! Chelsea se vinga do Liverpool e vai à final da Liga pela 1ª vez - 30/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/04/2008 - 18h11

Chelsea se vinga do Liverpool e vai à final da Liga pela 1ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Chelsea alcançou pela primeira vez em sua história a final da Liga dos Campeões da Europa. A classificação saiu em uma revanche contra o Liverpool, ao derrotar, na prorrogação, o arqui-rival inglês por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Stamford Bridge Stadium, em Londres.

MOMENTOS DA SEMIFINAL DA LIGA
EFE
Drogba abriu o caminho para o triunfo
Crédito
Torres deu esperança para o Liverpool
AP
Lampard fez um decisivo gol de pênalti
Reuters
Drogba marcou o gol que decretou a vaga
ÁLBUM DE FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA DA LIGA DOS CAMPEÕES
A vaga na decisão contra o Manchester United, no dia 21 de maio, em Moscou, teve um significado especial para o Chelsea. O time londrino vinha de duas derrotas consecutivas para o Liverpool no "mata-mata" da Liga, caindo nas semifinais de 2005 e 2007.

Além de obter a revanche, o Chelsea superou seu melhor resultado na competição, que, até então, era a semifinal em 2004, 2005 e 2007.

Com o troco diante do Liverpool, dono de cinco títulos europeus, o Chelsea repete na final da Liga a decisão do Campeonato Inglês. Na "Premier League", o time londrino está empatado em número de pontos com o Manchester a duas rodadas do fim, mas em desvantagem no saldo de gols.

Para chegar à decisão, o Chelsea dependia até mesmo de um empate sem gols. Na partida de ida, o duelo inglês teve igualdade de 1 a 1, com o time londrino marcando seu gol nos acréscimos do segundo tempo.

Mesmo assim, o time londrino se lançou ao ataque desde o começo e, até os 6min, já havia assustado o gol de Reina em duas oportunidades, em chutes para fora de Drogba e Essien.

O Liverpool respondeu aos 10min. Em uma triangulação, Gerrard deixou Torres de frente para o gol, mas, sem ângulo, o espanhol esbarrou em defesa de Cech. Mas a reação parou aí.

Aos 19min, o Chelsea quase marcou com Drogba, livre, chutando à esquerda do goleiro Reina. Com o Liverpool esbarrando na defesa adversária, o Chelsea aproveitou para arriscar e forçou Reina a fazer mais duas defesas em chutes de Essien, aos 22min, e Ballack, aos 26min.

De tanto pressionar, o Chelsea abriu o placar aos 33min. Kalou foi lançado pela esquerda e, ao invadir a área, driblou Hyypia, que havia entrado em lugar de Skrtel, e chutou. Reina espalmou, e Drogba pegou o rebote, marcando o gol em um forte chute no canto esquerdo.

O gol abalou o time do Liverpool, que se intimidou no setor ofensivo e quase levou o segundo gol aos 42min. Em cobrança de falta, sofrida por Kalou, Ballack chutou à direita de Reina, que nem reagiu para tentar a defesa.

Na volta para o segundo tempo, o Liverpool não teve alteração, mas ainda assim criou a primeira oportunidade. Aos 2min, após lançamento da direita, Riise ajeitou de cabeça para Kuyt, que tocou de pé direito para boa defesa de Cech.

MAIORES FINALISTAS DA LIGA
Real Madrid93
Milan74
Liverpool*52
Bayern43
Juventus25
Benfica25
Ajax42
TimeTítulosVices
Após 15 minutos de pouca emoção e muita marcação, o Liverpool finalmente conseguiu empatar em uma jogada individual. Aos 19min, Benayoun partiu da direita para o meio, se livrou de três defensores e tocou para Fernando Torres, que chutou rasteiro no canto esquerdo.

O gol não alterou o panorama da partida, que manteve as duas equipes cautelosas. O Chelsea ainda reforçou seu meio-campo, com a entrada de Malouda em lugar de Kalou, o que diminuiu seu poderio ofensivo. A melhor chance do time saiu em uma jogada individual de Essien, que chutou, sem ângulo, para fora, aos 32min.

O Liverpool não ficou atrás e colocou Pennant na vaga de Benayoun. Com o duelo baseando-se na marcação, poucas chances foram criadas, levando a definição do classificado para a prorrogação.

A prorrogação teve comportamento parecido de ambos os times. O Chelsea voltou com Anelka em lugar de Joe Cole, mas a primeira chance criada foi em uma jogada de escanteio do Liverpool que Torres não conseguiu concluir.

O Chelsea, então, aproveitou sua primeira oportunidade, aos 8min, em uma falha de Hyypia, que cometeu pênalti sobre Ballack em lance de pouco perigo. Na cobrança, Lampard chutou no canto esquerdo para marcar.

De novo atrás no placar, o Liverpool tentou a reviravolta com a entrada de Babel em lugar de Torres, o que pouco levou de novidade para a partida.

Com o Chelsea tocando bem a bola, o gol que decretou a classificação saiu no fim do primeiro tempo. Aos 15min, Anelka foi lançado pela direita, invadiu a área e cruzou para Drogba chutar no canto esquerdo e marcar seu sexto gol na competição.

Durante todo o segundo tempo, o Chelsea se fechou bem na defesa, dando poucas opções ao Liverpool. Mesmo assim, os "Reds" ainda marcaram pela segunda vez, em um chute de Babel de longa distância, a três minutos do fim. Mas o tempo restante não foi suficiente diante da defesa londrina, que segurou o resultado e a vaga na final.

CHELSEA 3 X 2 LIVERPOOL

CHELSEA
Petr Cech; Essien, Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole; Makelele, Michael Ballack, Frank Lampard (Shevchenko) e Joe Cole (Anelka); Drogba e Kalou (Malouda)
Técnico: Avram Grant

LIVERPOOL
Reina; Arbeloa, Carragher, Skrtel (Hyypia) e Riise; Xabi Alonso, Mascherano, Gerrard e Benayoun (Pennant); Kuyt e Fernando Torres (Babel)
Técnico: Rafa Benítez

Local: Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Juiz: Roberto Rosetti (ITA)
Cartões amarelos: Xabi Alonso e Arbeloa (A)
Gols: Drogba, aos 33min do primeiro tempo e aos 15min do primeiro tempo da prorrogação, e Lampard, aos 8min do primeiro tempo da prorrogação; Fernando Torres, aos 19min do segundo tempo, e Babel, aos 12min do segundo tempo da prorrogação

Hospedagem: UOL Host