! Dida e Cafu são primeiros brasileiros campeões por continentes diferentes - 16/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/12/2007 - 11h01

Dida e Cafu são primeiros brasileiros campeões por continentes diferentes

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O lateral-direito Cafu e o goleiro Dida alcançaram outro feito, além de ajudarem o Milan na conquista do quarto título mundial, na vitória por 4 a 2 sobre o Boca Juniors, neste domingo, em Yokohama (Japão). Eles se tornaram os primeiros brasileiros campeões por times de continentes diferentes.

EMERSON VIBRA TAMBÉM
O volante Emerson, que esteve no Mundial em 1995 com o Grêmio, vibrou muito com a vitória sobre o Boca Juniors. "Estava perseguindo este título há um bom tempo e estou muito feliz por ter conseguido minha primeira conquista pelo Milan, logo numa competição tão importante como o Mundial de Clubes. Em 1995, tive a tristeza de voltar para casa com o vice-campeonato e agora posso comemorar com meus companheiros. Além disso, essa conquista teve um sabor especial, pois o Boca havia derrotado o meu Grêmio na final da Libertadores", afirmou.
Além de levantar o troféu pelo Milan, após a vitória por 4 a 2 sobre o Boca Juniors, Cafu havia participado dos dois títulos do São Paulo nos Anos 90. Em 1992, o time do Morumbi ganhou do Barcelona por 2 a 1 e, no ano seguinte, derrotou o Milan por 3 a 2.

Dida, por sua vez, já havia sido campeão mundial em 2000, pelo Corinthians. O título foi referendado pela Fifa depois de polêmica discussão em torno de quem foi o primeiro campeão sob a chancela da entidade maior do futebol.

Cafu, veterano de 37 anos de idade, chegou ao Milan em 2003 e, em sua primeira temporada, foi campeão italiano. Em 2005, parou com o vice da Liga dos Campeões, mas, em 2007, em seu primeiro ano como reserva, conquistou o título da Liga e do Mundial.

Antes de jogar pelo Milan, Cafu também atuou na Roma e no Zaragoza. No futebol brasileiro, também fez grande sucesso no Palmeiras, participando da campanha do título paulista de 1996, em que o time alviverde foi dominante e terminou com mais de cem gols marcados.

Pela seleção brasileira, Cafu foi campeão mundial, como reserva, em 1994, e foi o capitão da conquista do pentacampeonato, em 2002.

O lateral é o único jogador a disputar três finais de Copa do Mundo consecutivas. Entre os títulos de 94 e 2002, ele foi vice em 1998 ao perder a final da França. Pelo Brasil, Cafu também é o jogador que mais atuou, com 123 jogos oficiais e cinco gols.

Dida chegou ao Milan em 2002 e, em seu primeiro ano, foi o herói da conquista da Liga dos Campeões, contra a Juventus. Depois disso, porém, ajudou o time italiano apenas na conquista do "scudetto" de 2004. No Brasil, foi revelado pelo Vitória e alcançou suas maiores glórias no Corinthians.

Além do título mundial, foi campeão brasileiro em 1999, quando se notabilizou como um "pegador" de pênaltis. Pela seleção brasileira, foi reserva de Marcos no pentacampeonato mundial de 2002 e títular no fiasco da equipe em 2006, na Alemanha.

Hospedagem: UOL Host