! Coritiba segura vantagem na Arena da Baixada e é campeão paranaense - 04/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/05/2008 - 17h55

Coritiba segura vantagem na Arena da Baixada e é campeão paranaense

Do UOl Esporte
Em Curitiba
O Coritiba foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-PR, neste domingo, mas manteve a vantagem construída no jogo de ida (2 a 0) e sagrou-se campeão paranaense de 2008, em partida disputada na Arena da Baixada.

CORITIBA CAMPEÃO ESTADUAL
Agência Estado
Coritiba é derrotado na Arena, mas leva o título graças à vantagem do primeiro jogo
Agência Estado
Henrique Dias, do Coritiba, comemora o título estadual após a vitória do Atlético-PR
PÁGINA DO PARANAENSE 2008
O Alviverde chegou a ter a conquista ameaçada, pois o Furacão abriu 2 a 0 no jogo, placar que levaria o jogo para a prorrogação. Um gol de Henrique Dias, aos 19 minutos do segundo tempo, porém, devolveu o título ao Coxa.

Foi a 13ª decisão entre os dois rivais, desde 1941 e o tira-teima no estádio atleticano. Nas duas decisões anteriores, o Coxa venceu o título de 2004 no reduto rubro-negro e em 2005 o Furacão deu o troco em casa.

A partida começou nervosa, com o Atlético procurando acelerar o ritmo, mas o Coritiba mostrava tranqüilidade e tinha mais posse de bola.

O primeiro lance de perigo foi criado pelo Alviverde. Aos 8 minutos, Carlinhos Paraíba recebeu de Pedro Ken e mandou uma bomba, de fora da área, que Vinícius espalmou para escanteio.

De bola parada, porém, o Atlético abriu o placar. Aos 13 minutos, Netinho cobrou falta da direita e surpreendeu o goleiro Edson Bastos, que esperava o cruzamento. A bola encobriu o arqueiro e entrou direto, no canto direito, e fez explodir a torcida atleticana na Arena.

Empurrado pela torcida, o Furacão esteve perto do segundo gol, aos 21 minutos. Na cobrança de uma falta na área, Pedro Oldoni cabeceou com grande perigo. Edson Bastos se esticou e fez bela defesa.

O Coxa sentiu o gol e só voltou a se reequilibrar após o 30 minutos, quando superou a pressão atleticana e passou a agredir um pouco mais o rival.

Precisando fazer mais um gol, o Atlético continuou pressionando no segundo tempo. O Coritiba não conseguia sair de trás.

O resultado da pressão deu resultado e o segundo gol saiu aos oito minutos. Num erro de marcação da defesa do Coxa, Marcelo Ramos dominou dentro da área e tocou na saída do goleiro Edson Bastos.

Mesmo pressionado, o Coxa conseguiu chegar ao gol, aos 19 minutos, numa falha da defesa atleticana. Rodrigo Mancha fez um levantamento na área, a defesa ficou olhando e permitiu que Henrique Dias se antecipasse e tocasse de cabeça para o gol.

O gol colocava novamente o título nas mãos do Coritiba, que quase chegou ao empate, dois minutos depois. Ricardinho fez grande jogada e bateu forte, para bela defesa de Vinícius.

Depois de sofrer o gol, o Atlético se abateu e não conseguiu retomar a pressão. O time precisava fazer pelo menos mais um gol para levar o jogo para a prorrogação, mas viu o Coritiba tocar a bola e comemorar seu segundo título dentro do reduto do rival.


ATLÉTICO-PR 2 X 1 CORITIBA

Atlético-PR
Vinicius; Rhodolfo, Danilo e Antônio Carlos; Nei, Valencia (Rogerinho), Alan Bahia Netinho (Gabriel Pimba) e Léo Medeiros (Piauí); Pedro Oldoni e Marcelo Ramos.
Técnico: Ney Franco

Coritiba
Édson Bastos; Maurício, Nenê e Jéci; Pedro Ken, Rodrigo Mancha, Careca (Marlos), Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Thiago Silvy (Henrique Dias) e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior

Data: 04/05/08, domingo
Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Moisés Aparecido de Souza
Público: 21.881 pagantes (total de 24.129)
Renda: R$ 434.295,00
Gols: Netinho, aos 13 minutos do 1º tempo; Marcelo Ramos, aos 8 minutos; Henrique Dias, aos 19 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Careca, Carlinhos Paraíba (Coritiba); Valência, Nei (Atlético-PR)

Hospedagem: UOL Host