2min, e Henry, aos 3min, numa jogada em que os atuais vice-campeões mundiais pediram pênalti, mostraram o sufoco inicial.

A principal oportunidade, aliás, esteve no pé do atacante do Barcelona. Aos 8min, Malouda lançou Henry, que entrou livre e tocou por cima de Van der Sar. Porém, bateu muito forte e desperdiçou a principal chance para igualar o marcador. Não fez e ainda viu o rival ampliar.

Aos 14min, Robben fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Van Persie, que bate de primeira. O goleiro Coupet não segura e vê os holandeses marcarem o segundo. 2 a 0. Mesmo após sofrer o segundo, a França manteve a postura ofensiva. E foi premiada com seu primeiro gol.

Aos 25min, Henry apenas desviou cruzamento de Sagnol e diminui. Tudo levava a crer que seria o início de uma reação. Ledo engano. Apenas um minutos depois, Robben dominou na entrada da área e, quase sem ângulo, fez o terceiro. Nos acréscimos, Sneijder fez o quarto e definiu a goleada para os holandeses.

HOLANDA
Van der Sar; Boulahrouz, Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Engelaar (Robben); Sneijder, Van der Vaart (Bouma) e Kuyt (Van Persie); Van Nistelrooy
Técnico: Van Basten

FRANÇA
Coupet; Sagnol, Thuram, Gallas e Patrick Evra; Makelele, Toulalan; Govou (Anelka), Frank Ribéry, Malouda (Gomis) e Thierry Henry.
Técnico: Raymond Domenech

Local: Stade de Suisse, em Berna (SUI)
Árbitro: Herbert Fandel (GER)
Assistentes: Carsten Kadach (GER) e Volker Wezel (GER)
Cartões amarelos: Makelele e Toulalan (França); Ooijer (Holanda)
Gols: Kuyt, aos 9min do primeiro tempo; Van Persie, aos 14min, Henry, aos 25min, Robben, aos 26min, e Sneijder, aos 47min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host