! Goiás perde do Itumbiara na primeira partida da decisão goiana - 27/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/04/2008 - 18h16

Goiás perde do Itumbiara na primeira partida da decisão goiana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Goiás perdeu por 1 a 0 para o Itumbiara, neste domingo, fora de casa, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Goiano. Com isso, o time esmeraldino vai precisar vencer por um gol de diferença na partida de volta, no próximo domingo, no Serra Dourada, para ser campeão.

As duas equipes possuem históricos totalmente diferentes. O alviverde já foi campeão goiano 21 vezes, enquanto que o adversário jamais chegou até mesmo em uma decisão estadual. Porém, Goiás e Itumbiara se assemelham no que diz respeito ao alto investimento para esta temporada.

O Itumbiara tem o conhecido técnico Paulo César Gusmão, que dirigiu times grandes do Brasil, como o Botafogo e o Cruzeiro. Já o Goiás apostou em Caio Júnior, que comandou o Palmeiras no ano passado.

Os visitantes entraram em campo com Fábio Oliveira, vice-artilheiro do campeonato com 12 gols -dois a menos que Túlio Maravilha, do Vila Nova. No Goiás as apostas eram no goleiro Harlei, no meia Paulo Baier e no atacante Schwenck. Alex Terra, liberado pelo departamento médico, começou no banco de reservas.

O jogo

Em campo, o Itumbiara não se intimidou e jogou para cima do Goiás. Aos 20 minutos, Osmar pegou rebote e abrigou Harlei a fazer nova defesa. Aos 26, Caíco recebeu de Claudecir a bateu da entrada da área. A bola passou perto da meta.

Os alviverdes também já tinham chegado com perigo, com chute rasteiro de Evandro para fora, mas foi muito pouco para os 45 minutos iniciais.

Na etapa final, o técnico Caio Júnior tentou mudar o poderio de ataque, que estava fraco até então, colocando Alex Terra no lugar de Anderson Aquino.

No entanto, quem marcou foi o Itumbiara. Caíco tocou para Basílio, que chutou antes mesmo da bola cair no chão e abriu o placar, aos 25. Caio Júnior tentou então colocar o experiente Alex Dias no lugar de Schwemck.

Mas pouco depois, Vitor acertou uma cotovelada em Basílio, foi expulso e deixei o Goiás com um homem a menos, o que complicou de vez a vida dos visitantes.

Antes da partida de volta, o Goiás vai enfrentar o Corinthians, na quarta-feira, no Morumbi, pelo jogo de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil. No primeiro duelo, vitória do time goiano por 3 a 1. Nesta competição, o gol fora de casa é primeiro critério utilizado para desempate.


Itumbiara
Sérgio; Claudemir, Anderson Santos, Henrique Santos e Osmar (Tiago Fernandes); Luciano Totó, Leandro Carvalho, Wellington Saci e Caíco; Landu e Fábio Oliveira (Basílio)
Técnico: Paulo Cesar Gusmão

Goiás
Harlei; Vitor, Paulo Henrique, Ernando e Fabinho (Julio César); Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Anderson Aquino (Alex Terra) e Schwenck (Alex Dias)
Técnico: Caio Júnior

Local: Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara -GO
Árbitro: Luiz Alberto Bites
Cartões Amarelos: Ernando e Vitor (G); Landu e Lucioano Totó (I)
Cartão Vermelho: Vitor (G)
Gol: Basílio (I), aos 25 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host