! Náutico vence Botafogo em jogo tenso e assume terceira posição - 01/06/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

01/06/2008 - 18h20

Náutico vence Botafogo em jogo tenso e assume terceira posição

* De Márcio Markman
Em Recife
Em jogo tumultuado, que terminou nas prisões do zagueiro André Luís e do presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, o Náutico derrotou o Botafogo, por 3 a 0, e manteve a boa fase no Campeonato Brasileiro da Série A. Felipe (2) e Wellington marcaram os gols na estréia do técnico Leandro Machado. Já o Botafogo segue em momento difícil e, após a eliminação na Copa do Brasil, vê os líderes do BR-08 se distanciarem.

Com a vitória, o Náutico assumiu a terceira colocação do Nacional, com nove pontos. O clube pernambucano está um ponto atrás do Flamengo (2º colocado) e do líder Cruzeiro. O Botafogo caiu para o 15º lugar, com quatro pontos.

O jogo começou bem movimentado e, aos 5 minutos o Botafogo chegou com perigo pela primeira vez. Contra-ataque pela esquerda, Jorge Henrique lança para a área e Wellington Paulista quase chega de cabeça. Um minuto e meio depois, o time carioca perde um gol feito. Carlos Alberto recebe livre, na frente da área. Ele mata, penetra na área e, de cara para Eduardo, chuta para fora.

O Náutico só respondeu aos 9 minutos, também em um lance de contra-ataque. Ruy recebeu na direita e abriu para Wellington, na esquerda. O goleiro Renan saiu da área para tentar abafar, mas não conseguiu. O atacante do time pernambucano tocou para Geraldo, mas o meia demorou muito para chutar e a defesa conseguiu pôr para escanteio. Na cobrança, a bola novamente chegou a Geraldo e dessa vez o meia concluiu. A bola se chocou na marcação e passou raspando a trave de Renan.

O lance animou o Náutico, que chegou ao primeiro gol. Aos 12 minutos, Ruy tabelou com Ticão, foi à linha de fundo e cruzou com perfeição, no meio da área. O atacante Felipe subiu sozinho, sem qualquer marcação, e cabeceou no alto, sem chances para Renan.

Rodrigo Lobo/AE
André Luís é preso durante a partida contra Náutico em confusão no estádio dos Aflitos
VEJA MAIS FOTOS DA RODADA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO NÁUTICO
A partir daí, o jogo ficou truncado, muito disputado no meio-de-campo, mas sem muitas chances de gol. Somente aos 26 minutos surgiu um momento de perigo. Escanteio para o Botafogo, o zagueiro Renato Silva desviou na pequena área e Eduardo fez uma defesa milagrosa, salvando o Náutico de sofrer o gol de empate. Aos 29, Carlos Alberto pegou uma sobra de um escanteio e bateu de sem pulo. A bola subiu demais.

O Botafogo começava a tomar conta da partida e, aos 35, pediu pênalti em um lance duvidoso, em que o volante Túlio teria sido tocado pelo zagueiro Everaldo. Wilson Luiz Seneme não marcou. Aos 37 minutos, o time carioca sofreu uma perda considerável. André Luís tentou um passe de calcanhar, no ataque, e foi desarmado, quando Ruy ia puxar o contra-ataque, o zagueiro tentou recuperar a bola com um carrinho por trás. O árbitro marcou falta e expulsou o atleta, que já tinha tomado um cartão amarelo, por reclamação.

Ao sair de campo, André Luís se dirigiu ao banco de reservas, o que é proibido. No caminho, ele chutou uma garrafa de água em direção aos torcedores e depois fez gestos obscenos. O árbitro acionou a polícia militar para conduzir o jogador aos vestiários e, ao ser tocado por uma policial, André Luís tentou se desvencilhar e pediu para não ser tocado. Os policiais então tentaram segurar o atleta, de forma enérgica, e iniciou-se uma grande confusão, dentro de campo.

O jogo foi paralisado por 13 minutos. André Luís foi levado pelos policiais, no meio da torcida adversária, até a delegacia armada em dias de jogos no estádio dos Aflitos. O jogador e o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, que também entrou em conflito com os policiais, foram autuados por desacato à autoridade.

Após o jogo recomeçar, aos 50 minutos, o Náutico aproveitou a vantagem numérica e o abalo psicológico do time do Botafogo e partiu para o ataque. Aos 52, Geraldo pegou uma sobra, cortou para o meio e chutou forte, por cima da meta de Renan. O Botafogo logo se recuperou e criou uma boa chance, com Carlos Alberto.

O Botafogo atrasou em cerca de dez minutos a volta ao campo, após o intervalo. Parecia prever o que aconteceria logo no primeiro minuto da etapa final. Felipe recebeu um lançamento pelo alto e sem deixar a bola cair no chão matou de direita e chutou de esquerda, por entre as pernas de Renan, ampliando para 2 a 0.

Aos 17 minutos, o Náutico chegou ao terceiro gol. Wellington foi lançado, matou a bola de cabeça e ganhou no corpo do volante Leandro Guerreiro. Livre, de frente para Renan, ele chutou cruzado e rasteiro, para marcar seu segundo gol no BR-08.

O Náutico controlava a partida e trocava passes em seu campo, na tentativa de atrair o adversário. Já o Botafogo, quando ficava com a bola, não conseguia furar o bloqueio defensivo armado pelo técnico Leandro Machado, do Náutico. A bola circulava pelo meio-de-campo e as jogadas dos dois times eram paradas com muitas faltas, Nada menos que nove cartões amarelos foram distribuídos ao longo do jogo.

Aos 35 minutos, Kuki, que entrara na vaga de Felipe, recebeu lançamento de Geraldo, deu um "chapéu" no goleiro Renan, mas não teve tranqüilidade para concluir para o gol.

As últimas chances de gol foram em lances de faltas, cobradas por Itaqui, do Náutico, aos 39, e por Lúcio Flávio, aos 41, para o Botafogo. Mas os chutes saíram pelo alto.

NÁUTICO
Eduardo; Vagner, Negrete (Paulo Almeida) e Everaldo; Ruy, Ticão (Paulo Santos), Alceu, Geraldo e Itaqui; Felipe (Kuki) e Wellington. Técnico: Leandro Machado

BOTAFOGO
Renan, Alessandro, Renato Silva, André Luís e Leandro Guerreiro; Túlio (Bruno Rocha), Diguinho, Lúcio Flávio e Carlos Alberto; Jorge Henrique (Zé Carlos) e Wellington Paulista (Fábio). Técnico: Luisinho Rangel (interino)

Data: 01/06/2008 (Domingo)
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife
Horário: 16 horas
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP - FIFA
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho/SP - FIFA e Arnaldo Rodrigues de Souza/CE
Cartão amarelo: Ticão, Negrete, Vagner, Ruy, Paulo Almeida (Náutico), André Luís, Jorge Henrique, Wellington Paulista, Túlio (Botafogo)
Cartão vermelho: André Luís (Botafogo)
Gols: Felipe, aos 12 minutos do primeiro tempo. Felipe, a 1 minuto, Wellington, aos 17 minutos do segundo tempo.

Atualizada às 21h01

Hospedagem: UOL Host