! Atual campeã, Grécia perde para a Suécia na estréia da Euro-08 - 10/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/06/2008 - 17h38

Atual campeã, Grécia perde para a Suécia na estréia da Euro-08

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Atual campeã, a Grécia demonstrou que dificilmente surpreenderá mais uma vez o mundo do futebol. Fraco tecnicamente, o time comandado Otto Rehhagel sucumbiu diante da melhor qualidade da Suécia e perdeu por 2 a 0, nesta terça-feira, em Salzburgo, no encerramento do Grupo D da Eurocopa-08.

EFE
Ibrahimovic comemora primeiro gol sueco
Reuters
Torcedores suecos aprovam o resultado
VEJA MAIS IMAGENS DA RODADA
LEIA MAIS SOBRE A EURO-2008
Com isso, fica em situação complicada dentro da chave. Vê a Espanha, que goleou a Rússia por 4 a 1, assumir a liderança da chave, enquanto os suecos ocupam a segunda posição por causa do saldo de gols. Os gregos tentarão a reabilitação diante dos russos, no próximo sábado. No mesmo dia, a Suécia pega a Espanha e, caso vença, poderá definir sua classificação às quartas-de-final.

Apesar de não ser encarada como favorita, a Grécia era o centro das atenções no duelo. Todos desejavam ver se a equipe treinada por Otto Rehhagel seria diferente daquela que conquistou o título, quatro anos atrás, em Portugal. Não viu, pelo menos nesse primeiro jogo.

Ainda lembra, e muito, o elenco de 2004. Manteve a forte marcação e continua apostando em saídas em rápidos para os contra-ataques. Apenas isso. O sistema ofensivo ainda continua com dificuldades de finalização, apesar de contar com Gekas, artilheiro do Campeonato Alemão, e Charisteas, autor do gol do histórico título da edição passada.

Já a Suécia mostrou um bom futebol, graças à qualidade de alguns de seus jogadores. A experiência de seu ataque formado por Ibrahimovic e o veterano Larsson ainda é o ponto forte. Com isso, encontra forças para tentar repetir a "façanha" de 1992 e buscar uma vaga, no mínimo, entre os semifinalistas.

O jogo

Um time ofensivo diante de uma equipe preocupada em se defender. Esse foi o panorama do duelo em Salzburgo. Durante todo o primeiro tempo, o time de Larsson e Ibrahimovic mostrava mais qualidade técnica do que o rival. Até conseguiu chegar próximo da área de ataque, mas raramente foi feliz em atravessar uma espécie de "muralha" grega.

O jeito encontrado pelo time comandado por Lars Lagerbäck era buscar alternativas para abrir o placar. Quase encontrou o caminho do gol, aos 32min do primeiro tempo. De cabeça, Ibrahimovic tentou encobrir o goleiro Nikopolidis e quase fez o primeiro.

O elenco grego, por outro lado, mostrava-se preocupado apenas em se defender. Porém, levou perigo nos raros momentos que chegou ao ataque. Exemplo disso foi chute de fora da área feito por Basinas, aos 43min, e que assustou o goleiro sueco.

O panorama não mudou no segundo tempo. A Grécia não tinha capacidade para atacar, enquanto os suecos davam sinais de que poderiam chegar ao gol. E conseguiram. Aos 21min, Ibrahimovic tabelou com Larsson e fez um belo gol de fora da área. 1 a 0.

Em vantagem e melhor em campo, a Suécia contou uma dose de sorte para ampliar o marcador e selar sua vitória. Aos 26min, Ljungberg teve a chance de anotar, mas chutou em cima de Nikopolidis. A defesa, porém, não conseguiu cortar e, após uma confusão dentro da área, Hansson fez o segundo.

GRÉCIA
Nikopolidis; Seitaridis, Kyrgiakos, Antzas, Dellas (Amanatidis) e Torosidis; Basinas e Katsouranis, Karagounis e Charisteas; Gekas (Samaras).
Técnico: Otto Rehhagel

SUÉCIA
Isaksson; Alexandersson (Stoor), Mellberg, Hansson e Nilsson; Svensson, Wilhelmsson (Rosenberg), Ljungberg e Andersson; Henrik Larsson e Ibrahimovic (Elmander).
Técnico: Lars Lagerbäck

Local: estádio Wals-Siezenheim, em Salzburgo (AUT)
Árbitro: Massimo Busacca (SUI)
Assistentes: Matthias Arnet (SUI) e Stephane Cuhat (SUI)
Cartões amarelos: Charisteas, Torosidis e Seitaridis (Grécia)
Gols: Ibrahimovic, aos 21min, e Hansson, aos 26min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host