! Sport bate Corinthians, leva Copa BR e pega atalho à Libertadores - 11/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/06/2008 - 23h53

Sport bate Corinthians, leva Copa BR e pega atalho à Libertadores

Alexandre Sinato e Márcio Markman
No Recife (PE)
Em uma noite épica, o Sport coroou nesta quarta-feira, com uma vitória sobre o Corinthians por 2 a 0 na abarrotada Ilha do Retiro, uma campanha gloriosa para erguer o troféu da Copa do Brasil.

SPORT FAZ 2 A 0 NA ILHA DO RETIRO
Depois de despachar Vasco, Internacional e Palmeiras nas finais, o clube pernambucano deu seqüência à fila para conquistar o segundo título mais importante de sua história (foi campeão brasileiro em 1987) e garantir uma vaga na próxima Libertadores.

Antes de fazer o Timão chorar, o Sport também apostou em seu "caldeirão" para eliminar outros "gigantes". Foi em casa, por exemplo, que o time fez 4 a 1 no Verdão nas oitavas-de-final e 3 a 1 no Colorado nas quartas - os cariocas caíram no Rio, na semi. Neste ano, aliás, chegou a 17 o número de vitórias da equipe em 20 jogos na Ilha (três empates).

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Folha Imagem
Carlinhos Bala comemora gol que abriu o placar para o Sport na Ilha
PRIMEIRO TEMPO
8min - Boa chegada do Corinthians. Time visitante chega pelo lado direito e Alessandro levanta na área do Sport. Herrera chega de peixinho, mas bola passa pelo jogador.
15min - Time da casa tem maior posse de bola, mas não consegue criar oportunidades de gol. Corinthians joga praticamente todo recuado.
17min - Dutra cruza fechado na área do Corinthians, goleiro Felipe protege e dá um tapa na bola, que passa por cima do seu gol. Escanteio para o Sport.
35min - GOOOOOOOOOL DO SPORT!!!! Carlinhos Bala recebe assistência na área, domina a bola no peito e bate cruzado, de perna direita.
38min - GOOOOOOOOOL DO SPORT!!!!Luciano pega sobra de cobrança de escanteio e, de fora da área, chuta forte de esquerda. Visão de Felipe é atrapalhada por Enílton e bola entra no gol.
SEGUNDO TEMPO
3min - Boa chegada do Sport. Depois de longa posse no campo ofensivo, Diogo recebe pela direita e bate cruzado. Goleiro Felipe desvia e evita que bola chegue aos pés de Enílton.
7min Defendeu Magrão! Cobrança de escanteio na área, Acosta desvia de cabeça e goleiro do Sport espalma. Lance não valia, Herrera estava em impedimento e participando da jogada.
12min - Sport parte em velocidade no contra-ataque e Enílton erra passe para companheiro. Era uma boa chance para o time da casa chegar com perigo.
25min - Luciano Henrique faz jogada individual, coloca na frente do marcador e cruza à meia-altura na área. Felipe desvia com um tapinha e Roger não alcança.
28min - Salva Magrão! Lulinha sai de frente para o goleiro Magrão, tenta toque rasteiro e goleiro do Sport salva sua equipe.
SPORT FAZ HISTÓRIA NO NORDESTE
CAMPANHA SUPERA A DO VICE DE 1989
ROMERITO FAZ A FESTA NO GRAMADO
CORINTIANOS EVITAM COMENTÁRIOS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
CONFIRA A PÁGINA DO CORINTHIANS
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
O QUE PESOU NA CONQUISTA?
COMENTE A VITÓRIA DO SPORT
JUCA: SPORT, UM IMENSO CAMPEÃO!
Os donos da casa precisaram rever a história corintiana de conquistas difíceis para chegar ao título. Antes de levar 3 a 1 no jogo de ida, no Morumbi, perdeu Romerito, o seu melhor jogador e artilheiro, no meio da preparação para as finais em função do contrato com o Goiás. E, quando o contexto começou a ganhar contornos dramáticos, convocou a torcida em massa e trabalhou nos bastidores.

Durante a tarde chegou a ser denunciada a suposta venda para torcedores do Sport, por parte de um dirigente do clube, de ingressos destinados à torcida corintiana. Isso fez com que bem menos do que os esperados 3,2 mil corintianos entrassem nas arquibancadas, e o clube paulista se viu obrigado a instalar telões do lado de fora do estádio.

A pressão borbulhou dentro de campo, e foi lá que o time da casa começou a escrever um novo capítulo em sua história. A trajetória até o troféu seria brilhante para o Corinthians, rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado e líder da atual segunda divisão com cinco vitórias em cinco jogos.

Mas o caminho percorrido pelo Sport em direção ao título não foi menos glorioso do que teria sido o do time paulista. A conquista surge um ano e meio ano após o retorno à elite do futebol brasileiro e em um momento em que o Rubro-negro ganhará mais destaque.

Com Romerito agora no apoio pelo lado de fora (ele esteve na concentração e participou da preleção), Nelsinho Batista mandou a campo uma formação tímida. Propagou o 4-3-3, mas entrou no 4-4-2.

E, ainda antes do intervalo, percebeu a apatia e a tendência corintianas para segurar o resultado e trocou Kássio por Enílton. Foi aí que o jogo, de fato, começou, apesar de o Sport ter registrado até 71% de posse de bola antes da substituição.

Carlinhos Bala e Luciano Henrique tiraram no primeiro tempo a vantagem do Corinthians e levaram a apreensão para a etapa complementar. Mano voltou do descanso com Acosta e Lulinha, sacando Diogo Rincón e Carlos Alberto, respectivamente.

As trocas deixaram um vão entre a defesa e o ataque dos visitantes, uma vez que Lulinha se posicionou mais à frente. O resultado disso foram os constantes contra-ataques para ambos os lados. E, por conseqüência, a administração do resultado por parte dos pernambucanos, que foram ainda beneficiados por expulsão de Wellington Saci e William. Aos 43min, Acosta teve a chance de marcar o gol do título, mas tentou driblar Magrão, se atrapalhou e perdeu o lance. O time corintiano ainda pediu a marcação de um pênalti, mas não foi atendido pelo árbitro.

SPORT
Magrão; Diogo, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Luciano Henrique (Everton) e Kássio (Enílton); Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger)
Técnico: Nelsinho Batista

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho (W. Saci) e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Data: 11/6/2008 (quarta-feira)
Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Durval (S); Herrera (C)
Cartões vermelhos: W. Saci, William (C)
Gols: Carlinhos Bala, aos 35min, Luciano Henrique, aos 38min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host