! Figueira perde no tempo normal, vence na prorrogação e leva título - 04/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/05/2008 - 18h43

Figueira perde no tempo normal, vence na prorrogação e leva título

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Figueirense derrotou o Criciúma por 1 a 0 na prorrogação neste domingo (4), fora de casa, após perder por 3 a 1 de virada no tempo normal, e conquistou o Campeonato Catarinense.

Agência Estado
Jogadores do Figueirense celebram a conquista em Santa Catarina após a final
MAIS DO CAMPEONATO CATARINENSE
NOTÍCIAS DO CAMPEÃO FIGUEIRENSE
Ao contrário da fase de preparação para a primeira partida da decisão estadual, quando o Figueira teve uma semana inteira para treinar e venceu por 1 a 0, diferente do Tigre, que enfrentou e foi eliminado pelo Vasco na Copa do Brasil, as equipes desta vez focaram a final desde o último final de semana.

Esta foi a terceira vez que os dois times entraram em campo para decidir um título estadual, com a segunda conquista para o Figueira, que já havia triunfado em 1994. Já o Criciúma faturou em 1993. O time da capital também leva vantagem no histórico geral. Acumulou 15 conquistas contra nove do adversário.

Nesta tarde, o que se viu no Heriberto Hülse foi um confronto bastante disputado em um gramado em más condições, uma torcida que lotou as arquibancadas no interior catarinense e um time da casa que pelo segundo ano consecutivo perdeu o título dentro de seus domínios (a Chapecoense deixou Criciúma comemorando no ano passado).

O clima da partida começou a esquentar apenas depois dos 15 minutos, quando as equipes se estudaram e evitaram grandes riscos. Aos 18min, Cleiton Xavier bateu falta próxima à área, a bola passou por todos na jogada e bateu na rede de Zé Carlos pelo lado de fora.

Na resposta, o Tigre avançou em lançamento de Luiz André para Joel, que subiu mais do que a zaga do Alvinegro, cabeceou bem e exigiu grande defesa de Wilson.

O placar foi aberto na seqüência, aos 21min, quando Cleiton Xavier invadiu a área pela direita e chutou cruzado para fazer 1 a 0 para o Figueirense. O empate dos donos da casa surgiu aos 38min, quando o veterano Reginaldo Araújo bateu falta da direita e Cláudio Luiz cabeceou firme para definir o 1 a 1.

O Figueira ainda teve uma chance de voltar à frente do marcador antes do intervalo, aos 45min, quando Asprilla foi à linha de fundo, cruzou e Edu Salles furou no momento da conclusão.

O Criciúma voltou melhor no segundo tempo, e virou o placar aos 14min, quando Zulu recebeu na área, girou o corpo e tocou a bola para as redes do Alvinegro. Os atletas visitantes reclamaram muito de impedimento.

A equipe da casa consolidou o bom momento da etapa complementar aos 31min, com mais um gol de Cláudio Luiz que definiu a vitória no tempo normal por 3 a 1, ao emendar novamente um cruzamento de Reginaldo Araújo.

Cansadas, as equipes não conseguiam criar boas condições no tempo extra. Mas Bruno Santos, aos 4min do segundo tempo, aproveitou assistência de Marquinhos e colocou a bola nas redes para definir a vitória na prorrogação e a conquista do título.

CRICIÚMA
Zé Carlos; Reginaldo Araújo, Cláudio Luiz, Wescley e Uendel (Zulu); Basílio, Marcelo Rosa (Jean Coral), Luiz André (Patric) e Valdeir; Beto e Jael
Técnico: Leandro Machado

FIGUEIRENSE
Wilson; César Prates, Felipe Santana, Asprilla e Leandro; Diogo, Cleiton Xavier, Elton (Alex Júnior) e Diogo; Edu Salles (Marquinhos) e Wellington Amorim (Bruno Santos)
Técnico: Alexandre Gallo

Data: 4/5/2008 (domingo)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Árbitro: José Acácio da Rocha
Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Ângelo Rudmar Bech
Cartões amarelos: Wellington Amorim, Basílio, Edu Salles, Elton, César Prates, Felipe Santana, Leandro (F); Luiz André, Basílio, Zé Carlos, Jael, Jean Coral, Cláudio Luiz (C)
Cartão vermelho: Jael (C)
Gols: Cleiton Xavier (F), aos 21min, Cláudio Luis (C), aos 38min do primeiro tempo; Zulu (C), aos 14min, Cláudio Luiz (C), aos 31min do segundo tempo; Bruno Santos (F), aos 4min do segundo tempo da prorrogação

Hospedagem: UOL Host