! Magrão defende pênalti de Dodô, e Sport derrota Fluminense - 25/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/05/2008 - 18h01

Magrão defende pênalti de Dodô, e Sport derrota Fluminense

De Márcio Markman
Em Recife
Com uma defesa do goleiro Magrão, em um pênalti cobrado pelo atacante Dodô, aos 45 minutos do segundo tempo, o Sport derrotou o Fluminense e garantiu a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. No jogo disputado neste domingo, na Ilha do Retiro, as duas equipes atuaram com equipes mistas, já que têm compromissos pela Copa do Brasil e Libertadores, neste meio de semana.

Nos primeiros minutos, os dois times buscaram jogadas de ataque, mas nenhum deles levou muita sorte. O Sport tentou com Carlinhos Bala, o Fluminense respondeu com Dodô, mas as conclusões foram mal feitas. De qualquer forma, era o indício de que seria um jogo aberto e ofensivo.

Aos 6min o Sport criou uma boa jogada com Luciano Henrique. O meia desceu pela direita, deu um corte seco em Dieguinho, mas seu chute saiu um pouco alto demais. Fernando Henrique só acompanhou.

Aos 22min, Roger foi derrubado na entrada da área. Júnior Maranhão cobrou bem, com força e no canto, e Fernando Henrique não conseguiu chegar. Era o primeiro gol do Sport no Campeonato Brasileiro da Série A deste ano.

Divulgação/Photocamera
Sport comemora sua primeira vitória no Nacional e Flu amarga nova derrota
VEJA FOTOS DA RODADA
SAIBA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO
VOTE NOS MELHORES DA RODADA
O Fluminense tentou uma resposta imediata e, aos 25, Romeu arriscou de longe. O chute saiu um foguete e Magrão ainda conseguiu tocar com a ponta dos dedos, evitando que a bola entrasse e a mandando no travessão.

Aos 29, Luciano Henrique fez grande jogada. Ele entrou pelo meio, segurou e tocou na hora certa para Roger, dentro da área. O atacante girou e, de cabeça baixa, tocou em cima de Fernando Henrique, que saiu com competência e fez a defesa salvadora.

O primeiro tempo terminou com apenas mais um lance de perigo, com Fábio Gomes, que completou após Lusinho Netto cobrar escanteio, aos 38. Antes do apito do árbitro para o intervalo, um lance curioso: o mascote do Sport, Léo, é expulso pelo árbitro reserva.

Na volta para o segundo tempo, o jogo passou a ser ainda mais truncado e com menos chances de gol. O time da casa tentava em arremates de longe. Foi assim com Luciano Henrique, Carlinhos Bala e Fábio Gomes, mas quem chegou mesmo foi o Fluminense, com uma chance desperdiçada por Alan, aos 28min.

Enquanto o Sport procurava administrar o resultado, o Fluminense buscava a recuperação e, aos 31min, Dodô recebeu no ataque e soltou a bomba. Magrão colocou para escanteio. Na cobrança, o camisa 11 chutou de dentro da pequena área, a bola passou por Magrão e Daniel Paulista salvou em cima da linha. Foi a maior chance de gol do clube carioca.

Se não fez o gol de empate, o Fluminense viu o Sport ampliar, em um gol ilegal. Aos 36, Leandro Machado, em posição adiantada, recebeu de Carlinhos Bala e, na saída de Fernando Henrique, bateu com força, no canto.

Aos 42min, o Sport teve um jogador expulso, após um carrinho frontal aplicado pelo zagueiro Gabriel sobre Léo Itaperuna. Na cobrança, Dodô bateu forte, no ângulo, sem chances de defesa para Magrão. Mais um golaço para a carreira do artilheiro dos gols bonitos. Também era o primeiro gol do Flu na Série A deste ano.

Dois minutos depois, após belo passe de Dodô, Léo foi derrubado por César dentro da área e o árbitro, acertadamente, marcou pênalti. A torcida gritou pelo goleiro Magrão, e parece que deu resultado. Na cobrança, Dodô bateu com displicência, rasteiro, mas fraco, e o camisa 1 do Sport garantiu a vitória, a primeira do Rubro-negro do Recife na competição.

Os dois times voltam a campo no meio de semana, mas por outras competições. O Sport decide a vaga na final da Copa do Brasil contra o Vasco, em São Januário. Como venceu por 2 a 0 na Ilha, pode perder por até um gol. Já o Fluminense inicia a série semifinal da Libertadores, contra o Boca Juniores, em Buenos Aires.

Na próxima rodada da Série A, o Sport sai para encarar o Internacional, no sábado. O Fluminense terá um clássico estadual, diante do Flamengo, no domingo.

SPORT
Magrão; Luisinho Netto (Diogo), César, Gabriel e Fábio Gomes; Daniel Paulista, Everton, Júnior Maranhão (Peter) Luciano Henrique; Carlinhos Bala e Roger (Leandro Machado). Técnico: Nelsinho Batista.

FLUMINENSE
Fernando Henrique, Carlinhos, Anderson, Roger e Dieguinho; Fabinho, Romeu (Léo Itaperuna), Maurício, Arouca (Mário Sérgio) e David (Alan); Dodô. Técnico: Vinícius Eutrópio (interino).

Data: 25/05/2008 (domingo)
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (aspirante Fifa)
Auxiliares: Altemir Hausmann/RS (Fifa) e Júlio César Rodrigues Santos/RS
Cartão amarelo: César, Luisinho Netto, Everton, Roger e Fábio Gomes (Sport), Anderson, Carlinhos (Fluminense)
Cartão vermelho: Gabriel (Sport)
Gols: Júnior Maranhão, aos 23min do primeiro tempo; Leandro Machado, aos 36min, e Dodô, aos 43min do segundo tempo.
Público: 16.933 torcedores

Hospedagem: UOL Host