! Corinthians 'invade' interior, bate São Caetano e chega à semi - 13/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/05/2008 - 22h29

Corinthians 'invade' interior, bate São Caetano e chega à semi

Alexandre Sinato
Em Ribeirão Preto (SP)
VEJA OS GOLS DA PARTIDA
Parecia improvável no início da temporada, mas o Corinthians já está entre os quatro melhores da Copa do Brasil cinco meses depois de ser rebaixado à Série B. Novamente empurrado por sua barulhenta torcida, a equipe alvinegra carimbou seu passaporte para as semifinais nesta terça-feira ao bater o São Caetano por 3 a 1, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Como venceu o primeiro duelo por 2 a 1, na semana passada, a equipe alvinegra podia até empatar nesta noite para avançar. Mas com gols de Chicão, André Santos e Acosta, fez sua parte também na volta e se classificou às semifinais do torneio nacional pela primeira vez desde 2002, quando foi campeão.

Na teoria, o Corinthians era visitante nesta terça. Mas só na teoria. Impedido de atuar no Anacleto Campanella, no ABC, o São Caetano decidiu levar o jogo para Ribeirão Preto. E viu o Santa Cruz, geralmente "pintado" com as cores do Botafogo local, transformar-se num caldeirão alvinegro.

PRINCIPAIS LANCES
Almeida Rocha/Folha Imagem
Chicão comemora o primeiro gol do Corinthians no triunfo em Ribeirão
PRIMEIRO TEMPO
8min - Após carrinho de Herrera na grande área, a bola fica com Diogo Rincón, que se livra do marcador e chuta à direita de Luiz, rente à trave.
26min - Lulinha tabela com Carlos Alberto na direita e bate da entrada da área. A bola desvia na marcação e sai pela linha de fundo, perto da trave.
27min - GOOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos cobra escanteio da esquerda e Chicão, de coxa, desvia no canto direito de Luiz para abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos bate falta com precisão e vê a bola tocar na trave direita de Luiz antes de entrar. É o segundo gol alvinegro!
20min - Após cobrança de falta da direita, Leonardo aparece livre na área corintiana, mas não consegue fazer o domínio.
27min - Diogo Rincón é lançado livre na área do São Caetano e tenta completar de cabeça, mas não alcança.
38min - GOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Herrera dispara pela direita, ganha na velocidade e toca rasteiro para a área. Acosta, então, finaliza de primeira para anotar o terceiro gol.
43min - GOOOOOOOLLLLLL DO SÃO CAETANO!!! Tuta recebe na frente de Felipe e chuta prensado para superar o goleiro corintiano.
VEJA IMAGENS DE ANTES DA PARTIDA
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
FABINHO DESTACA "FAMÍLIA"
MANO DESCARTA ESCOLHER RIVAL
ACOSTA RECEBE ELOGIO DO TIME
MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO CAETANO
JUCA KFOURI COMENTA A PARTIDA
Dona de um papel importante na campanha corintiana na Copa do Brasil, a torcida cantou o tempo todo e incentivou a equipe. Herrera, que anotou cinco gols nos últimos três jogos, teve seu nome constantemente entoado nas arquibancadas, principalmente quando mostrou sua costumeira vontade na marcação.

Agora, com a vaga assegurada, o time de Mano Menezes espera o vencedor do confronto entre Botafogo e Atlético-MG para conhecer seu adversário na briga por um lugar na decisão. Os dois clubes se enfrentam nesta quarta, no Rio. O duelo de ida terminou empatado sem gols.

Apesar de ter a vantagem do empate, o Corinthians entrou em campo com uma postura ofensiva: Fabinho foi o único volante de origem escalado no meio, composto ainda por Eduardo Ramos, Lulinha e Diogo Rincón. Mas sem precisar correr riscos, o time alvinegro iniciou a partida apostando principalmente nos lançamentos.

Sem ser muito ameaçado pelo São Caetano, o Corinthians também passou a explorar as jogadas pelas laterais. Foi assim que a equipe de Mano assustou Luiz duas vezes. Na segunda, inclusive, nasceu o escanteio que originou o gol alvinegro. André Santos cobrou, a bola tocou em Chicão e foi para as redes.

Depois disso, o Corinthians diminuiu ainda mais os riscos e passou a explorar a velocidade do ataque. O São Caetano, por sua vez, tentou fazer pressão em bolas alçadas na área. Não obteve sucesso.

Na etapa final, a situação ficou ainda melhor para os visitantes logo aos 5min. André Santos cobrou falta com precisão e aumentou para 2 a 0 a vantagem no placar. Pintado, então, mudou seu time e tentou colocá-lo à frente. Mano fez o contrário.

E foram as alterações corintianas que deram certo. Já aos 38min, Herrera disparou pela direita e cruzou rasteiro para Acosta. O uruguaio completou de primeira, na velocidade, e ampliou para 3 a 0. No fim, Tuta ainda descontou para o São Caetano, em contra-golpe.

SÃO CAETANO
Luiz; Lino, Tobi (Caiuby) e Leonardo; Daniel, Galiardo, Hernani (Rosembrick), Rafinha e Rodrigo Ninja (Andrezinho); Vandinho e Tuta
Técnico: Pintado

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho (Wellington Saci), Eduardo Ramos, Lulinha (Nilton) e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Público: 21.437 pagantes
Renda: R$ 613.265,00
Cartões amarelos: Rodrigo Ninja, Rafinha (SC); Chicão, Eduardo Ramos, William, Dentinho, Fabinho, André Santos (C)
Gols: Chicão, aos 27min do primeiro tempo; André Santos, aos 5min, Acosta, aos 38min, e Tuta, aos 43min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host