! Manchester faz sua parte, vence o Wigan e se torna bi inglês - 11/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/05/2008 - 13h02

Manchester faz sua parte, vence o Wigan e se torna bi inglês

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Há exatos 40 anos, duas equipes não chegavam à última rodada empatados em pontos na briga pela conquista do Campeonato Inglês. O Manchester United, um dos candidatos, não queria que a história se repetisse --o Manchester City levou a melhor na temporada 1967/1968. Por isso, precisava de uma simples vitória sobre o Wigan, uma vez que tinha um saldo de gols superior ao do Chelsea. E foi o que ocorreu. Superou o rival por 2 a 0, fora de casa, e se sagrou bicampeão da Premier League. O elenco londrino sequer fez sua parte --empatou com o Bolton por 1 a 1.

DESEMPATE NA ÚLTIMA HORA
O gol que o Chelsea levou do Bolton no fim do jogo impediu um fato raro no campeonato nacional. Até este ano, o Inglês havia terminado em apenas cinco ocasiões com os dois primeiros times empatados em número de pontos. A lista:
1923-24 - Huddersfield Town campeão ante o Cardiff City
1949-50 - Portsmouth superou o Wolverhampton Wanderers
1952-53 - Arsenal levou a melhor sobre Preston North End
1964-65 - Manchester United ficou à frente do Leeds United
1988-89 - Arsenal desbancou
o tradicional rival Liverpool
VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL
NA ITÁLIA, EMOÇÃO ATÉ O FIM
Com isso, os Red Devils chegam aos 87 pontos, dois mais do que o Chelsea, que precisou se contentar com a segunda posição. E asseguraram o 17º título da competição.

A conquista deste domingo, aliás, é a primeira conquista do elenco comandado por Alex Ferguson num curto espaço de tempo sobre o Chelsea. No dia 21 deste mês, os dois clubes decidirão a Liga dos Campeões, em Moscou, na Rússia.

O triunfo na última rodada foi apenas o complemento de uma excelente campanha. Foi superior em quase todos os critérios. Teve o maior número de vitórias (27), o ataque mais positivo (80 gols) e a defesa menos vazada (22 tentos sofridos).

O destaque desse desempenho foi o português Cristiano Ronaldo. O meia-atacante foi o autor do primeiro gol da vitória sobre o Wigan, anotado em uma cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo. Assim, ele se tornou o artilheiro do Campeonato Inglês, com 31 tentos.

Ryan Giggs também entrou para a história nessa conquista. Além de marcar o segundo gol no confronto e que selou o título, o galês fez sua 758ª partida pelo clube e igualou o recorde do lendário Bob Charlton.

Vitória complicada

O Manchester United encontrou um adversário disposto a estragar a festa do título. Exemplo desse cenário foi o começo do duelo. O Wigan esteve mais próximo de abrir o marcador. Aos 20min, por exemplo, Boyce aproveitou vacilo da zaga dos Red Devils e quase fez o primeiro para os donos da casa.

Os visitantes pareciam assustados. Quase não levavam perigo ao gol de Kirkland. Sua primeira real chance ocorreu somente aos 25min, numa cobrança de falta de Cristiano Ronaldo. E foi com o português que o Manchester começou a definir sua conquista.

Aos 32min, o meia-atacante cobrou pênalti sofrido por Rooney e fez o primeiro. Enquanto isso, o Chelsea pressionava, mas conseguia superar o Bolton, em pleno estádio Stamford Bridge. A cada minuto, o título do elenco de Manchester se aproximava.

No entanto, o ucraniano Shevchenko pegou rebote e fez o primeiro do Chelsea, aos 17min da etapa final. Desta vez, a tensão mudou de local. A equipe do brasileiro Anderson sentiu o tento em Londres e quase levou o gol de empate do Wigan. Aos 23min, Heskey cabeceou com perigo.

Apesar da apreensão no estádio JJB Stadium, suportou um melhor momento do rival e ainda encontrou seu segundo gol. Aos 34min, Giggs, que havia entrado na segunda etapa, tocou na saída do goleiro Kirkland e definiu o bi nacional para o Manchester United.

Para completar a festa, o Chelsea ainda levou o gol de empate do Bolton, feito por Davies, nos minutos finais.

Aston Villa vai à Copa da Uefa

Na briga pela última vaga à Copa da Uefa, o Aston Villa levou a melhor. Empatou com o West Ham por 2 a 2, fora de casa, e subiu para 60 pontos. O Blackburn, que também sonhava com o torneio continental, foi goleado pelo Birmingham (4 a 1) e estacionou nos 58 pontos. O Everton, que derrotou o Newcastle por 3 a 1, confirmou a quinta posição (65 pontos).

A grande surpresa da rodada foi a surpreendente goleada do Middlesbrough sobre o Manchester City por 8 a 1, em casa. O atacante brasileiro Afonso Alves fez três gols --Fábio Rochemback, Johnson, Downing, duas vezes, e Aliadiere completaram o marcador. O ex-santista Elano fez o gol de honra do adversário.

Na parte de baixo da tabela, Birmingham e Reading venceram suas partidas, mas foram rebaixados --o Derby County já havia caído para a segunda divisão nacional.

O Birmingham derrotou o Blackburn por 4 a 1 e chegou aos 35 pontos. No entanto, foi superado pelo Fulham, que se livrou da queda após a vitória sobre o Portsmouth por 1 a 0 e somou 36 pontos.

Já o Reading fez sua parte. Goleou o Derby County por 4 a 0 e também contabilizou 36. Entretanto, perdeu no saldo de gols para o Fulham --24 negativos contra 22 negativos do adversário. Por isso, também deixa a elite do futebol inglês.

Outras duas partidas completara a última rodada da Premier League: Tottenham 0 x 2 Liverpool; Sunderland 0 x 1 Arsenal.

Hospedagem: UOL Host