! Porto goleia e é tricampeão com cinco rodadas de antecedência - 05/04/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

05/04/2008 - 18h39

Porto goleia e é tricampeão com cinco rodadas de antecedência

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Porto goleou o Estrela Amadora por 6 a 0 neste sábado, no estádio O Dragão, chegou aos 63 pontos, e conquistou com cinco rodadas de antecedência o tricampeonato Português. O segundo colocado é o Vitória de Guimarães, com 45 pontos.

Reuters
Goleiro Hélton foi o menos vazado do Nacional após ter sofrido apenas nove gols
CONFIRA MAIS FOTOS DA CONQUISTA
VEJA CLASSIFICAÇÃO DO PORTUGUÊS
Com a derrota, o Estrela Amadora, que enfrenta problemas como atrasos salariais, ficou na 11ª posição, com 28 pontos.

Este é o 23º título da equipe em que atuam os brasileiros Helton, goleiro, e Paulo Assunção, meio-campista. O Benfica é o maior vencedor da competição nacional, com 31 conquistas. O Sporting é o terceiro, com 18.

O Porto estava invicto jogando em casa, com 11 vitórias e um empate, e sabia que mais um triunfo lhe traria a taça. Por isso, mais de 50 mil torcedores criaram um clima de festa desde o começo.

Para aumentar ainda mais alegria de sua torcida, os jogadores procuraram decidir logo a sorte da partida e abriram o placar aos oito minutos, com gol do argentino Lucho, que fez jogada com Lisandro e bateu forte para o gol de Nélson.

Aos 11, Quaresma cruzou com categoria, a bola desviou na zaga, e o marroquino Sektioui Tarika apareceu na segunda trave para ampliar. Os visitantes não esboçaram poder de reação e o jogo virou trabalho de ataque contra defesa. Aos 20, em chute forte de fora área, Quaresma quase marcou o terceiro.

Na etapa final, o Estrela esteve perto de diminuir em uma cobrança de falta batida por Maurício, em que a bola passou perto do gol.

Mas o Porto voltou a balançar as redes, com gol de Quaresma, aos 20, que completou cruzamento de Raúl Meireles. Aos 25, o zagueiro Maurício marcou o contra, em lance com Lucho, para mais festa no Dragão.

O time da casa queria mais e marcou o quinto com Bruno Alves, que cabeceou após cruzamento de Raul Meireles, aos 33, e o sexto com Lisandro, que completou sem marcação para as redes, após bom passe de Quaresma, aos 42.

Na próxima rodada, no final de semana, o Porto jogará fora de casa contra o Vitória de Setúbal. Já o Estrela vai receber o Belenenses.

Porto
Helton; Bosingwa (Bolatti), Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção (Farías) e Raul Meireles; Sektioui (Mariano), Lisandro e Quaresma
Técnico: Jesualdo Ferreira

E. Amadora
Nélson; Moreno (Wagnão), Maurício, Hugo Carreira e Hélder Cabral; Marcelo Goianira, Tiago Gomes e Celestino (Nuno Viveiros); Mateus (Marco Paulo), Anselmo e Mendonça
Técnico: Daúto Faquirá

Local: Estádio O Dragão, em Porto
Árbitro: João Vilas Boas
Público: 50.138
Gols: Lucho (P), aos oito, e Sektioui Tarika, aos 11 minutos do primeiro tempo; Quaresma (P), aos 20, e Maurício (contra) (P), aos 25, e Bruno Alves (P), aos 33, Lisandro(P), aos 42 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host