! Botafogo derrota time norueguês pela Copa Peregrino - 12/01/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/01/2008 - 20h49

Botafogo derrota time norueguês pela Copa Peregrino

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Botafogo venceu seu primeiro amistoso no ano, dez dias após ter iniciado a pré-temporada. A equipe superou o Stabaek, vice-campeão da Noruega, no início da noite deste sábado, por 2 a 0, no estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, na primeira rodada da Copa Peregrino. Zé Carlos, aos 9min do primeiro tempo, e Fabio, aos 28min da etapa final, fizeram os gols.

O Glorioso volta a jogar na próxima quarta-feira contra o Viking-NOR, às 20h (de Brasília), no Engenhão, pela segunda rodada do torneio, no último compromisso antes da estréia no Estadual do Rio, no sábado, dia 19, diante do Resende, também do Engenhão.

No total, o treinador Cuca escalou 11 estreantes no Botafogo: o goleiro uruguaio Juan Castillo, os zagueiros Alexis Ferrero (argentino) e Edson, o lateral-esquerdo Triguinho, o lateral-meia Zé Carlos, o meia Marcelinho e os atacantes Wellington Paulista e Fabio, todos recém-contratados; e o goleiro Renan, o lateral-esquerdo Joaquim e o volante Wellington Junior, das categorias de base. O técnico não pode contar com alguns jogadores, como o zagueiro André Luís, os volantes Leandro Guerreiro e Túlio Souza e o atacante argentino Escalada, todos sem as melhores condições físicas, além do volante Robston e o meia Abedi, que se apresentaram apenas nesta sexta-feira.

No outro jogo do dia pelo torneio, Madureira e Viking empataram por 2 a 2, pela manhã, em Edson Passos. Amaral e Paulo Roberto marcaram para o Tricolor suburbano, enquanto Filllo e Austnes fizeram os gols dos europeus.

Zé Carlos marca o primeiro gol do Botafogo em 2008

O Botafogo começou de forma acelerada e criou uma boa chance aos quatro minutos, quando Zé Carlos lançou Jorge Henrique e este rolou para Lúcio Flávio, o novo capitão da equipe. Na hora do arremate, porém, o meia foi travado e o chute saiu mascado para fora. Na jogada seguinte, Wellington Paulista arriscou de longe e por pouco não surpreendeu o goleiro Knudsen. Aos nove, o Alvinegro pulou na frente no placar, quando Zé Carlos tentou da entrada da área e o chute saiu no canto esquerdo: 1 a 0.

Carente de um goleiro confiável há anos, a torcida botafoguense festejou a primeira fácil defesa feita pelo uruguaio Castillo. O time carioca poderia ter aumentado aos 19, após excelente passe de Wellington Paulista, mas Jorge Henrique não conseguiu dominar. Aos 22, o árbitro Marcelo Venito Pacheco paralisou a partida, para que os jogadores se hidratassem. Em todas as partidas do torneio isso será feito, nas duas etapas.

Aos 26, Triguinho também arriscou de longe, mas sem perigo. O Stabaek só teve a rigor uma boa chance de marcar, aos 34, quando o camaronês Tchoyi invadiu e chutou alto, de dentro da área. Os noruegueses reclamaram de pênalti aos 39, em um lance em que a bola bateu no braço de Renato Silva. O árbitro, porém, mandou o jogo seguir.

Fabio entra e marca no minuto seguinte

O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma defesa nova. O treinador Cuca tirou Renato Silva e o argentino Ferrero e colocou Edson e o volante Wellington Júnior, que passou para o meio-campo, com Túlio sendo recuado para a zaga. O time do Rio criou duas boas chances antes dos dez minutos. Aos três, Wellington Junior tocou para Wellington Paulista e este para Zé Carlos, que chutou para fora. Aos nove, Alessandro rolou e Jorge Henrique concluiu, com a bola batendo na trave esquerda.

A torcida do Botafogo mostrava impaciência e cobrava uma melhor atuação da equipe. Aos 17, Cuca fez três alterações, sacando Alessandro, muito vaiado, Lúcio Flávio e Zé Carlos, para as entradas de Jougle, Marcelinho e Joaquim, respectivamente.

Aos 25, o goleiro Castillo deu o primeiro susto na torcida, ao não cortar um cruzamento, aparentemente fácil. Dois minutos depois, Cuca fez mais duas alterações: saíram Jorge Henrique e Wellington Paulista e entraram Adriano Felício e Fabio. Na jogada seguinte, Joaquim cobrou falta da entrada da área, o goleiro Knudsen bateu roupa e Fabio marcou, mostrando faro de artilheiro: 2 a 0. Cuca fez a última alteração aos 38: Renan na vaga de Castillo, que saiu aplaudido de pé pela torcida.

O Botafogo seguiu atacando, mas não conseguiu marcar o terceiro gol e o Stabaek não tinha forças para reagir.

BOTAFOGO
Castillo (Renan), Alessandro (Jougle), Renato Silva (Edson), Ferrero (Wellington Junior) e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio (Marcelinho) e Zé Carlos (Joaquim); Jorge Henrique (Adriano Felício) e Wellington Paulista (Fabio).
Técnico: Cuca.

STABAEK
Knudsen; Hoiland (Inge Olsen), Skjonsberg, Segerstrom (Holmvik) e Stenvoll; Nystuen (Stenersen), Tchoyi, Hauger (Kamara) e Alanzinho; Gunnarsson (Espen Olsen) e Nannskog.
Técnico: Jan Jonsson.

Data: 12/01/2008 (Sábado)
Local: Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos (RJ)
Horário: 18h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco (RJ)
Assistentes: Vilmar Raul (RJ) e Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ)
Cartões amarelos: Nystuen, Stenersen e Tchoyi (Stabaek); Jorge Henrique (Botafogo)
Gol: Zé Carlos, aos nove minutos do primeiro tempo; Fabio aos 28 da etapa final.

Hospedagem: UOL Host