! Cruzeiro faz 5 a 0 no Atlético e põe as mãos na taça em Minas - 27/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/04/2008 - 17h56

Cruzeiro faz 5 a 0 no Atlético e põe as mãos na taça em Minas

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Em uma partida em que dominou completamente, o tempo todo, com exceção dos 10 da etapa inicial, o Cruzeiro goleou impiedosamente o Atlético-MG, por 5 a 0, na tarde deste domingo, no Mineirão, resultado que praticamente lhe garante o título mineiro. Com a goleada, a equipe celeste devolveu, com juros e correção, o feito atleticano do ano passado, quando também jogava em desvantagem, e fez 4 a 0 na primeira parte daquela final.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Light Press/Divulgação
Jogadores do Cruzeiro comemoram um dos 5 gols marcados na vitória sobre Atlético
PRIMEIRO TEMPO
5min - Danilinho bateu falta do lado esquerdo, Rafael Miranda desviou de cabeça e Fábio, no reflexo, fez uma bela defesa.
12min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Juninho falhou ao não cortar cruzamento alto da esquerda, Marcelo Moreno tocou e Leandro Almeida ainda tentou salvar, mas a bola acabou nas redes atleticanas.
18min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Jadílson cruzou da esquerda, o zagueiro Marcos tentou cortar e acabou enganando o goleiro Juninho, que não conseguiu evitar o gol.
38min GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! - Wagner fez ótimo lançamento e deixou Ramires em ótima situação para tocar na saída do goleiro Juninho, encobrindo o goleiro e fazendo o terceiro gol.
SEGUNDO TEMPO
20min - Renan Oliveira, em seu último lance, antes de ser substituído por Marcelo Nicácio, acertou a trave celeste, com o goleiro Fábio sem ação no lance.
22min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Guilherme, aproveitando mais uma falha da defesa atleticana, fez o quarto do seu time.
27min - O volante Henrique teve campo e avançou, arriscando um chute de longe, que foi defendido pelo goleiro Juninho.
33min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Guilherme puxou contra-ataque, tocou para Leandro Domingues que carregou a bola e na saída de Juninho tocou e Wagner ainda completou para as redes.
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
Dessa vez, no entanto, o Cruzeiro, que novamente entrou em campo com vantagem de dois empates ou de vitória e derrota pela mesma diferença de gols, não deu a menor chance ao rival e demonstrou enorme superioridade sobre o oponente, completamente batido em campo. Com esse resultado, para o time celeste não comemorar o título no próximo domingo, o Atlético-MG terá de vencer por seis gols de diferença, tarefa absolutamente improvável.

O Cruzeiro pode perder até por cinco gols, que será campeão estadual. Antes do jogo da volta, no entanto, os dois times terão compromissos difíceis, na próxima quarta-feira, por competições diferentes. A equipe de Adilson Batista entra confiante contra o Boca Juniors, na Argentina, pela primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores, enquanto o time de Geninho precisa superar o abatimento e vencer o Náutico para seguir na Copa do Brasil. No Recife, no jogo de ida, o time pernambucano ganhou por 3 a 2.

Geninho e Adilson Batista, que fizeram mistério sobre as escalações, apresentaram novidades ao oficializar os times. Geninho optou em escalar o volante Xaves no lugar de Renan, para aumentar a capacidade de marcação, enquanto o jovem atacante Renan Oliveira começou como titular, pela primeira vez, formando dupla com Marques. Pelo lado celeste, Fabrício, cujo retorno era esperado, após dois meses ausente, em função de um cirurgia de hérnia inguinal, ficou no banco, com Henrique atuando.

O começo de jogo foi melhor para o Atlético, que conseguiu nos 10 minutos iniciais envolver a defesa cruzeirense. Fábio, aos 5min, impediu o primeiro gol da partida, quando Rafael Miranda desviou cruzamento de Danilinho. O veterano Marques, que participou do seu 30º clássico, levava perigo aos marcadores pelo lado esquerdo, mas Danilinho, muito marcado, e o garoto Renan Oliveira, inibido, pouco produziam.

Danilinho foi marcado em cima por Marquinhos Paraná, escalado teoricamente como lateral-direito, mas que não guardou posição. Aos poucos o Cruzeiro acertou a sua marcação e assumiu o controle do jogo. Marcelo Moreno, aos 12 min, fez o primeiro gol, em falha do goleiro Juninho. Esse lance desorientou completamente. Seis minutos depois, Marcos contra, ampliou para o time celeste.

Ao tentar reagir, o Atlético se expôs aos contra-ataques cruzeirenses, que teve chances de aumentar o marcador. Aos 22min, por exemplo, Wagner acertou chute forte, cuja bola resvalou no travessão, e aos 38min o Cruzeiro marcou o terceiro. Ramires aproveitou lançamento de Wagner e encobriu Juninho. Três minutos depois, o goleiro atleticano fez grande defesa em chute de Guilherme, impedindo o quarto gol adversário.

O Atlético-MG voltou para o segundo tempo com Renan e Agustin Viana nos lugares dos laterais Gérson e Thiago Feltri. O Cruzeiro, que retornou com a mesma formação, continuou muito melhor em campo, embora o time atleticano tentou atacar, mas sem consistência, visando pelo menos diminuir a vantagem adversária e manter as esperanças para o jogo da volta.

Mas o alvinegro fracassou nessa tentativa também. A primeira substituição de Adilson Batista foi aos 18min, quando ele tirou Jadílson e colocou Jonathan. O lateral-esquerdo, um dos destaques no primeiro tempo, admitiu que não gostou de ter deixado o campo. "Quando a gente está jogando bem não gosta de sair", justificou. Do lado de fora, Jadílson viu o Cruzeiro ampliar a ainda mais a sua vantagem.

Guilherme, aos 22min, fez 4 a 0, igualando o marcador do Atlético-MG há um ano, para delírio da torcida cruzeirense, que cantou e vibrou muito. Do outro lado, os atleticanos começaram a deixar o Mineirão, completamente abatidos. Depois disso, o Cruzeiro administrou ainda mais o resultado. Apesar de reduzir o ritmo, o time celeste ainda chegou ao quinto gol, por intermédio de Wagner, aos 33min.

Atlético-MG
Juninho; Gérson (Renan), Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri (Agustin Viana); Xaves, Rafael Miranda, Márcio Araújo e Danilinho; Marques e Renan Oliveira (Marcelo Nicácio)
Técnico: Geninho

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Espinoza, Thiago Heleno e Jadílson (Jonathan); Henrique, Charles (Fabrício), Ramires e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno (Leandro Domingues)
Técnico: Adilson Batista

Data: 27/4/2008 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 48.903 pagantes
Renda: R$ 1.011.020
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Maria Elisa Correia Barbosa (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Marquinhos Paraná, Ramires (Cruzeiro), Xaves (Atlético-MG)
Gols: Marcelo Moreno, aos 12min, Marcos (contra), aos 18min e Ramires, aos 38min do primeiro tempo; Guilherme, aos 22min, Wagner, aos 33min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host