! Kaká, Marta e Cristiane concorrem ao prêmio de melhor do mundo - 30/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/11/2007 - 12h21

Kaká, Marta e Cristiane concorrem ao prêmio de melhor do mundo

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)
O Brasil tem três concorrentes ao prêmio de melhor jogador do mundo que a Fifa entegra anualmente. Nesta sexta-feira, a entidade anunciou os candidatos ao troféu de 2007. Kaká, do Milan, é o favorito entre os homens. Marta e Cristiane, vice-campeãs mundiais, disputam entre as mulheres.

AFP
Kaká está entre os três mais votados para
o prêmio de melhor do mundo em 2007
PERFIL DO MEIA KAKÁ
QUEM DEVE SER O ELEITO?
QUAL JOGADORA MERECE O PRÊMIO?
Além de Kaká, concorrem ao prêmio masculino o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United. Na categoria feminina, as brasileiras tentam superar o favoritismo da alemã Birgit Prinz, que levou a sua seleção ao título mundial.

Os finalistas anunciados nesta sexta-feira estavam presentes em uma lista de 30 jogadores no masculino e 26 no feminino escolhidos por técnicos e capitães de seleções de todo o mundo.

O vencedor será revelado pela Fifa em uma cerimônia no dia 17 de dezembro, em Zurique, na Suíça. No masculino, o campeão será inédito. No feminino, Marta pode ganhar o seu segundo prêmio (foi escolhida no ano passado), enquanto Prinz luta pelo tetracampeonato (venceu em 2003, 2004 e 2005).

Kaká, chamado pela Fifa de "Senhor Perfeito", foi o grande destaque do Milan na conquista da Liga dos Campeões, na metade do ano. Messi virou a grande estrela do Barcelona, suplantando o brasileiro Ronaldinho, enquanto Cristiano Ronaldo foi o artilheiro do Campeonato Inglês.

O Brasil já conquistou sete vezes o título de melhor do mundo da Fifa entre os homens. Romário foi o primeiro homenageado, em 1994. Ronaldo ganhou em 1996, 1997 e 2002. Ronaldinho Gaúcho levou o prêmio duas vezes, em 2004 e 2005. Já Rivaldo foi o melhor do mundo em 1999.

Entre as mulheres, apenas Marta ganhou para o Brasil. Ela foi eleita a melhor do mundo no ano passado, depois de ser finalista nas duas edições anteriores.

Neste domingo, Kaká vai levar outro prêmio de prestígio no cenário internacional. Ele será anunciado o vencedor da Bola de Ouro, entregue pela revista francesa France Football.

Na festa da Fifa, pelo menos um brasileiro levará o troféu para casa. Buru foi escolhido o melhor jogador da Copa do Mundo de futebol de areia, vencida pelo Brasil no Rio de Janeiro.

Hospedagem: UOL Host