! Pelo "grupo da morte", Holanda vence Itália por 3 a 0 no 1º clássico - 09/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/06/2008 - 17h36

Pelo "grupo da morte", Holanda vence Itália por 3 a 0 no 1º clássico

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Holanda venceu a Itália por 3 a 0 na estréia das duas equipes na Eurocopa, nesta segunda-feira, em Berna, na Suíça. O jogo foi o primeiro clássico da competição continental e ainda foi válido pelo Grupo C, o chamado "da morte".

Reuters
Atacante Van Nistelrooy abriu o placar
na boa vitória da Holanda sobre a Itália
VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
FRANÇA E ROMÊNIA EMPATAM
PÁGINA DA EUROCOPA
Após esta primeira rodada, os holandeses lideram o grupo com três pontos, seguidos pelos franceses e romenos, que empataram sem gols e somam um ponto cada. Italianos, que são os atuais campeões do mundo, estão na lanterna sem nenhum ponto e com saldo de gols ruim.

Os gols da Holanda foram marcados por Van Nistelrooy, em posição duvidosa, Sneijder, após um rápido contra-ataque ainda no primeiro tempo, e Bronckhorst no final do duelo.

Semelhanças

O jogo marcou o duelo especial entre os técnico das duas equipes, Marco van Basten, da Holanda, e Roberto Donadoni, da Itália, que jogaram juntos no Milan. As duas seleções também se assemelham no número de conquistas da Eurocopa: uma para cada. Os italianos venceram em 1968, e os holandeses em 1988.

A Itália não teve o seu capitão, o zagueiro Fabio Cannavaro, que se machucou nos treinos de preparação e foi cortado da competição. O time holandês, por sua vez, também sofreu uma baixa importante: o atacante Ryan Babel, também cortado por causa de contusão.

O jogo

A Itália começou assustando mais. Logo aos três minutos, Luca Toni por pouco não desvia um cruzamento para as redes. Aos 11, o mesmo Luca Toni cabeceou a bola perto da trave. A Holanda respondeu em investida de Nistelrooy dentro da área. O atacante chegou a driblar o goleiro Buffon, mas perdeu o equilíbrio e o ângulo para chutar.

Depois de criar mais algumas chances, a Holanda abriu o placar, aos 25. Buffon afastou a bola de soco após uma cobrança de falta. O ataque holandês chutou de fora da área na sequêcnia do rebote, e Nistelrooy, em posição duvidosa, desviou para as redes.

Os holandeses ampliaram seis minutos depois em um contra-ataque mortal. A bola foi lançada da ponta esquerda para a direita. Kuyt cabeceou para a área, e Sneijder bateu de primeira para o gol.

Ainda antes do intervalo, Nistelrooy ficou de frente para Buffon, que defendeu com os pés o forte chute do atacante.

Na etapa final, Zambrotta desceu bem pela esquerda, mas bateu sem ângulo, e a bola foi para fora. Grosso entrou no lugar de Materazzi e deu mais força ao meio-campo da Itália. Pouco depois, Del Piero substituiu Di Natale.

No primeiro lance do experiente meia, ele deu um chute colocado na entrada da área para a defesa de Van Der Sar. A pressão italiana foi aumentando. Aos 24, em outro arremate de Del Piero, a bola passou perto do gol. Luca Toni teve ótima oportunidade para diminuir, aos 30, mas bateu por cima de Van der Sar, quando estava sozinho com o goleiro holandês.

Depois de mais duas chegadas da Itália e duas boas defesas de Van der Sar, a Holanda matou o jogo, com gol de Bronckhorst, após um contra-ataque, aos 34. Kuyt pegou rebote do próprio chute, cruzou, e o lateral-esquerdo bateu para as redes. Nos acréscimos, Ambrosini quase diminuiu, mas a bola foi para fora.

Na próxima sexta-feira, a Itália enfrenta a Romênia, às 13h (horário de Brasília), e a Holanda joga com a França, às 15h45.

Holanda
Van der Sar; Ooijer, Boulahrouz (Heitinga), Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Engelaar, Sneijder, Van der Vaart e Kuyt; Van Nistelrooy (Van Persie)
Técnico: Marco van Basten

Itália
Buffon, Panucci, Barzagli, Materazzi (Grosso), Zambrotta; Gattuso, Ambrosini; Pirlo, Camoranesi (Cassano), Di Natale (Del Piero); Luca Toni
Técnico: Roberto Donadoni

Local: Estade de Suisse, em Berna, na Suíça
Árbitro: Peter Fröjdfeldt (SUE)
Auxiliares: Stefan Wittberg (SUE)e Henrik Andrén (SUE)
Cartões Amarelos: Luca Toni, Gattuso e Zambrotta (I); de Jong (H)
Gols: Nistelrooy (H), aos 25, e Sneijder (H), aos 31 minutos do primeiro tempo; Bronckhorst (H), aos 34 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host