! Romário admite "doping" e espera solução o quanto antes - 04/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/12/2007 - 19h34

Romário admite "doping" e espera solução o quanto antes

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O atacante Romário confirmou, em entrevista coletiva realizada no início da noite desta terça-feira, em São Januário, que deu positivo o exame antidoping a que foi submetido após o empate por 2 a 2 com o Palmeiras, dia 28 de outubro, na Colina, pelo Campeonato Brasileiro. A substância encontrada é a finasterida, comum em medicamentos para conter a queda de cabelos.

Fernando Soutello/AGIF/AE
No jogo do dia 28 de outubro, Romário (e) é observado por Martinez, do Palmeiras
PUNIÇÃO SERIA JUSTA?
PARREIRA DEFENDE O ATACANTE
PERFIL DE ROMÁRIO
ESPINOSA PEDE DEMISSÃO
MAIS NOTÍCIAS DO VASCO
Mostrando serenidade, o Baixinho fez questão de ressaltar que desconhecia a proibição ao remédio, e pede para que tudo seja resolvido o quanto antes.

"Faço um pedido especial para que isso se resolva o mais rápido possível, saber logo o que vai acontecer. Apesar de estar bem tranqüilo, isso incomoda. Tenho consciência que não afetará minha carreira. Pode afetar daqui para frente. Vou fazer 42 anos em janeiro, e quanto mais tempo ficar parado, será pior", salientou Romário.

O atacante enfatizou que em nenhum momento procurou fazer uso do medicamento para melhorar sua performance nos gramados. "Isso não é tipo de doping. Para mim, isso era uma coisa que nunca influenciou em nada meu desempenho. Não foi a primeira vez que usei. Se soubesse que não podia, jamais teria usado", frisou.

Preventivamente suspenso por 30 dias, Romário será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva somente em 2008 e, caso condenado, poderá pegar de 120 dias a um ano de suspensão. A punição, possivelmente, anteciparia o fim da carreira do jogador, anunciada anteriormente para o fim do Estadual do Rio, que começa em janeiro. Romário, no entanto, parece descartar essa possibilidade.

"Acho que não vai atrapalhar meus planos em relação ao futuro, ao Campeonato Carioca. Algumas coisas não se pode acusar de doping. Não sei se o Marcão tem cabelo ou não. Sei que me ajudou muito. Eu teria menos cabelos se não fosse esse remédio. Não é o meu fim. O fim só ocorre quando a gente morre. E eu só vou morrer com 120 anos, como Matusalém", afirmou, de forma descontraída. O personagem bíblico viveu até quase 1000 anos.

A situação do veterano craque é semelhante à vivida pelo zagueiro/lateral do Internacional. Punido em primeira instância devido ao uso de medicamento similar, Marcão teve a pena de 120 dias revertida a pagamento de cestas básicas e, depois de 60 dias, voltou a atuar pelo Colorado no Campeonato Brasileiro.

O anúncio do doping de Romário acontece um dia após o artilheiro ter sido homenageado pela histórica marca de mil gols, obtida na vitória sobre o Sport por 3 a 1, dia 20 de maio, em São Januário. O atacante recebeu um troféu durante a solenidade, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para premiar os melhores do Brasileiro.

Hospedagem: UOL Host