! Inspirado, Sport goleia e elimina o Palmeiras da Copa do Brasil - 30/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/04/2008 - 23h48

Inspirado, Sport goleia e elimina o Palmeiras da Copa do Brasil

Carlos Padeiro
Em Recife
Bem próximo de encerrar jejum de 12 anos sem títulos no Campeonato Paulista, o Palmeiras deu sinais de que ainda está com a cabeça voltada para o torneio estadual. Com uma apresentação apática, foi goleado pelo Sport por 4 a 1, no Recife (PE), numa noite inspirada do meia Romerito, autor de três gols, e acabou eliminado da Copa do Brasil, o caminho mais curto para a Taça Libertadores e tão almejado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Rodrigo Lobo/AE
Com três gols, Romerito foi o grande destaque da goleada do Sport por 4 a 1
PRIMEIRO TEMPO
7min - GOOOLLLL DO SPORT!!! Após cobrança de escanteio, Durval escora para Romerito, que cabeceia e abre o placar para os donos da casa.
15min - GOOOLLLL DO PALMEIRAS!!! No primeiro ataque da equipe paulista, Leandro cruza para Alex Mineiro, que, de cabeça, iguala o marcador.
31min - GOOOLLLL DO SPORT!!! Romerito aproveita toque de Carlinhos Bala, enche o pé e coloca o elenco pernambucano novamente em vantagem.
42min - GOOOLLLL DO SPORT!!! Inspirado na partida, Romerito desvia cobrança de falta feita por Carlinhos Bala e faz o seu terceiro na noite.
SEGUNDO TEMPO
1min - Leandro cobra falta, e o goleiro Magrão espalma e evita o segundo do Palmeiras.
20min - GOOOLLLL DO SPORT!!! Em rápido contra-ataque, Dutra caminha pela esquerda, sem marcação, e bate cruzado.
28min - Após toque de Kléber, Alex Mineiro desvia e exige uma difícil defesa de Magrão.
39min - Kléber tabela com Denílson e recebe na frente. Atacate tira do goleiro Magrão, mas a bola vai para fora.
SPORT: PALMEIRAS MENOSPREZOU
PIERRE: PALMEIRAS ERROU MUITO
NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
PÁGINA DA COPA DO BRASIL
COMENTÁRIO DE JUCA KFOURI
FOTOS DOS JOGOS DA RODADA
Desta forma, o elenco pernambucano, que havia empatado no jogo de ida (0 a 0), assegura presença na fase quartas-de-final do torneio nacional. Seu adversário será o Internacional, que eliminou o Paraná. Nesta quarta-feira, a CBF definiu o mando das partidas. O primeiro jogo será no Beira-Rio, e a partida decisiva na Ilha do Retiro.

A classificação também é uma espécie de revanche para o Sport. Dez anos atrás, na edição de 1998, o Palmeiras, então treinado por Luiz Felipe Scolari, eliminava o time pernambucano nas quartas-de-final, com uma vitória (2 a 0) e um empate (1 a 1), e caminhava a passos largos para seu único título dessa competição.

Desta vez, a história foi bem diferente. O Palmeiras não se encontrou em campo. Seus principais nomes --leia-se Valdivia e Diego Souza-- quase não foram percebidos. Mesmo com um jogador a mais desde o início do segundo tempo (Éverton foi expulso), pouco criou. Além disso, sua defesa falhou bastante, algo pouco visto no ano. A somatória desses fatores resultou em sua primeira decepção no ano.

Agora, tentará salvar o início de temporada com a conquista do Campeonato Paulista. Mas esse objetivo está bem mais próximo de ser alcançado. No domingo, em casa, pode perder por até um gol de diferença da Ponte Preta (no primeiro jogo, venceu por 1 a 0, em Campinas) para se sagrar campeão paulista.

Romerito brilha e faz três

O começo da partida foi um exemplo do que seria esse segundo duelo decisivo entre as duas equipes. Enquanto o Palmeiras era uma equipe desatenta, o rival se mostrou disposto a vencer. Para se ter idéia, o goleiro Magrão tocou pela primeira vez na bola somente aos 14min. Antes, o Sport já havia feito seu primeiro gol.

Após cobrança de escanteio, Durval escorou para Romerito, livre dentro da área, cabecear e fazer o seu primeiro na noite. Por outro lado, o time paulista quase não ameaçava o goleiro do Sport. Quando chegou, fez seu primeiro. Aos 15min, Leandro cruzou para Alex Mineiro, de cabeça, igualar o marcador.

Tudo levava a crer que o Palmeiras mudaria sua postura. Ledo engano. Empurrado por mais de 30 mil torcedores, a equipe treinada por Nelsinho Baptista não se assustou com o tento sofrido e manteve a mesma postura ofensiva. Foi premiada com o segundo, aos 31min, novamente com Romerito, que aproveitou toque de Carlinhos Bala. 2 a 1.

O gol abalou ainda mais o Palmeiras, que continuou errando passes e levando pouco perigo. Para piorar, sofreu o terceiro. Aos 42min, Carlinhos Bala cruzou, e Romerito desviou para fazer seu terceiro na noite. Marcos nada pode fazer para evitar mais um dos rivais.

"Houve muita desatenção na bola parada e isso não pode acontecer", resumiu Élder Granja à Sportv. Para o segundo tempo, Luxemburgo tentou mudar sua equipe. Colocou, por exemplo, Denilson no lugar do volante Pierre. Nada adiantou. Não soube aproveitar nem o fato do volante Éverton ter sido expulso no começo da etapa final.

Além de não aproveitar a vantagem numérica em campo, deixou espaços para o contra-ataque. E levou o quarto do Sport. Aos 20min, o lateral Dutra recebeu livre, caminhou até a entrada da área e bateu cruzado para definir a vitória da equipe pernambucana.

SPORT
Magrão, Diogo, Igor (César), Durval e Dutra; Daniel Paulista, Éverton, Kássio (Fábio Gomes) e Romerito; Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger)
Técnico: Nelsinho Baptista

PALMEIRAS
Marcos, Élder Granja (Makelele), Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre (Denilson), Martinez (Francis), Diego Souza e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Milton Otaviano dos Santos (FIFA-RN)
Cartões amarelos: Leandro, Valdivia, Henrique e Diego Souza (Palmeiras); Romerito e Carlinhos Bala (Sport)
Cartão vermelho: Éverton (Sport)
Gols:Romerito, aos 6min, aos 31min e aos 42min, e Alex Mineiro, aos 15min do primeiro tempo; Dutra, aos 19min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host