! Rio Preto perde e se aproxima do rebaixamento no Paulistão-08 - 29/03/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

29/03/2008 - 20h07

Rio Preto perde e se aproxima do rebaixamento no Paulistão-08

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Rio Preto entrou pressionado nessa penúltima rodada do Campeonato Paulista. A vitória diante do Paulista, em casa, era fundamental para deixar a zona de rebaixamento. Mas não conseguiu. Jogando um futebol aquém do esperado, perdeu para o elenco de Jundiaí por 1 a 0, na noite deste sábado, e ficou bem próximo da queda para a Série A2.

Com o revés, pára nos 15 pontos e fica a dois do Juventus, que hoje ocupa a 16ª colocação, a primeira que se livra do rebaixamento. No próximo final de semana, decidirá seu destino contra o Guarani, outro ameaçado, em Campinas. Já o Paulista sobe para 22 pontos e afasta qualquer risco de descenso --pega o Bragantino, na última rodada.

Sabedor da necessidade de uma vitória, o Rio Preto tentou pressionar o rival. Mas era desorganizado. E, acima de tudo, cometia muitos erros de finalização. Para piorar, quase sofreu o primeiro gol, com Everton Costa, aos 13min.

O técnico do Rio Preto, José Carlos Serrão, cobrava muito de seus comandados. Mas surtia efeito. Em toda a etapa inicial, teve apenas uma boa oportunidade. Foi com Robson, aos 17min, exigiu uma difícil defesa do goleiro Adinam, que até então era um mero espectador.

O Paulista estava mais tranqüilo em campo, porém quase não chegava ao ataque. Num dos raros momentos de qualidade, o time treinado por Giba marcou seu gol. Aos 37min, o lateral Bruno Ribeiro tabelou com Ricardinho e tocou na saída de Marcelo Bonan. 1 a 0.

A partir daí, o time de São José do Rio Preto ficou nervoso. Tentava o empate de qualquer maneira, mas mostrou muita fragilidade em seu sistema ofensivo. Não bastasse isso, o Paulista tinha o contra-ataque para explorar. E quase fez o segundo, aos 41min da etapa final, com Everton Costa, que perdeu um gol na pequena área --Marcelo Bonan colocou para escanteio.

"Jogamos muito mal. Não lembramos aquele time das duas últimas partidas [empate contra a Portuguesa e vitória sobre o Juventus] e agora ficamos numa situação muito delicada", comentou José Carlos Serrão.

RIO PRETO
Marcelo Bonan; Rafael Lomas, Eder Baiano, Jeferson e Jorginho (Paulo Roberto); Emerson (Julian), Mário André, Bady e Ricardinho; Wesley e Robson (Johnny).
Técnico: José Carlos Serrão.

PAULISTA
Adinam; Bruno, Rever, Everton e Eduardo; Jairo, Tiago Fraga, Marco Aurélio (Capixaba) e Ricardinho (Fernando); Everton Costa e Tiago Tremonti (Julio César).
Técnico: Giba

Estádio: Anísio Haddad, São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Auxiliares: Alessandro Pitol Arantes e Jairo Martins de França
Cartões amarelos: Jeferson, Jorginho, Mário André (Rio Preto); Eduardo, Marco Aurélio, Everton Costa e Tiago Tremonti (Paulista)
Gol: Bruno Ribeiro, aos 37min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host