! Roma "dá o troco", vence a Inter e conquista a Copa da Itália - 24/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/05/2008 - 17h55

Roma "dá o troco", vence a Inter e conquista a Copa da Itália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Seis dias atrás, Internazionale e Roma disputavam o título do Campeonato Italiano. Na última rodada, o time de Milão derrotou o Parma e alcançou o tri nacional. Desta vez, os romanos "deram o troco". Derrotaram os milanistas por 2 a 1, no estádio Olímpico, e conquistaram pela 9ª vez, a segunda seguida, a Copa da Itália.

Para o goleiro Doni, vencer a Copa Itália cumpre parte dos objetivos traçados no começo da temporada: "Não foi possível na Liga dos Campeões e por muito pouco não conseguimos no Campeonato Italiano, mas ganhar a Copa Itália é muito emocionante".

Com o triunfo, o elenco treinado por Luciano Spaletti se iguala a Juventus como o maior vencedor da Copa Itália. Essa, aliás, é a quarta vez consecutiva que Internazionale e Roma decidem o torneio nacional --dois títulos para cada time.

Na temporada 2006/2007, a Roma também levou a melhor. Até o ano passado, a disputa era definida em duas partidas. Na ocasião, o elenco da capital italiana goleou o rival por 6 a 2, em casa. Em Milão, a Internazionale venceu por 2 a 1, mas não evitou o título do rival.

Desta vez, por causa da falta de datas, um confronto apenas decidiu o torneio nacional. Melhor para a Roma, que atuou em casa e contou com a força de sua torcida. Por isso, esteve melhor em campo, principalmente no primeiro tempo. Giuly e Perrota tiveram as melhores oportunidades de abrir o marcador.

A Internazionale, por outro lado, se ressentia da ausência do atacante sueco Ibrahimovic, herói do título do Campeonato Italiano --fez os dois gols na vitória sobre o Parma. Ele voltou a sentir uma contusão no joelho. Assim, os milanistas levavam pouco perigo ao gol de Doni.

Porém, nas poucas vezes, quase fez seu gol. Aos 23min, o brasileiro Maxwell bateu da entrada da área e exigiu a primeira difícil defesa de seu compatriota, que colocou para escanteio.

Mesmo assim, a Roma era superior. E abriu o placar. Aos 36min, após cobrança de escanteio, o francês Mexes bateu de primeira e fez um belo gol.

Os donos da casa continuaram superiores na etapa final. Prova disso foi o tento de Perrotta, aos 8min, após tabela com Vucinic. 2 a 0. Tudo levava a crer que a Internazionale não teria forças para reagir. Porém, um belo gol de Pelé num chute de fora da área, aos 15min, manteve o time de Milão vivo na decisão.

Após isso, passou a pressionar em busca da igualdade. Na melhor chance, aos 18min, Burdisso acertou a trave de Doni. Tentou, mas não conseguiu evitar o bi da Copa Itália do adversário. "O mais importante foi que, apesar de perder na semana passada, não baixamos a cabeça e continuamos trabalhando forte visando uma vitória hoje", disse Mancini ao final da partida.

ROMA
Doni; Cassetti, Juan, Mexes e Tonetto; De Rossi, Pizarro, Giuly (Cicinho) e Aquilani (Panucci); Perrotta (Brighi) e Vucinic
Técnico: Luciano Spaletti

INTERNAZIONALE
Toldo; Maicon, Burdisso, Chivu e Maxwell; Zanetti (Crespo); Balotelli, Vieira, Stankovic (Pelé) e Cesar (Jimenez); Suazo.
Técnico: Roberto Mancini.

Estádio: Olímpico, em Roma
Árbitro: Emidio Morganti de Ascoli Piceno
Cartões amarelos: Vucinic e Perrotta (Roma); Pelé, Vieira, Burdisso e Toldo (Inter)
Gols: Mexes, aos 36min do primeiro tempo; Perrotta, aos 8min, e Pelé, aos 15min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host