! Supercampeão, Milan caiu duas vezes em dois anos - 26/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

26/12/2007 - 09h02

Supercampeão, Milan caiu duas vezes em dois anos

Por Rodrigo Bueno
Da Folhapress
Em São Paulo
O Milan, coroado em 2007 'Rei de Copas' do futebol mundial, já foi rebaixado por problemas extracampo, mas também por deficiência técnica.

Em 1980, o clube acabou em terceiro no Italiano, mas tribunal do país, por causa do escândalo 'Totonero' (jogadores do clube se envolveram em manipulação de resultados), mandou a equipe à Série B.

O Milan conseguiu vencer a segunda divisão no ano seguinte, mas, enfraquecido, sucumbiu depois em campo na elite. No Italiano 1981/82, o time ficou apenas em 14º lugar, somando 24 pontos _superou na tabela apenas Bologna e Como. A equipe desceria à Série B pela má performance em campo.

A Copa Mitropa, disputa internacional que nos anos 80 reunia times campeões da segunda divisão de alguns países, viu o Milan ficar com o título em 1982. Essa conquista internacional até hoje é motivo de piada de rivais do Milan _a Copa Mitropa virou uma espécie de muleta para alguns times italianos se reerguerem.

Na temporada 1982/83, mais uma vez o Milan ficou com o título da segunda divisão. O time subiu e ocupou posições medianas na Série A até Silvio Berlusconi assumir, em 1986. Com o magnata, entrou na rota vencedora que dura até hoje.

Hospedagem: UOL Host