! Kaká brilha, Milan vence Boca e vira o maior campeão mundial - 16/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/12/2007 - 10h22

Kaká brilha, Milan vence Boca e vira o maior campeão mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Milan venceu o Boca Juniors por 4 a 2 neste domingo, em Yokohama (Japão), e se transformou no primeiro clube a conquistar o Mundial de Clubes pela quarta vez. Kaká jogou bem, marcou o terceiro gol dos italianos e ainda deu passe para dois gols anotados por Inzaghi.

IMAGENS DA VITÓRIA DO MILAN
Reuters
O atacante Inzaghi chuta para fazer o 1º gol do Milan na final em Yokohama
Reuters
Palácio sobe para cabecear e empatar o jogo, enquanto o goleiro Dida só observa
Reuters
Kaká chuta por baixo do goleiro Caranta para fazer o terceiro gol do Milan na final
Reuters
O capitão Paolo Maldini ergue o troféu do quarto título mundial do Milan no Japão
MAIS FOTOS DA PARTIDA NO JAPÃO
WASHINGTON MARCA 2, E URAWA É 3º
VEJA A PÁGINA ESPECIAL DO MUNDIAL
BLOG DO JUCA: O MUNDO É DO MILAN
CAFU: MAIS UMA MARCA NA CARREIRA
IMPRENSA ARGENTINA CONFORMADA
KAKA É ELEITO O MELHOR DO JOGO
Antes a equipe italiana havia sido campeã também nos anos de 1969, 1989 e 1990, quando a competição ainda não era reconhecida pela Fifa e era disputada somente pelos vencedores dos torneios continentais da Europa e da América do Sul.

Esta é, aliás, a primeira vez que um clube europeu fatura a competição desde que ela passou a ser chancelada pela principal entidade do futebol mundial. Antes, o Corinthians havia sido campeão em 2000, no Brasil, enquanto São Paulo e Internacional faturaram as edições de 2005 e 2006, respectivamente, que já ocorreram no Japão, com a atual fórmula de disputa.

O jogo

Cada time teve uma boa chance de gol logo no início da partida. Primeiro foi o Milan quem ameaçou aos 4min. Seedorf deu belo passe para Inzaghi, que bateu cruzado. A bola saiu à direita do goleiro Caranta. Depois, aos 10min, Palermo cruzou forte para a área, e Rodríguez chutou errado

O Milan abriu o placar aos 20min. Kaká arrancou pelo meio e tentou a finalização, a bola rebateu na zaga argentina e sobrou para o brasileiro chutar novamente. O arremate saiu errado, mas sobrou para o centroavante Inzaghi, que só teve o trabalho de tocar para o gol de dentro da pequena área.

O gol não arrefeceu os ânimos da torcida do Boca Juniors, que cantava como se estivesse no estádio La Bombonera, em Buenos Aires. E a vantagem dos italianos só perdurou por dois minutos. Depois de cobrança rápida de escanteio, Rodríguez cruzou para a área e Palácio, livre no primeiro pau, cabeceou para igualar o marcador aos 22min. O goleiro Dida ficou plantado embaixo das traves e nada pôde fazer.

Logo no início da segunda etapa, o Milan retomou a liderança no marcador. Pirlo cobrou falta para a área, Ambrosini dividiu com a zaga do Boca e a bola sobrou para Nesta, que bateu forte no ângulo, sem chances para Caranta.

O Boca teve a chance de empatar o jogo novamente aos 13min. Ibarra limpou a marcação do Milan e bateu forte, a bola explodiu na trave, e Palermo não conseguiu aproveitar o rebote.

Foi o último suspiro do time argentino. O Milan mataria o jogo com dois gols em dez minutos. Aos 15min, Kaká arrancou pela direita, fintou Maidana e chutou por baixo de Caranta. O brasileiro foi decisivo também no quarto gol. Ele recebeu passe de Seedorf e colocou Inzaghi novamente na cara do gol. O atacante, novamente, só teve o trabalho de concluir para o gol.

Aos 39min, Ledesma chutou para o gol depois de cobrança de escanteio, a bola desviou em Ambrosini, enganou Dida, e morreu no fundo do gol do goleiro brasileiro.

MILAN
Dida; Maldini, Nesta, Kaladze, Bonera; Gattuso (Emerson), Pirlo, Ambrosini; Kaká, Seedorf (Brocchi); Inzaghi (Cafu).
Técnico: Carlo Acelotti

BOCA JUNIORS
Caranta; Ibarra, Maidana, Paletta, Morel Rodríguez; Battaglia, Alvaro González (Ledesma,), Banega, Cardozo (Gracián); Palácio, Palermo.
Técnico: Miguel Angel Russo

Local: Estádio Internacional de Yokohama (Japão).
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Auxiliares: José Luis Camargo (MEX), Pedro Rebollar (MEX)
Público total: 68.263
Gols: Inzaghi aos 20 e aos 25min do segundo tempo; Palácio, aos 22min do primeiro tempo; Nesta aos 4min do segundo tempo; Kaká aos 15min do segundo tempo
Cartões Amarelos: Ambrosini e Kaká (Milan); Ibarra), Battaglia e Paletta (Boca Juniors)
Cartões Vermelhos: Kaladze (Milan) e Ledesma (Boca Juniors)

Hospedagem: UOL Host