! Figueirense bate Criciúma e pode empatar no jogo de volta - 27/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/04/2008 - 18h12

Figueirense bate Criciúma e pode empatar no jogo de volta

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Figueirense venceu o Criciúma por 1 a 0 neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense. Com esse resultado, os donos da casa poderão jogar pelo empate no próximo domingo, no Heriberto Hulse, na partida de volta.

Antonio Carlos Mafal/Mafalda Press/AE
Equipe alvinegra venceu com gol na etapa inicial e pode empatar para ser campeã
MAIS DO CAMPEONATO CATARINENSE
Uma vitória do Criciúma por qualquer diferença de gols leva a partida para a prorrogação e, caso esta termine empatada, a decisão do título irá para os pênaltis.

Esta é a quarta vez que os dois times entram em campo para decidir um título estadual. O Figueira ficou com duas conquistas, em 1994 e 2002. Já o Criciúma faturou em 1993. O time da capital também leva vantagem no histórico geral. Acumulou 14 conquistas contra nove do adversário.

Para este jogo, o time do técnico Alexandre Gallo pôde treinar por cerca de 15 dias, pois não participou da decisão do segundo turno, e estava com força máxima.

A equipe do interior, por sua vez, travou duelos decisivos contra o Vasco, pela Copa do Brasil, competição da qual foi eliminada, e ainda jogou a "final" do returno, quando levou vantagem sobre o Avaí, na última rodada, e ficou com a vaga para enfrentar o Figueira, campeão do primeiro turno.

A equipe do técnico Leandro Machado não tinha dois atletas suspensos: Reginaldo Araújo e Jean Coral. Em contrapartida, os donos da casa tinham oito jogadores pendurados, contra apenas quatro do adversário.

O jogo

Quando a bola rolou, o Figueirense começou mais perigoso. Tanto que abriu o placar aos noves minutos. Claiton Xavier cobrou falta próxima da área, a bola bateu em Edu Sales e entrou. O árbitro deu o gol para Sales.

Aos 33, o mesmo Sales tocou para Wellington, que se livrou bem dos defensores e bateu. O goleiro Zé Carlos fez a defesa.

Na etapa final, o técnico Gallo foi obrigado a fazer duas alterações por causa de contusão, antes do 20 minutos. Entraram Rodrigo Fabri no lugar de Élton e Leandro na vaga de Asprilla.

Aos 14, Fabri arriscou de fora da área e obrigou Zé Carlos a espalmar para escanteio. O meia, porém, levou cartão amarelo pouco depois, por falta cometida, e não poderá jogar a decisão, pois estava pendurado.

O Criciúma tentava equilibrar o jogo, mas o Figueira mantinha o adversário preocupado com os contra-ataques para não sofrer pressão. A tática deu certo e o time do litoral segurou o triunfo até o final.

Figueirense
Wilson; César Prates, Felipe Santana, Asprilla (Leandro) e Marquinhos (Bruno Perone); Diogo, Cleiton Xavier, Fernandes, Élton (Rodrigo Fabri); Edu Sales e Wellington Amorim
Técnico: Alexandre Gallo

Criciúma
Zé Carlos; Patric, Cláudio Luiz, Wescley e Uendel; Basílio, Luis André (Emerson), Marcelo Rosa (Adriano) e Jael; Beto e Zulu
Técnico: Leandro Machado

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Árbitro: Wagner Tardelli
Cartões Amarelos: Rodrigo Fabri e Diogo (F); Emerson (C)
Gol: Edu Sales (F), aos oito minutos do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host