! Corinthians usa Morumbi, faz 3 a 1 no Sport e dá grande passo - 04/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/06/2008 - 23h44

Corinthians usa Morumbi, faz 3 a 1 no Sport e dá grande passo

Alexandre Sinato e Jorge Corrêa
Em São Paulo
Foi só o primeiro jogo, o primeiro tempo de uma decisão de 180 minutos. Ainda assim, o Corinthians deu um importante passo rumo ao título da Copa do Brasil. Contagiado pela torcida e contagiante em campo, o time paulista recebeu o Sport na noite desta quarta-feira, no Morumbi, venceu por 3 a 1 e ficou próximo do tricampeonato.

CORINTHIANS 3 x 1 SPORT
Agora, o Sport precisa vencer por 2 a 0 para avançar. Se triunfar por 3 a 1, a definição vai para os pênaltis. O confronto final acontece na próxima quarta-feira, dia 11, na Ilha do Retiro.

E tal vantagem foi construída graças à inspiração dos atacantes alvinegros. Dentinho encerrou jejum pessoal de 13 partidas e abriu o placar. Já Herrera se manteve como artilheiro do time na temporada ao anotar seu 12º gol e ainda deu a assistência para Acosta, autor do terceiro gol. Enílton, no fim, descontou.

Outra parcela importante do triunfo pode ser atribuída à torcida. Assim como fez nos últimos jogos pela Copa do Brasil, a massa corintiana assumiu o papel de 12º jogador. Gritou, incentivou e "secou" o Sport . Mostrou por que o Corinthians é forte em casa: no torneio nacional, foram cinco jogos no Morumbi e cinco vitórias.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Jogadores do Corinthians comemoram gol sobre o Sport na vitória por 3 a 1 em SP
PRIMEIRO TEMPO
5min - Primeira boa chance do jogo é do Corinthians. Após recuo errado do meio-campo do Sport, Dentinho ficou no mano-a-mano com o defensor do Sport. Após drible, o atacante chutou com perigo, mas bola passou por cima do gol.
6min - Nova bobagem da defesa do Sport e nova boa chance de Dentinho. Agora pela lateral da área, o atacante corintiano ficou com a bola e chutou colocado, tentando tirar do goleiro Magrão. Novamente a bola passou perto, mas por cima do gol.
16min - Depois de bela troca de passes, Carlos Alberto recebeu na área e chutou para fora. Mais uma grande oportunidade de gol desperdiçada pelo Corinthians.
17min - Herrera roubou a bola no ataque e passou para Diogo Rincón. O meia recebeu e chutou forte, mas com desvio da defesa do Sport, a bola saiu pela linha de fundo.
18min - GOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!! Depois do bate rebate dentro da grande área, Dentinho aproveitou a sobra e, com muita calma, colocou a bola no canto de Magrão. Era o primeiro gol do time paulista.
23min - GOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!! Depois do rápido contra-ataque corintiano puxado por André Santos, Dentinho cruzou rasteiro, Diogo Rincón fez o corta-luz, e a bola sobrou para Herrera, que chutou no contra-pé de Magrão para ampliar o placar para a equipe alvinegra.
28min - Após recuo, o goleiro Magrão não conseguiu o domínio e perdeu a bola para Herrera. O atacante corintiano escorrega e o goleiro do Sport se recupera na jogada, chutando para escanteio antes que a bola e entrasse no gol.
43min - Fábio Gomes cruzou da esquerda, Leandro Machado desviou de cabeça com perigo, mas Felipe, bem colocado, fez a defesa com tranqüilidade.
SEGUNDO TEMPO
2min - Sandro Goiano roubou a bola no ataque e rolou para Leandro Machado. O atacante dominou e chutou já dentro da área, mas a bola saiu sem muita força e acabou nas mãos de Felipe.
9min - Depois do cruzamento de André Santos, a bola passou por todo mundo dentro da área e Diogo Rincón, livre, cabeceou para fora, quase na linha do gol.
14min - Leandro Machado colocou Carlinhos Bala em ótima condição dentro da área, mas o atacante chutou cruzado errando o alvo.
31min - GOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!! Herrera roubou a bola no meio-campo, brigou com o defensor e passou para Acosta. O uruguaio, sem marcação, teve calma para chutar cruzado e fazer o terceiro gol corintiano.
35min - Depois do cruzamento da direita, Roger cabeceou no canto e Felipe cai bem para salvar o Corinthians novamente fazendo uma grande defesa.
46min - GOOOOOOOOL DO SPORT!!! Carlinhos Bala se livrou de dois marcadores e tocou para Enílton. O atacante chutou cruzado e marcou o primeiro do time de Recife.
CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA
PÁGINA DA COPA DO BRASIL
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
O mesmo motivo, agora, serve de inspiração e esperança para os pernambucanos. Afinal, nas cinco partidas disputadas na Ilha do Retiro, o Sport também teve 100% de aproveitamento. Foi lá que reverteu vantagem do Internacional e também fechou o duelo com o Palmeiras, dois clubes apontados como favoritos ao título.

Assim como antecipou Mano Menezes, o Corinthians entrou em campo para sufocar o Sport desde o início. E apoiado pelo estádio cheio, tal tarefa ficou ainda mais fácil. Desde o aquecimento gritando, a torcida alvinegra não parou um minuto. Os jogadores, então, responderam em campo.

A marcação dos anfitriões começou já no ataque. Com a bola nos pés, o Corinthians buscou se movimentar bastante. Foi dessa forma que Dentinho deu os primeiros sustos em Magrão. Assim que chutou, o atacante pediu ainda mais gritos da torcida. Carlos Alberto e Diogo Rincón também tentaram abrir o placar, mas foi Dentinho quem conseguiu.

Aos 18min, ele aproveitou sobra na área e mandou de primeira para as redes, encerrando sua "seca" pessoal. A torcida, que já estava empolgada, explodiu. Cada defesa de Felipe também era festejada. Mas não por falta de motivo para comemorar.

Afinal, cinco minutos mais tarde, o Corinthians ampliou para 2 a 0. E com um golaço. Enquanto o Sport ficou pedia falta, André Santos arrancou pela esquerda e tocou para Dentinho. O atacante rolou para o meio, Diogo Rincón furou propositalmente e Herrera não perdoou: o artilheiro alvinegro na temporada anotou seu 12º gol.

O Sport, por sua vez, sentiu a pressão. Errou passes fáceis e pouco chegou à meta de Felipe. Buscou alguns cruzamentos na área, mas não ganhou nenhum. Só a partir dos 30min, com o Corinthians um pouco mais recuado, o time rubro-negro agiu mais no meio. Felipe, contudo, não precisou fazer nenhuma defesa difícil.

Na volta do intervalo, o Sport mostrou uma postura diferente. Adiantou sua marcação e dominou o meio-campo. Com isso, Felipe começou a tomar alguns sustos. No entanto, o setor ofensivo pernambucano não aproveitou o momento. Em contrapartida, o Corinthians também atacou, apostando mais nos contra-ataques. Diogo Rincón quase fez o terceiro em cruzamento de André Santos.

Mas Acosta não ficou no quase. Após bela assistência de Herrera, que teve o nome gritado com freqüência pela torcida, o uruguaio fez o terceiro em chute cruzado. O Sport tentou dar o troco. Acertou uma bola no travessão e viu Felipe fazer bonita defesa em cabeçada de Roger. Tanto tentou que aos 46min Enílton conseguiu descontar: 3 a 1.

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos (Nilton), Alessandro (Fábio Ferreira) e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

SPORT
Magrão; Luizinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano (Everton), Fábio Gomes e Luciano Henrique (Roger); Carlinhos Bala e Leandro Machado (Enílton)
Técnico: Nelsinho Baptista

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
Público: 63.871 pagantes
Renda: R$ 2.256.630,00
Gols: Dentinho, aos 18min, e Herrera, aos 23min do primeiro tempo; Acosta, aos 31min, e Enílton, aos 46min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host