! Com ajuda do rival, Cruzeiro vence e vai à Libertadores - 02/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

02/12/2007 - 18h03

Com ajuda do rival, Cruzeiro vence e vai à Libertadores

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o América-RN por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão, e garantiu vaga na Copa Libertadores 2008. O time celeste contou com a ajuda do rival Atlético-MG, que derrotou o Palmeiras em São Paulo.

VEJA OS DOIS GOLS DO CRUZEIRO
O Cruzeiro terminou o Brasileirão com 60 pontos e no quinto lugar. No entanto, ficou com a última vaga à Libertadores, uma vez que o Fluminense, em quarto lugar, já tem lugar certo na competição continental por ser o campeão da Copa do Brasil. O Palmeiras, com a derrota, ficou de fora.

Depois de perder duas seguidas fora de casa, para Internacional e Sport, e sair da zona de classificação para a Libertadores, o Cruzeiro não encontrou dificuldade para derrotar o lanterna América-RN, já rebaixado à Série B há várias rodadas, e fazer a sua parte dentro de casa.

PRINCIPAIS LANCES
Washington Alves/Cruzeiro/Divulgação
Cruzeiro faz sua parte no Mineirão e conta com ajuda do Atlético para ir à Libertadores
PRIMEIRO TEMPO
3 min - Alecsandro escora de cabeça bola cruzada na área e acerta a trave do América.
19 min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Leandro Domingues recebe de fora da área, domina e bate de primeira, com a bola no ar, e acerta o canto esquerdo do goleiro Azul.
25min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Roni cobra bem o pênalti sofrido por Leandro Domingues e amplia o marcador no Mineirão.
30min - Wagne pega um rebote e chuta de fora da área de perna direita, mas o goleiro Azul faz boa defesa e espalma para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
11min - Roni recebe livre na área, mas chuta para fora e desperdiça grande oportunidade.
12min - Leandro Domingues tabela com Alecsandro e bate em cima do goleiro Azul, que evita bem o terceiro gol celeste.
16min - Berg recebe na frente, entra livre na área e bate para o gol. Fábio defende bem
32min - Charles cobra falta da intermediária e a bola passa perto do travessão.
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DO AMÉRICA-RN
TABELA DO BRASILEIRÃO-2007
VEJA FOTOS DA ÚLTIMA RODADA
O time celeste começou pressionando bastante o adversário e criou várias oportunidades. Mas só conseguiu abrir o placar aos 19min, quando já havia reduzido o ritmo. Leandro Domingues acertou um belo chute de fora da área e acertou o canto do goleiro Azul.

Cinco minutos depois Leandro Domingues sofreu pênalti, cometido por Klebson. Roni cobrou bem e aumentou a vantagem do Cruzeiro. O América, que entrou em campo com um time misto, chegou pouco ao gol de Fábio, que quase não trabalhou no primeiro tempo.

Durante o jogo, uma situação inusitada ocorreu no Mineirão. A torcida do Cruzeiro chegou a vibrar com o primeiro gol do rival Atlético em São Paulo. Logo em seguida o Palmeiras empatou. Mas no segundo tempo, o time alvinegro fez mais dois e venceu os paulistas por 3 a 1.

No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e não conseguiu criar tantas oportunidades. Aos 27min, a equipe celeste ficou com um jogador a menos em campo - Emerson, que havia substituído Thiago Martinelli, foi expulso. O América teve mais chances de marcar.

No final, a torcida celeste comemorou a classificação à Libertadores. O Cruzeiro obteve 18 vitórias, sofreu 14 derrotas e empatou seis vezes.

O América terminou o Brasileirão com apenas 17 pontos somados em 38 jogos. Foram só quatro vitórias, cinco empates e 29 derrotas. O time potiguar poupou vários titulares, como o experiente meia Souza, por causa da Copa RN.

Cruzeiro
Fábio; Mariano, Leo Fortunato, Thiago Martinelli (Emerson) e Fábio Santos; Ramires, Charles, Leandro Domingues e Wagner (Marcinho); Alecsandro (Marcelo Moreno) e Roni
Técnico: Dorival Júnior

América-RN
Azul; Chiquinho, Rogélio, Nei Santos e Tony; João Neto (Washington), Marquinhos Mossoró, Berg e Geovane; Leo Papel (Vasconcelos) e Klebson (Ângelo)
Técnico: Paulo Moroni

Data: 2/12/2007 - domingo
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 29.111 pagantes
Renda: R$ 143.766,00
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Rogério Carlos Rolim (PR) e Juscelino Padilha de Sousa (AP)
Cartões amarelos: Tony (América); Emerson (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Emerson (Cruzeiro)
Gols: Leandro Domingues, aos 19min, Roni, aos 25min do primeiro tempo;

Hospedagem: UOL Host