! No sufoco, Botafogo derrota a Portuguesa e avança na Copa BR - 23/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

23/04/2008 - 19h30

No sufoco, Botafogo derrota a Portuguesa e avança na Copa BR

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Foi no sufoco e decidido apenas nos detalhes. Porém, o Botafogo derrotou a Portuguesa por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, e avançou na competição. Lúcio Flávio e Fábio marcaram para o time alvinegro, enquanto Christian anotou o tento da Lusa.

PRINCIPAIS LANCES
Folha Imagem
Mesmo com dificuldades, o time do Rio de Janeiro avançou na Copa do Brasil
PRIMEIRO TEMPO
3min - Zé Carlos cruza da esquerda para Wellington Paulista, que cabeceia para fora.
4min - Preto faz boa jogada individual, mas a bola corre um pouco. Renato Silva, então, recua para Renan. O goleiro chuta em cima do zagueiro do Botafogo e ela quase morre no fundo da rede.
11min - Lúcio Flávio centra da esquerda, mas Jorge Henrique, mesmo sozinho, chuta por cima do travessão.
22min - Diguinho arremata da entrada da área, a bola desvia num jogador da Portuguesa e complica a vida de André Luís, que salva a Lusa.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio cobra e coloca a bola no ângulo esquerdo de André Luís.
11min - GOOOLLL DA PORTUGUESA!!! Diogo trabalha como pivô e deixa Christian livre para colocar a bola no fundo da rede.
20min - Contra-ataque da Portuguesa. Rogério recebe na entrada da área e toca na saída de Renan. A bola tem endereço certo, mas Leandro Guerreiro salva o Botafogo em cima da linha.
27min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio bate falta para dentro da área e a bola encontra Fábio, que não perdoa.
ELIMINAÇÃO FRUSTRA PORTUGUESA
LÚCIO FLÁVIO NA DECISÃO
JUCA KFOURI COMENTA A PARTIDA
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DA PORTUGUESA
MAIS FOTOS DA PARTIDA
Agora, o Botafogo encara nas quartas-de-final o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Náutico. O primeiro jogo será disputado nesta quarta-feira, em Pernambuco.

Só que antes, o Botafogo entra em campo pelo Campeonato Estadual. Neste domingo, às 16h, no Maracanã, o Alvinegro pega o Flamengo, na primeira partida da final do certame.

A Portuguesa, já eliminada do Campeonato Paulista, só volta atuar no dia 11 de maio, quando enfrenta o Figueirense, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro.

Com o Engenhão lotado, o Botafogo começou a partida em cima da Portuguesa. Em 11 minutos, o Alvinegro já tinha perdido duas boas oportunidades. Uma com Wellington Paulista e a outra com Jorge Henrique.

O resultado de 0 a 0 não interessava a Portuguesa. Porém, a equipe paulista, na realidade, só teve uma chance em todo o primeiro tempo. A Lusa passou toda a etapa inicial no campo de defesa.

O Botafogo foi bem superior e teve chances de ir para o intervalo com a vantagem. "Não podemos nos desesperar. Estamos jogando bem e o gol pode sair no segundo tempo", avisou o volante alvinegro Túlio.

O panorama do segundo tempo foi igual ao primeiro. Porém, desta vez, o Botafogo levou melhor sorte e abriu o placar logo aos três minutos, por intermédio de Lúcio Flávio.

A vantagem animou ainda mais os torcedores. Porém, a alegria alvinegra durou apenas oito minutos. Após receber belo passe de Diogo, Christian ficou na frente de Renan e deixou tudo igual.

O empate deixou o jogo emocionante. Aos 20 minutos, Lúcio Flávio chutou e André Luís defendeu. No lance seguinte, Leandro Guerreiro salvou o Botafogo em cima da linha, após toque de Rogério na saída de Renan.

Aos 22, Fábio, recebeu na entrada da área e chutou para ótima intervenção do goleiro da Portuguesa, que mandou a escanteio. Na cobrança, Renato Silva cabeceou, mas, novamente, André Luís salvou a Lusa.

O Botafogo, aos 27, acabou desempatando com Fábio. A partir daí, o duelo ficou emocionante. A Portuguesa foi para o tudo ou nada, enquanto o Alvinegro, nos contra-ataques, tentou o terceiro gol para matar o jogo. Nada foi alterado e o time de General Severiano saiu do Engenhão classificado.

BOTAFOGO
Renan, Renato Silva, Leandro Guerreiro e André Luís; Alessandro, Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio (Edson) e Zé Carlos (Fábio); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Túlio Souza).
Técnico: Cuca

PORTUGUESA
André Luis, Halisson, Erick e Marco Aurélio; Patrício, Dias (Júlio Santos), Carlos Alberto, Preto (Rogério) e Bruno Recife; Diogo e Christian (Vaguinho).
Técnico: Vágner Benazzi

Data: 23/04/2008 (Quarta-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: João Patrício de Araújo (GO) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
Público: 40.000 pagantes
Renda: R$ 353.287,00
Cartões amarelos: Alessandro e Diguinho (Botafogo). Dias, Erick e Marco Aurélio (Portuguesa).
Gols: Lúcio Flávio, aos 3 minutos; Christian, aos 11 minutos; e Fábio, aos 27 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host