! Flamengo vira, vence Botafogo e conquista bi da Taça GB - 24/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/02/2008 - 18h03

Flamengo vira, vence Botafogo e conquista bi da Taça GB

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Flamengo conquistou a Taça Guanabara pela 18ª vez. Neste domingo, derrotou o Botafogo, de virada, por 2 a 1, no Maracanã, e ficou com o bicampeonato da competição. Wellington Paulista abriu o placar para o Alvinegro, aos 27 minutos do primeiro tempo. Ibson, de pênalti, aos 18, e Diego Tardelli, aos 46, viraram o marcador. O Rubro-Negro já havia sido campeão do tradicional Troféu em 1970, 72, 73, 78, 79, 80, 81, 82, 84, 88, 89, 95, 96, 99, 2001, 04 e 07.

VEJA OS GOLS DO TÍTULO
O Flamengo já está na final do Campeonato Estadual e espera agora pelo vencedor da Taça Rio, que começa no próximo final de semana. O Botafogo terminou a partida com nove jogadores, Zé Carlos e Lúcio Flávio foram expulsos, assim como o flamenguista Souza. Aos 50 minutos do segundo tempo, o atacante Fábio cabeceou uma bola na trave do goleiro Bruno.

Flamengo e Botafogo voltam a jogar na quarta-feira. O Rubro-Negro recebe o Cienciano, do Peru, no Maracanã, às 21h50 (de Brasília), pelo Grupo 4 da Copa Libertadores. O Alvinegro vai encontrar o Rio Branco, no Acre, às 22h30, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Wellington Paulista marca em jogada individual

Os dois treinadores optaram por escalar as equipes com um grande número de meio-campistas. Tanto o Flamengo quanto o Botafogo tinham apenas um atacante: Souza e Wellington Paulista, respectivamente. E a escolha por poder de marcação se traduziu em poucas oportunidades de gol no primeiro tempo.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Fotocom.net
Marcinho disputa a jogada com Ferrero
PRIMEIRO TEMPO
4min - Túlio recebe pela direita e cruza. Adriano Felício sobe no meio da defesa e cabeceia. Bruno defende
6min - Souza toca para Toró, que rola para Marcinho. O armador recebe e completa de canhota, por cima do gol
13min - A melhor jogada do Flamengo. Marcinho toca para Souza na área. O atacante toca para trás, Ibson rola para Fábio Luciano e este deixa de calcanhar para Jaílton, que chuta forte, mas alto
21min - Wellington Paulista arrisca da intermediária, de canhota, mas Bruno agarra firme
27min - GOOOLLL DO BOTAFOGO. Wellington Paulista recebe, passa no meio de Jaílton e Ibson, dribla Ronaldo Angelim e chuta no canto direito do gol de Bruno
41min - Marcinho avança pela esquerda e cruza. Souza sobe, mas é bloqueado por Ferrero
SEGUNDO TEMPO
8min - Kleberson invade pela esquerda e cruza, Souza completa, a bola bate em Eduardo e vai para córner
15min - GOOLLL DO FLAMENGO. Juan cobra falta na área e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marca pênalti de Ferrero em Fábio Luciano. Ibson cobra e marca. Na seqüência, os jogadores se desentendem e Souza e Zé Carlos são expulsos
46min - GOOOLLL DO FLAMENGO - Contra-ataque rápido, Léo Moura toca para Diego Tardelli, que toca com categoria no canto esquerdo de Castillo: 2 a 1
50min - O Botafogo vai todo para o ataque: Jorge Henrique cobra falta, o atacante Fábio toca de cabeça, a bola bate ba trave esquerda e a defesa afasta
JUCA KFOURI COMENTA FINAL
UM JEJUM DE 15 PARTIDAS
BEBETO RENUNCIA NO BOTA
VEJA AS IMAGENS DA FESTA
MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO
PÁGINA DO BOTAFOGO
O ESTADUAL DO RIO 2008
O Botafogo chegou primeiro, aos quatro. Túlio cruzou da direita e Adriano Felício cabeceou, nas mãos de Bruno. Dois minutos depois, o troco: Souza tocou para Toró e este para Marcinho, que concluiu de canhota, por cima. A melhor oportunidade do Rubro-Negro apareceu aos 13, mas Jaílton também chutou alto.

Aos 21, Wellington Paulista arriscou de fora da área e Bruno defendeu, mas aos 27, o goleiro não deteve o chute de direita do artilheiro: Botafogo: 1 a 0. Apesar de precisar igualar, o Flamengo não mostrou a força ofensiva esperada e se limitou a cruzar bolas na área até o final da etapa. O goleiro Castillo e os zagueiros se saíram bem.

Fla retorna com duas alterações e incendeia o jogo

O treinador Joel Santana resolveu deixar o Flamengo mais leve e fez duas alterações para a volta do intervalo: Kleberson e Obina, nas vagas de Jaílton e Marcinho. Como não poderia deixar de ser, o time começou no ataque e chutou duas bolas antes dos dois primeiros minutos, com Obina, para defesa de Castillo, e Souza, para fora.

O Botafogo chegou aos cinco. Zé Carlos cobrou falta, a bola bateu na zaga e Ferrero cabeceou. Bruno defendeu. Aos sete, contra-ataque rápido do Alvinegro, Adriano Felício rolou e Zé Carlos arrematou com força, por cima. O Flamengo respondeu bem. Aos oito, Souza chutou, a bola bateu em Eduardo e foi para córner. Pouco depois, Obina concluiu fraquinho, a bola resvalou em um rival e saiu raspando a trave esquerda. Aos dez, Léo Moura finalizou da entrada da área e Castillo agarrou. Aos 12, Obina cabeceou com perigo, perto do travessão. Cuca mexeu na zaga e colocou Edson na vaga de Eduardo.

Aos 15, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti de Ferrero em Fábio Luciano, após cruzamento de Juan na área. Depois de muita reclamação, Ibson bateu e empatou. Após a cobrança, os jogadores dos dois times se desentenderam por causa da reposição rápida da bola, e o juiz mostrou cartão vermelho para Souza e para o botafoguense Zé Carlos.

Enquanto a chuva apertava, Cuca tirou Adriano Felício e colocou Jorge Henrique. Aos 26, o Flamengo quase virou, em chute de Juan, que Edson salvou. No minuto seguinte, Lúcio Flávio, que já tinha cartão amarelo fez falta por trás em Juan e foi expulso.

O Botafogo foi ao ataque ao 34, Jorge Henrique tocou para Alessandro, que cruzou. Diguinho dominou e rolou para Wellington Paulista, que foi travado por Ibson. Joel arriscou de vez e pôs Diego Tardelli, no posto de Toró. Apesar de ter um a mais, o Rubro-Negro não criava situações claras de gol.

Aos 46, porém, Diego Tardelli completou, com categoria, após contra-ataque rápido e marcou o gol do título: 2 a 1. O Botafogo ainda teve duas ótimas chances para empatar: aos 48, Wellington Paulista recebeu livre e chutou alto; e aos 50, Jorge Henrique cruzou e Fábio, que entrou no lugar de Alessandro, completou, de peixinho. A bola bateu na trave esquerda de Bruno, e na seqüência o árbitro terminou a partida.

FLAMENGO
Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Kleberson), Cristian, Ibson e Toró (Diego Tardelli); Marcinho (Obina) e Souza.
Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO
Castillo, Renato Silva, Ferrero e Eduardo (Edson); Alessandro (Fábio), Diguinho, Túlio, Adriano Felício (Jorge Henrique), Lúcio Flávio e Zé Carlos; Wellington Paulista.
Técnico: Cuca.

Data: 24/02/2008 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Edney Guerreiro Mascarenhas
Renda: R$ 1.684.225,00
Público: 78.830 torcedores pagantes
Cartões Amarelos: Marcinho, Ibson e Diego Tardelli (Flamengo); Renato Silva, Ferrero, Lúcio Flávio e Diguinho (Botafogo)
Cartões Vermelhos: Souza (Flamengo); Zé Carlos e Lúcio Flávio (Botafogo)
Gols: Wellington Paulista, aos 27 minutos do primeiro tempo; Ibson, aos 18, e Diego Tardelli, aos 46, da etapa final.

Hospedagem: UOL Host