! 'Carrasco' paulista, Figueirense é 1º catarinense campeão na Copa SP - 25/01/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/01/2008 - 12h04

'Carrasco' paulista, Figueirense é 1º catarinense campeão na Copa SP

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Num duelo entre duas equipes que nunca haviam chegado à decisão da Copa São Paulo de futebol júnior, o Figueirense ratificou nesta sexta-feira o histórico da edição 2008 do torneio. A equipe catarinense encarou o Rio Branco, venceu por 2 a 0 e confirmou sua supremacia sobre rivais paulistas para se sagrar campeã pela primeira vez na história.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
14min - Talhetti recebe sem marcação e arrisca chute colocado da entrada da área. Alisson defende no meio do gol.
23min - Marcelo recebe na esquerda, carrega para o meio e chuta de fora da área. A bola passa acima, muito perto do travessão.
31min - William perde a bola para Hélerson, que invade a área, dribla Gustavo e bate cruzado. William se recupera e tira de cabeça.
35min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Massari faz lançamento rasteiro da meia para a grande área. Marcelo recebe e chuta de direita, de bico, para abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO
6min - Hélerson aproveita cobrança de escanteio da direita e cabeceia forte, mas Gustavo pratica grande defesa.
8min - Isaac arrisca chute de fora da área e Gustavo não segura. No rebote, totalmente livre, Hélerson toca de primeira e acerta o travessão.
23min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Marquinhos recebe lançamento na esquerda, invade a área e bate cruzado. Alisson comete falha incrível e deixa a bola passar por baixo de seus braços.
40min - Em vantagem, Figueirense troca passes lateralmente e administra o resultado construído em São Paulo.
49min - ALISSON DEFENDE!!! No ultimo lance do jogo, Franklin dribla Alisson e é derrubado dentro da área. O próprio Franklin cobra o pênalti e Alisson defende.
CAMPEÃO AGENCIA ATLETAS
MAIS SOBRE O FIGUEIRENSE
VEJA FOTOS DA DECISÃO
"Essa conquista não tem valor só para o Figueirense, mas para todo o futebol catarinense. A Copa São Paulo é uma competição com campeões de poucos lugares e a conquista mostra o valor do nosso trabalho e da nossa organização", comemorou Rogério Micalli, treinador do time campeão, em entrevista à ESPN Brasil.

Para atingir a disputa do título, o Figueirense eliminou Palmeiras, União São João, São Carlos e São Paulo nas fases anteriores do mata-mata da Copa São Paulo. A campanha dos catarinenses contra times paulistas só não foi perfeita por conta de um revés para o Pão de Açúcar na última rodada da primeira fase - por conta dessa derrota, a equipe alvinegra acabou na segunda posição do Grupo I e só avançou por conta dos critérios técnicos.

Depois da classificação apertada, porém, o Figueirense embalou na seqüência da Copa São Paulo. A equipe alvinegra sofreu apenas um gol nas cinco partidas depois da primeira fase, no triunfo por 2 a 1 sobre o União São João. Nos outros confrontos, inclusive nesta sexta-feira, sua defesa passou incólume e se consolidou como a melhor da competição.

Com força defensiva e um ataque muito rápido, o Figueirense tornou-se o primeiro time de Santa Catarina a conquistar a Copa São Paulo de futebol júnior. Até esta temporada, somente clubes provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul haviam faturado a taça da competição.

O Figueirense ainda é o terceiro campeão inédito consecutivo na Copa São Paulo de juniores. Nas duas temporadas passadas, América-SP (2006) e Cruzeiro (2007) haviam conquistado o torneio.

O grande destaque do Figueirense na decisão da Copa São Paulo foi o atacante Marcelo, autor do gol que abriu o placar aos 35min do primeiro tempo. O camisa 9 recebeu passe de Massari e chutou de bico para vencer o goleiro Alisson. "Foi um biquinho salvador", classificou o jogador.

Depois do gol, o Rio Branco adiantou sua linha de marcação e tentou pressionar o Figueirense. A equipe catarinense, então, apostou nos contra-ataques em velocidade. Em um deles, Marquinhos desferiu um chute fraco e contou com uma falha do goleiro Alisson para ratificar o título do Figueirense no segundo tempo.

Rio Branco
Alisson; Bruno, Rafael Santos, Vander e Denis; Thiago Silva (Índio), Thiago (Joãozinho), Danilo e Felipe; Hélerson e Isaac (Tauã)
Técnico: Marcos Sartore

Figueirense
Gustavo; Júlio, Rafael, Luiz Eduardo e William; Edson Galvão, Ricardo, Massari e Talhetti (Franklin); Marquinhos (Jefferson) e Marcelo (Roberto)
Técnico: Rogério Micalli

Local: estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (SP)
Árbitro: Welton Orlando Wohnrath
Auxiliares: Claudio Roberto da Costa e Reinaldo Rodrigues dos Santos
Cartões amarelos: Talhetti (F), Rafael Santos (R), Alisson (R)
Gols: Marcelo, aos 35min do primeiro tempo; Marquinhos, aos 23min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host