! Dosar vontade é problema de Dunga com jovens do time olímpico - 06/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/12/2007 - 19h55

Dosar vontade é problema de Dunga com jovens do time olímpico

Bruno Freitas
Em Teresópolis (RJ)
Em apenas dois dias de trabalho, na primeira reunião com a seleção olímpica, o técnico Dunga identificou o primeiro obstáculo significativo do projeto para os Jogos de Pequim no próximo ano. Com base em observações dentro e fora de campo, o treinador disse entender que o grupo concentrado em Teresópolis tem como característica comum o excesso de vontade diante da chance na equipe, em comportamento que precisa ser controlado, diz o comandante.

De acordo com Dunga, a motivação do grupo, com maioria de novatos em seleções da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é mais alta que o normal. Esse comportamento acaba manifestado em truculência durante os treinamentos e timidez no convívio da concentração.

"Precisamos orientar esses jogadores, porque já passamos por várias situações em seleção. São situações que se repetem, em menor ou maior intensidade. Existe muita vontade, muita ansiedade. Isso aparece com muitos choques no treinamento. É um treino bem mais intenso", diagnosticou o treinador.

Dunga ainda vê a necessidade de um contato próximo, individual, com os jovens da seleção sub-23 fora dos campos. "Temos que conversar sobre o lado pessoal, coisas que eles enfrentam nos clubes, falar sobre a exposição de mídia que eles terão que se acostumar, afinal são pessoas públicas. Aos poucos eles vão se soltar aqui", afirmou.

Dentro de todo esse perfil emocional que une os jovens que desembarcam no ambiente de seleção, o auxiliar Jorginho identifica uma diferença positiva, principalmente em comparação às estrelas do time principal.

"A atenção desse atleta jovem é diferente. Eles são muito mais obedientes, cumprem tudo. Só precisamos saber dosar esse vontade deles, passar confiança e dizer que não estão aqui por acaso", argumenta.

No primeiro treino coletivo da seleção olímpica no estágio de preparação em Teresópolis, testemunhou-se excesso de vontade, disputa de bolas duras, mas poucos gols no empate por 0 a 0 entre titulares e reservas.

Os titulares começaram o treino com a seguinte formação: Renan (Inter); Nei (Atlético-PR), Leandro Almeida (Atlético-MG), Breno (São Paulo), Leonardo (Portuguesa); Charles (Cruzeiro), Ramires (Cruzeiro), Wagner (Cruzeiro), Diego Souza (Grêmio); Alexandre Pato (Milan-ITA) e Diogo (Portuguesa).

A equipe olímpica inicia a preparação oficial para os Jogos de Pequim-2008 com uma partida amistosa diante de um combinado dos melhores do último Campeonato Brasileiro.

Hospedagem: UOL Host