! MP tenta fechar a Fonte Nova há quase dois anos - 26/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

26/11/2007 - 17h59

MP tenta fechar a Fonte Nova há quase dois anos

Do UOL Esporte
Em Salvador
Há quase dois anos o Ministério Público Estadual pede à Justiça a interdição do estádio Octávio Mangabeira. Em janeiro de 2006, a promotora Joseane Suzart ingressou com uma ação civil contra Esporte Clube Bahia e Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) requerendo a cassação do alvará de funcionamento da Fonte Nova.

Edson Ruiz/Footpress
Ministro Orlando Silva (e) e governador Jacques Wagner visitaram a Fonte Nova
VEJA IMAGENS DA VISITA
GOVERNO ANUNCIA INTERDIÇÃO
MULTA DE ATÉ R$ 200 MIL
A SÚMULA DO JOGO DO BAHIA
Distribuída para a 2ª Vara de Defesa do Consumidor, a ação sequer foi apreciada. Pedido de liminar semelhante contra o Esporte Clube Vitória distribuído à 1ª Vara do Consumidor para interditar o Barradão já foi acatado, e o clube foi obrigado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para liberar o estádio.

Segundo a promotoria, os dois estádios apresentam problemas no sistema de proteção contra incêndio e sanitários em péssimas condições de higiene, mas foi justamente as precárias instalações estruturais, como infiltrações ao redor da Fonte Nova, que mais chamaram a atenção.

"Somente a Justiça pode responder porque a ação não teve o seu andamento regular", argumenta o promotor Nivaldo Aquino, encarregado de acompanhar o inquérito policia aberto na 6ª Circunscrição Policial (CP), em Brotas, para apurar as responsabilidades pelas mortes de sete torcedores do Bahia durante a partida deste domingo, contra o Vila Nova.

"Apenas depois da conclusão do inquérito é que vamos ver que medidas tomar, embora seja visível que houve omissão do órgão responsável pela manutenção do estádio", diz Aquino, referindo-se à Sudesb, dirigida pelo ex-jogador Raimundo Nonato, o Bobô.

Segundo o promotor, o inquérito não tem prazo de conclusão e será baseado nos depoimentos de testemunhas e sobreviventes do acidente, representantes legais da Sudesb, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Esporte Clube Bahia, além do laudo pericial que está sendo feito no local do acidente.

Hospedagem: UOL Host