! Fenerbahce, de Zico, busca semifinal da Liga dos Campeões - 08/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

08/04/2008 - 09h07

Fenerbahce, de Zico, busca semifinal da Liga dos Campeões

Márvio dos Anjos
Da Folhapress
Em São Paulo
Que treinador pode se orgulhar de ter, numa mesma torcida, figuras tão díspares quanto polêmicas como Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari, Muricy Ramalho e Renato Gaúcho, entre outros técnicos de destaque do futebol nacional?

Reuters
Zico tenta diante do Chelsea levar o Fenerbahce a uma inédita semi européia
PERFIL DE ZICO
BLOG: PATO ESTÁ NOIVO
RONALDO NO FLAMENGO
Um dos maiores jogadores do futebol nacional a mergulhar na função de técnico, Zico tenta diante do Chelsea em Londres levar o Fenerbahce (TUR) a uma inédita semifinal européia. E como treinador, já arranca elogios dos colegas.

Quando o time turco entrar no Stamford Bridge, dependendo de um empate para chegar às semifinais da Liga dos Campeões, o ex-craque terá o apoio de grande parte de uma classe dada a divisões internas e extrema competitividade - sem falar em rixas pessoais.

"Como pessoa, ele é excelente, sincero e batalhador", declara Scolari, que comanda Portugal e conhece bem um dos pilares da zaga londrina, o luso Ricardo Carvalho. Sobre o técnico, Scolari não vê surpresas.

"Ele provou que tem excelentes condições quando ele levou o Japão à Copa com bom rendimento. Agora no Fenerbahce foi campeão no primeiro ano e o levou nesse segundo ano a patamares de alto nível na Europa. Ele está colocando na prática tudo que aprendeu com diversos treinadores."

Um dos mestres assumidos de Zico, Telê Santana, é compartilhado por Muricy Ramalho que aplaude a ofensividade do último jogo.
"Ele demonstra muita personalidade. Gostei da mudança que ele fez no primeiro jogo, partindo para cima do Chelsea", afirma o treinador são-paulino, fã confesso do ex-jogador do Flamengo.

O espírito corporativista da classe - e um certo horror a qualquer interferência em seus trabalhos - faz com que os treinadores evitem apontar defeitos. Mas Muricy não se furta de dar um conselho ao colega.
"O que ele não pode é deixar o time atrás na Inglaterra, porque o Chelsea vai sufocar", afirma, dizendo realmente acompanhar a Liga dos Campeões.

A advertência fica ainda mais séria quando se leva em consideração que os astros Ballack, Drogba, Cole e Carvalho foram poupados pelo técnico Avram Grant na rodada de fim de semana, em que o time bateu o Manchester City por 2 a 0.

Em compensação, Zico deverá contar com o lateral Roberto Carlos, que não atuou no 2 a 1 da ida por estar lesionado.

Para Renato Gaúcho, que comanda o Fluminense na boa campanha na Libertadores, facilita muito o fato de Zico ser o jogador que foi. "Ele não foi o Joaquim ou o Manuel, e isso ajuda a conseguir o respeito do time", diz Renato, que afirma ter visto só dois jogos do Fenerbahce na Liga dos Campeões.

Quem melhor confirma isso é Kazim Kazim, autor do gol que empatou a partida de ida, em Istambul. "O que o Zico disser é o melhor, ele está no comando", declarou o turco.

Para Renato Gaúcho, que foi campeão da Copa União em 1987 com Zico pelo Flamengo, os passos do ex-colega são mais impressionantes devido ao obstáculo da língua.

"Teria sido mais fácil orientar brasileiros, mas ele avançou mesmo com essa barreira. E está abrindo mais portas para o técnico brasileiro, então não há como não torcer por ele."

O apoio de Luxemburgo, que comandou o Real Madrid no torneio, em 2005, será total. Além de velhos amigos, Zico é padrinho de sua filha mais velha, Valeska, e tem na base do time três jogadores que foram campeões pelo Cruzeiro em 2003 com o palmeirense: Edu Dracena, Alex, Maldonado e Deivid.

Liverpool x Arsenal
Após dois empates por um gol em Londres, um na Liga dos Campeões e outro no Inglês, Liverpool e Arsenal se enfrentam na terra dos Beatles. Um 0 a 0 dá a vaga ao time da casa, mas o Arsenal fez 2 a 0 no Milan na Itália.

Hospedagem: UOL Host