! Morre, aos 74 anos, Romeiro, ex-ponta-esquerda do Palmeiras - 05/01/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

05/01/2008 - 17h18

Morre, aos 74 anos, Romeiro, ex-ponta-esquerda do Palmeiras

Carlos Padeiro
Em Atibaia (SP)
Romeiro, que defendeu o Palmeiras entre 1958 e 1962, faleceu na noite da última sexta-feira, em São Paulo, aos 74 anos de idade, vítima de infarto. O corpo do ex-jogador foi enterrado na tarde deste sábado, no Cemitério do Araçá, e o clube alviverde divulgou nota lamentando o falecimento.

LUXEMBUGO ELOGIA CAIO JR.
Folha Imagem
Luxemburgo elogiou trabalho de seu antecessor no Palmeiras
O técnico Vanderlei Luxemburgo terá mais 12 dias para preparar o Palmeiras para a primeira rodada do Campeonato Paulista. Com dois reforços em mãos - Alex Mineiro e Élder Granja -, o treinador aposta na base da equipe que foi montada no ano passado e elogia o trabalho de seu antecessor, Caio Júnior.
LEIA MAIS
LEIA MAIS SOBRE O PALMEIRAS
Ponta-esquerda veloz e ágil, ele vestiu a camisa alviverde por 114 oportunidades e anotou 62 gols. O mais importante deles foi na decisão do Campeonato Paulista de 1959, contra o Santos de Pelé, que deu o título ao Palmeiras.

Atualmente membro da comissão técnica comandada por Vanderlei Luxemburgo, o ex-goleiro Valdir Joaquim de Moraes definiu seu ex-companheiro de equipe como um dos maiores batedores da falta da história.

"Fui sempre amigo do Romeiro, almoçamos muitas vezes em São Paulo. Ele veio do América-RJ e foi um dos maiores batedores de falta que conheci no futebol até hoje. Naquela época a bola era ruim, e ele tinha um domínio excelente", lembrou Valdir.

"Era um jogador versátil, jogava de lateral, ponta-esquerda... só não jogava no gol porque eu não deixava. Foi um grande amigo, sempre fazia churrasco entre a gente, um bonachão. Lamento pela morte e deixo meus sentimentos para a família dele e para a família palmeirense, porque ele sempre foi palmeirense", acrescentou o ex-goleiro, durante o treino que o clube alviverde realizou em Atibaia nesta tarde.

Romeiro também foi importante na conquista da Taça Brasil de 1960 e deixou o Palmeiras em 1962, rumando para o futebol colombiano. Aposentado, virou sócio do clube e chegou a trabalhar nas categorias de base. Em 1970, foi campeão da Copa São Paulo como treinador do Nacional, de São Paulo.

O escritor Antônio Carlos Meninéia publicou a biografia de Romeiro, em 2004, com o título "Romeiro: o Sputnik Brasileiro". O ex-jogador deixa três filhos e a esposa, Maria José Martins Cardoso.

Ficha Técnica
Nome: José Romeiro Cardoso Neto
Data e local de nascimento: 03/07/1933, em Taboas-RJ
Estréia no Palmeiras: 21/12/1958 - Botafogo de Ribeirão Preto 0 x 3 Palmeiras (amistoso)
Despedida do clube: Flamengo 4 x 3 Palmeiras (amistoso)
Jogos: 114
Gols: 62
Desempenho: 70 vitórias, 22 empates e 22 derrotas
Títulos: supercampeão paulista de 59 (Palmeiras), brasileiro de 63 (Palmeiras), bicampeão colombiano, em 63 e 64 (Milionários), campeão da Taça São Paulo de Juniores, em 70 (como técnico do Nacional-SP), e campeão estadual juvenil de 71 (como treinador do Palmeiras).

Hospedagem: UOL Host