! Goiás completa semana desastrosa e vê primeiro título do Itumbiara - 04/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/05/2008 - 17h53

Goiás completa semana desastrosa e vê primeiro título do Itumbiara

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A temporada começou de forma extremamente positiva para o Goiás, mas os três últimos jogos transformaram o bom início em frustração. Eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians na última quarta-feira, o time esmeraldino corroborou o mau momento neste domingo e perdeu por 3 a 0 para o Itumbiara em pleno Serra Dourada. Com isso, viu o rival erguer a taça do Campeonato Goiano pela primeira vez na história.

"O trabalho que está sendo feito aqui tem muita qualidade. Montamos um elenco de qualidade e todo mundo está lutando muito para obter os resultados positivos", comemorou o técnico Paulo César Gusmão, comandante do Itumbiara, em entrevista coletiva.

Se o sentimento do Itumbiara é de êxtase pela primeira conquista estadual, o Goiás vive o inverso. Dono da melhor campanha da fase de classificação, o time esmeraldino começou a temporada em alta e corroborou o bom momento com um triunfo por 3 a 1 sobre o Corinthians no primeiro confronto das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Nas últimas três apresentações, porém, o bom retrospecto regional e a vantagem na competição nacional ruíram em três derrotas e duas eliminações.

Depois de ter sido superado por 1 a 0 na primeira partida, no domingo passado, o Goiás entrou em campo neste domingo precisando superar o Itumbiara. Por conta disso, o técnico Caio Júnior escalou dois volantes bem presos (Amaral e Ramalho) e deu total liberdade para os meias Evandro e Paulo Baier, que atuaram encostados aos atacantes Alex Terra e Schwenck.

Toda a estrutura que Caio Júnior havia projetado para este domingo, contudo, ruiu em apenas quatro minutos. Basílio arrancou com a bola e cruzou para Landu, que completou para as redes e colocou os visitantes em vantagem aos 4min da etapa inicial.

O gol aumentou a responsabilidade ofensiva do Goiás, que começou a errar passes demais na tentativa de acelerar a transição entre defesa e ataque. Apesar desse nervosismo, o time esmeraldino teve uma oportunidade para empatar aos 11min, em pênalti sofrido por Schwenck. O próprio atacante se encarregou da cobrança e mandou a bola na trave.

"Nós já estávamos nervosos depois do gol sofrido e esmorecemos ainda mais nesse lance. Foi um golpe psicológico para a nossa equipe", analisou Caio Júnior.

Atordoado pelo gol sofrido e pelo erro na penalidade, o Goiás ainda viu sua situação ficar pior aos 15min do primeiro tempo. Em contra-ataque, Basílio arrancou com a bola e finalizou na saída de Harlei para ampliar a vantagem dos visitantes no Serra Dourada.

O primeiro tempo catastrófico para o Goiás ainda deve mais um capítulo aos 43min. Paulo Baier cruzou da direita para Schwenck, que cabeceou com liberdade. A bola bateu na trave do goleiro Sérgio. "Esse lance também poderia ter mudado as coisas", lamentou Caio Júnior.

Diante da superioridade do Itumbiara no primeiro tempo, o comandante do Goiás trocou o lateral-esquerdo Fabinho por Júlio César durante o intervalo. Contudo, ele sequer teve tempo para testar a eficiência da modificação. Aos 4min, Basílio chutou de longe e marcou seu segundo gol no jogo, o terceiro dos visitantes.

O terceiro gol do Itumbiara foi o estopim para a revolta da torcida do Goiás. Depois disso, o público presente no Serra Dourada começou a pedir contratações e criticar a diretoria esmeraldina e o técnico Caio Júnior. Essa insatisfação ficou evidente na substituição de Schwenck, que saiu muito vaiado ao dar lugar a Alex Dias.

A situação do Goiás ficou ainda pior depois que o volante Amaral cometeu falta dura sobre o atacante Landu. Como já tinha recebido cartão amarelo, o meio-campista foi expulso e encerrou qualquer chance de reação da equipe esmeraldina.

Hospedagem: UOL Host