! Fortaleza derrota "freguês" Icasa e conquista o bi cearense - 04/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/05/2008 - 18h17

Fortaleza derrota "freguês" Icasa e conquista o bi cearense

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Sem surpresas, o Fortaleza confirmou seu favoritismo. Três dias após superar o "freguês" Icasa por 2 a 0, em Juazeiro do Norte, a equipe da capital voltou a vencer. Desta vez, ganhou por 4 a 2, na tarde deste domingo, no Castelão, e alcançou o segundo título consecutivo do Campeonato Cearense.

Essa conquista, a 37ª de sua história na competição, comprova a força do Fortaleza no futebol local. Para se ter idéia, venceu sete das últimas nove edições do Cearense. Não bastasse isso, transformou-se no principal algoz do Icasa em finais. As duas equipes decidiram os torneios de 2005, 2007 e o deste ano, todas vencidas pelo Fortaleza.

Apesar de não conseguir seu segundo título estadual --o primeiro foi em 1992 e dividido com outros três clubes--, o Icasa tem o que comemorar. Foi campeão do primeiro turno. Além disso, assegurou presença na Série C do Campeonato Brasileiro e na próxima edição da Copa do Brasil.

Mesmo assim, estava disposto a encerrar a seqüência de vices. Por isso, optou por uma postura ofensiva no duelo deste domingo, diferentemente do que havia apresentado na partida de ida, em casa. E foi premiado com gol de Chiquinho, logo aos 10min do primeiro tempo.

O Fortaleza, por outro lado, não estava disposto em ver a decisão ir para a prorrogação. Mesmo em desvantagem no marcador, passou a pressionar o rival. De tanto insistir, Taílson aproveitou um rápido contra-ataque e igualou o marcador, aos 22min do primeiro tempo.

Por incrível que pareça, o Icasa não se intimidou com o tento que daria o título ao rival. Manteve-se no ataque e conseguiu ficar novamente em vantagem. Aos 32min, o zagueiro Tiago aproveitou cruzamento e, de cabeça, anotou o segundo dos visitantes. Ainda no primeiro tempo, aos 41min, Paulo Isidoro igualou.

Esse foi o 14º tento do experiente meia, que, ao lado de Esquerdinha (Boa Viagem), se tornou artilheiro do Campeonato Cearense. O gol, porém, mexeu com o Icasa, que retornou nervoso para o segundo tempo. Logo no começo, Chiquinho recebeu cartão vermelho.

A partir daí, o Fortaleza aproveitou essa superioridade numérica e virou o marcador. Aos 28min, Osvaldo, que já havia anotado um no triunfo da última quinta-feira, fez o terceiro dos donos da casa, que também encerraram a partida com dez em campo --Simão foi expulso, aos 38min.

Nos acréscimos, Rômulo definiu o placar que significou o bi do time da capital cearense.

"O Fortaleza mereceu esse título. Os jogadores estão de parabéns por essa conquista. Isso mostrou a união do nosso grupo", destacou o técnico Heriberto Cunha, ainda no gramado do Castelão, à rádio Vale do Cariri 99,9 FM.

Hospedagem: UOL Host