! Na estréia do BR, São Paulo sucumbe ante o Grêmio no Morumbi - 10/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/05/2008 - 20h11

Na estréia do BR, São Paulo sucumbe ante o Grêmio no Morumbi

Julyana Travaglia
Em São Paulo
No primeiro clássico do Campeonato Brasileiro, o São Paulo, em meio à disputa da Copa Libertadores, perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, na noite deste sábado, no Morumbi, e começou com o pé esquerdo a busca pelo terceiro título consecutivo da competição. A derrota representou para a equipe paulista a perda de uma invencibilidade de 19 partidas em casa.

VEJA O GOL DO JOGO NO MORUMBI
Já pelo lado do time gaúcho, os três pontos logo no primeiro confronto dão sobrevida ao técnico Celso Roth, que estava ameaçado de demissão, após as eliminações precoces do Grêmio no Estadual e na Copa do Brasil.

Pereira foi o autor do único gol da disputa, que primou pela falta de criatividade e lances de grandes emoções na fria noite paulistana, com menos de 8.000 pessoas presentes.

Agora, o São Paulo volta novamente suas atenções para o torneio continental, onde na quarta-feira enfrenta o Fluminense, pelas quartas-de-final da competição. O time só volta a jogar pelo Brasileiro no próximo domingo, contra o Atlético Paranaense, fora de casa.

PRINCIPAIS LANCES
Fernando Santos/folha Imagem
Zagueiro Pereira (esq.) foi o autor do único gol do confronto deste sábado, no Morumbi
PRIMEIRO TEMPO
6min - Roger escapa pelo lado esquerdo e cruza visando Perea, mas Rogério Ceni se antecipa e fica com a bola.
9min - Roger bate escanteio fechado e Richarlyson tira o perigo, cabeceando a bola para fora.
30min -Roger enfia boa bola para Perea, que escapa de dois zagueiro e chuta cruzado, rasteiro, para defesa de Rogério.
31min - Dagoberto bate escanteio fechado, mas Vitor consegue espalmar para fora.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOOOLLLL DO GRÊMIO Paulo Sérgio cobra falta e Pereira, sozinho, marca de cabeça 1 a 0.
12min - Roger alça a bola novamente na área do São Paulo e encontra Pereira, que quase amplia novamente de cabeça para os gaúchos.
25min - Dagoberto ganha jogada de dois rivais e cruza para o zagueiro Alex Silva cabecear para fora.
32min - Jancarlos bate falta perigosa para o São Paulo, mas sai, rente à trave do gol gremista.
44min - Rogério Ceni cobra falta. A bola desvia na barreira e sai rente à trave gremista.
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
IMAGENS DA RODADA DA SÉRIE A
COMENTÁRIO DE JUCA KFOURI
O Grêmio, aliviado pela vitória, após um mês sem jogar, pega o Flamengo, também no domingo, no Olímpico.

Sem Adriano, que não ficou nem mesmo no banco de reservas para se poupar para a partida contra o Fluminense, o São Paulo iniciou o clássico com pouca inspiração.

Com Éder Luis na armação das jogadas, foram raros os momentos em que o time da casa levou algum perigo à meta do gremista Vitor. O time gaúcho, por sua vez, procurou explorar os contragolpes.

Aproveitando a falta de ritmo de Jancarlos, estreante na lateral-direita do São Paulo, o Grêmio procurava criar suas jogadas com Roger e Soares, que caiam pelo setor.

Em duas dessas investidas, o Grêmio esteve bem próximo de abrir o placar, sempre com o atacante colombiano Perea, em jogadas criadas por Roger.

Para tentar dar maior movimentação ao ataque do time da casa e aproveitar os chutes de longa distância, Muricy sacou no intervalo da partida o meia-atacante Éder Luis, perdido durante a primeira etapa, e colocou Hernanes em campo.

Mas logo no início da etapa derradeira, o Grêmio mexeu no marcador. Em cobrança de falta de Paulo Sérgio, o zagueiro Pereira subiu sozinho e inaugurou o placar no Morumbi: 1 a 0.

Temendo perder ainda mais o meio-campo, Muricy colocou o jovem Sérgio Mota. Assim, o São Paulo se atirou freneticamente ao ataque. Mas só assustou mesmo nos minutos finais, em cobrança de falta de Rogério Ceni.

E para conter este ímpeto paulista, Celso Roth fechou de vez o time gaúcho, promovendo a estréia de Makelele no Grêmio e segurando o placar favorável no Morumbi.


SÃO PAULO 0X1 GRÊMIO

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Zé Luis, Alex Silva e Miranda; Jancarlos, Fábio Santos, Richarlyson, Éder Luís (Hernanes) e Júnior (Sérgio Mota); Borges e Dagoberto
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO
Victor; Leo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger (Makelele) e Hélder; Soares (Rodrigo Mendes) e Perea (Jonas)
Técnico: Celso Roth

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 10/05/2008, sábado
Árbitro:Luis Antônio Silva Santos (RJ)
Auxiliares:Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
Cartões amarelos:Richarlyson (SP), Eduardo Costa (G), Hélder (G), Perea (G), Rogério Ceni (SP), Pereira (G), Paulo Sérgio (G)
Público:7.929 pagantes
Renda:R$140.295,00
Gols:Pereira, aos 5min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host