! Com gás e apagão, Palmeiras supera pressão e vai à final - 20/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/04/2008 - 18h13

Com gás e apagão, Palmeiras supera pressão e vai à final

Jorge Corrêa e Julyana Travaglia
Em São Paulo
Era um jogo de pressão para ambos os lados. Pelo lado do Palmeiras, pesava o fato de o clube não chegar à final do Campeonato Paulista desde 1999, quando foi superado pelo Corinthians na decisão. No São Paulo, além de ter superado as dificuldades com um gás no vestiário, a vaga na final contra a Ponte Preta representaria o fim dos boatos de erro no planejamento em contratações. Mas o alviverde fez valer a pressão das arquibancadas e levou a melhor na semifinal disputada no Parque Antarctica, batendo o rival tricolor por 2 a 0.

VEJA OS GOLS DE LEO LIMA E VALDIVIA
Este placar foi o suficiente para que o time do técnico Vanderlei Luxemburgo avançasse e o de Muricy Ramalho caísse mais uma vez na semifinal do Estadual, como na temporada passada.

Agora, o São Paulo dedica-se exclusivamente à Copa Libertadores, onde na próxima quarta-feira define ou não sua classificação às oitavas-de-final do torneio, contra o Atlético Nacional, no Morumbi.

Antes de enfrentar a Ponte Preta pela final do Paulista, o Palmeiras ainda encara na quinta-feira os pernambucanos do Sport, pela Copa do Brasil, em casa.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Léo Lima primeiro gol do Palmeiras; time está na final do Paulista
PRIMEIRO TEMPO
16min - Adriano recebe fora da área, gira em cima do zagueiro, abre para a esquerda e finaliza. Chute sai pela linha de fundo, sem perigo. Gustavo é quem estava na marcação.
19min - Boa chegada do Palmeiras. Martinez abre com Leandro, que dá em Alex Mineiro. O camisa 9 enfia de primeira para Martinez que entra na área e tenta Kléber. Zaga do São Paulo afasta pela linha de fundo.
20min - Dagoberto faz boa jogada na ponta esquerda, deixa Élder Granja no chão e cruza na área. Joílson chega e cabeceia por cima do gol de Marcos. Bela jogada do camisa 11 do São Paulo.
22min - GOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!! Léo Lima arrisca de fora da área. Com muitos jogadores à sua frente, Rogério Ceni não consegue ver o efeito da bola e acaba sendo enganado. Bola entrou no meio do gol.
29min - Miranda tenta sair jogando com Fábio Santos, o camisa 8 não consegue dominar e Léo Lima rouba. O camisa 27 arrisca de longe e bola pasa perto da meta de Rogério, que estava mal posicionado.
38min - Boa chegada do São Paulo. Jorge Wágner cruza na área. Adriano cabeceia e bola acerta as costas de Gustavo. Henrique corta o rebote com um chutão.
SEGUNDO TEMPO
6min - Leandro cruza na área, Rogério Ceni fica no meio do caminho e Valdívia chuta para o gol. Bola passa perto da meta do São Paulo.
12min -Júnior carrega com certa facilidade e arrisca para o gol. Goleiro Marcos só encaixa.
14min - Hernanes recebe passe, abre ângulo e finaliza para o gol. Marcos faz a defesa no cantinho. Escanteio para o tricolor.
20min - Alex Mineiro ganha no campo de defesa, Denílson recebe e chuta por cima do gol de Rogério.
25min - Em falta cobrada direta, Jorge Wagner chuta com muito perigo, mas o goleiro Marcos consegue dar dois passos para trás antes de fazer boa defesa.
27min - Valdívia recebe passe e carrega livre até a entrada da área. O chileno arrisca mas goleiro Rogério faz a defesa.
29min - Borges lima a jogada, arrisca de fora da área e bola passa perto do gol de Marcos.
38min - GOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!! Contra-ataque do Palmeiras, dois contra um. Wendel carrega até a entrada da área e deixa Valdívia de frente para o gol. O chileno só coloca no fundo das redes.
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
PÁGINA DO PAULISTÃO
Na tática, a entrada de Martinez no lugar de Pierre, suspenso, não chegou a surpreender. Mas o ataque são-paulino com Dagoberto provocou um bico enorme no atacante Borges, que só entrou na segunda etapa. Reintegrado ao time, Fábio Santos ocupou a vaga do suspenso Zé Luiz, com Júnior na vaga de Richarlyson, também fora do confronto.

O duelo que começou com falatório entre dirigentes durante a semana foi altamente estudado pelos dois times nos minutos iniciais da partida. Parecia que o gol só sairia de uma falha de uma das defesas.

E arriscando mais por precisar reverter o placar de 2 a 1 do primeiro confronto do Morumbi, na semana passada, o Palmeiras se arriscou mais ao ataque. E conseguiu a falha esperada.

Em jogada individual de Léo Lima, o meia tentou de longe bater Rogério Ceni. E conseguiu, com uma bola de efeito, enganar o são-paulino, que se antecipou pulando para o lado direito, enquanto a bola morria no meio de seu gol: 1 a 0.

A falha do gol da desclassificação ficou nas costas do maior ídolo são-paulino: Rogério Ceni. O aclamado camisa 1 tricolor errou na hora de tentar a defesa. "Não vi o chute e ela [a bola] balançou demais", disse o arqueiro, antes de partir para o vestiário.

Mas o camisa 27 palmeirense ainda tentou eximir o são-paulino da falha. "A bola saiu com um pouco de efeito e acabou enganando ele [Rogério]".

Não fosse o episódio do gás no vestiário são-paulino durante o intervalo, a partida teria primado somente pela emoção da disputa em campo. Os atletas do tricolor precisaram ficar no gramado durante os 15 minutos de intervalo para não inalarem a substância.

"Quando o Muricy ia começar a palestra, começamos a sentir o gás, veio pela janela. Ficou impossível de respirar, era altamente irritante pras narinas e pros olhos", relatou José Sanchez, médico tricolor.

O clima com o gás parece ter mexido com os são-paulinos, que passaram a pressionar mais na segunda etapa. Tentaram várias vezes, em cobranças de escanteios, encontrar Adriano ou seus zagueiros grandalhões para chegarem ao empate. Em vão.

Sem André Dias, expulso por cometer falta em Valdivia, ficou fácil para os palmeirenses atacarem em velocidade com Lenny e Denílson. E foi numa arrancada de Wendel, que também entrou no segundo tempo, que o Palmeiras ampliou.

Venceu os zagueiros são-paulinos na corrida e não foi fominha. Deixou para Valdivia a autoria do tento: 2 a 0 para explodir a torcida palmeirense e fazer faltar luz no estádio, dois minutos depois do gol, sem maiores explicações. O apagão durou cerca de 15 minutos.

Só a torcida palmeirense não apagou. Seguiu gritando, comemorando e apoiando a equipe, até mesmo quando Martinez foi expulso por jogada violenta em Fábio Santos. Soltou um "é campeão" mesmo na partida que colocou o time na final.

Para o São Paulo já não havia mais muito o que fazer. Restou ouvir, pacientemente para não perder a calma no jogo, os gritos de olé das arquibancadas.


PALMEIRAS 2X0 SÃO PAULO

PALMEIRAS
Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Martinez, Léo Lima, Diego Souza (Wendel) e Valdivia; Alex Mineiro (Lenny) e Kléber (Denílson)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Joilson (Sérgio Mota), Fábio Santos, Hernanes, Jorge Wagner e Júnior (Hugo); Dagoberto (Borges) e Adriano
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo
Data: 20/04/2008, domingo
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto
Público:27.680 pagantes
Renda: R$ 1.140.355,00
Cartões amarelos:Élder Granja (Pal), Dagoberto (SP), Fábio Santos (SP), André Dias (SP), Valdivia (Pal), Jorge Wagner (SP), Rogério Ceni (SP)
Cartão vermelho:André Dias (SP), Martinez (Pal)
Gols: Léo Lima, aos 22min do primeiro tempo. Valdivia, aos 39 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host