! Nos pênaltis, Manchester United bate Chelsea e conquista Liga - 21/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/05/2008 - 18h35

Nos pênaltis, Manchester United bate Chelsea e conquista Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Manchester United passou por grandes sustos, tomou duas bolas na trave, mas fez valer a maior tradição e conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira. A equipe derrotou o Chelsea por 6 a 5 na cobrança de pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, e a igualdade sem gols na prorrogação.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Jogadores do Manchester celebram o gol de Cristiano Ronaldo no tempo normal
PRIMEIRO TEMPO
26min - GOOOOOOOOOOOOL DO MANCHESTER!!!!!!!!!!!!!!!! Após lateral, Scholes e Brown tabelam na direita, Brown cruza para a área e Cristiano Ronaldo, livre, marca de cabeça
33min - Drogba recebe na direita, cruza e Ferdinand, apertado por Ballack, cabeceia de forma atrapalhada e só não faz contra, pois Van der Sar espalma.
34min - Em belo lançamento do meio-campo, Cristiano Ronaldo recebe na esquerda, cruza e Tevez mergulha, mas pára em Cech. No rebote, Carrick bate e o goleiro tcheco faz linda defesa e evita o segundo.
45min - GOOOOOOOOOOOOL DO CHELSEA!!!!!!!!!!!!!!!! Essien arrisca da intermediária, a bola desvia em Malouda e sobra livre para Lampard, que toca na saída de Van der Sar
SEGUNDO TEMPO
10min - Essien domina na entrada da área, dribla rival, vê Van der Sar escorregar, mas bate por cima do gol
21min - Cobrança de escanteio da esquerda e Terry cabeceia por cima do travessão
33min - Drogba domina na intermediária e coloca um chute cruzado, mas acerta a trave esquerda de Van der Sar
PRORROGAÇÃO
4min - Lampard recebe na entrada da área, finta o rival e acerta o travessão
9min - Evra vai à linha de fundo, toca para Giggs, que bate e Terry tira de cabeça, salvando o time
IMAGENS DA DECISÃO EM MOSCOU
CRISTIANO RONALDO É O GOLEADOR
QUEM É O DESTAQUE DO CAMPEÃO?
VAN DER SAR: HERÓI DE NOVO
ANDERSON MANTÉM ESCRITA
O grande herói foi o goleiro Van der Sar, que defendeu a cobrança de Anelka para dar o título. Antes, Cristiano Ronaldo havia desperdiçado sua cobrança e o Chelsea teve a chance de definir a final, mas Terry bateu para fora. Nas cobranças alternadas, o goleiro holandês tratou de definir o campeão.

Desta forma, os Diabos Vermelhos celebram o terceiro título na história e se isolam como o sexto maior vencedor do torneio. O Real Madrid lidera a lista (nove vezes), seguido por Milan (sete), Liverpool (cinco), Ajax (quatro) e Bayern de Munique (quatro).

O Manchester iniciou a decisão com tudo e tratou de se impor com Cristiano Ronaldo abrindo pela esquerda e Rooney pela direita. O Chelsea só conseguiu marcar bem nos primeiros 15 minutos. Quando o português superou Essien pela primeira vez, aos 15, e cruzou para Hargreaves, que não alcançou, o Manchester mostrou o seu caminho para abrir o marcador.

Insistindo na tática e explorando a velocidade dos dois atacantes, o Manchester tratou de abrir o marcador aos 26 minutos. Após cobrança de lateral pela direita, Scholes e Brown tabelaram de forma envolvente, e o lateral cruzou para Cristiano Ronaldo que, livre na área, apenas escolheu o canto para cabecear de forma certeira.

A equipe londrina acusou o golpe, demorou a se recompor em campo e, quando conseguiu, assustou pela primeira vez o goleiro Van der Sar. Aos 33, Drogba cruzou para a área, Ferdinand se atrapalhou todo e quase fez contra. Mas o contra-ataque foi fulminante e o Manchester só não ampliou por causa de duas belas defesas de Cech.

Com o contra-ataque à disposição, os Diabos Vermelhos desperdiçaram a oportunidade de definir a final aos 41, quando Tevez, com o gol vazio, não alcançou cruzamento de Rooney. O castigo veio quatro minutos depois. Em chute totalmente despretensioso de Essien da intermediária, a bola desviou em Malouda e sobrou para Lampard igualar a decisão.

Na volta do intervalo, o Chelsea voltou bem melhor em campo, tomando a iniciativa e acuando o adversário em seu campo. Mas a zaga formada por Vidic e Ferdinand afastava as tentativas de cruzamentos para a área. Sem sucesso, o Chelsea passou a apostar nas jogadas pelo lado esquerdo, explorando a má marcação feita por Brown, e assim passou a desperdiçar boas oportunidades com Drogba e Lampard.

DECISÃO POR PÊNALTIS
CHELSEA - 5
Michael Ballack - gol
Belletti - gol
Frank Lampard - gol
Ashley Cole - gol
John Terry - para fora
Kalou - gol
Anelka - Van der Sar defende
MANCHESTER UNITED - 6
Carlos Tevez - gol
Carrick - gol
Cristiano Ronaldo - Cech pega
Hargreaves - gol
Nani - gol
Anderson - gol
Ryan Giggs - gol
O Manchester United enfrentava problemas no meio-campo e só ameaçava a meta adversária com jogadas individuais de Cristiano Ronaldo. Aos 33, o time londrino por muito pouco não virou em finalização de Drogba, de fora da área, que acertou a trave. A partir daí, os Diabos Vermelhos melhoraram a marcação, mas o jogo acabou mesmo empatado no tempo normal.

No tempo extra, sobraram emoções. O Chelsea voltou a parar na trave logo aos quatro, com finalização de Lampard, mas escapou por muito pouco de sofrer o gol cinco minutos depois, em uma cabeçada crucial de Terry interceptando o chute de Giggs, já que o goleiro Cech estava batido no lance.

Após isso, as duas equipes optaram pela cautela, pouco criavam no ataque e eram dominados pelo nervosismo, que culminou em uma troca de empurrões aos nove minutos do segundo tempo. Tevez e Ballack se estranharam, os jogadores correram para apartar e, no meio da confusão, Drogba deu um tapa em Vidic, sendo expulso de campo. Mesmo com um a menos, o Chelsea segurou o empate e a definição foi para as penalidades.

Tevez, Carrick, Hargreaves e Nani fizeram para o Manchester, enquanto Ballack, Belletti, Lampard, Ashley Cole anotaram para o Chelsea. Estrela do Manchester, Cristiano Ronaldo perdeu a sua cobrança e o time londrino tinha a chance de definir com Terry, mas o zagueiro escorregou e perdeu a oportunidade.

Nas cobranças alternadas, Anderson e Giggs fizeram para o Manchester United, o atacante Kalou converteu para o Chelsea, mas Anelka parou em boa defesa de Van der Sar, que deu a taça ao Manchester.

MANCHESTER UNITED 1 (6) X 1 (5) CHELSEA

MANCHESTER UNITED
Van der Sar; Brown (Anderson), Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Hargreaves, Scholes (Giggs), Carrick e Cristiano Ronaldo; Rooney (Nani) e Tevez
Técnico: Alex Ferguson

CHELSEA
Cech; Essien, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Makelele (Belletti), Lampard, Malouda (Kalou), Joe Cole (Anelka) e Ballack; Drogba
Técnico: Avram Grant

Local: estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)
Auxiliares: Roman Slysko e Martin Balko (ambos da Eslováquia)
Cartões amarelos: Ferdinand, Scholes, Tevez e Vidic (M); Ballack, Essien, Lampard e Makelele (C)
Cartão vermelho: Drogba (C)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 26 min, e Lampard, aos 45 min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host