! Kléber Pereira faz 3, e Santos assegura vaga na Libertadores 2008 - 25/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/11/2007 - 20h09

Kléber Pereira faz 3, e Santos assegura vaga na Libertadores 2008

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Depois de desperdiçar duas oportunidades de garantir a classificação à Copa Libertadores da América 2008, o Santos enfim conseguiu o seu objetivo ao vencer, no sufoco, o Paraná por 3 a 2, na noite deste domingo, no estádio Vila Capanema. A equipe de Vanderlei Luxemburgo chegou a ficar dois gols atrás no placar no confronto em Curitiba, mas foi salva pelo atacante Kléber Pereira, que fez três gols num intervalo de 10 minutos.

ASSISTA AOS CINCO GOLS DA PARTIDA
O Santos alcançou os 62 pontos e segue na segunda colocação da tabela. Como falta apenas uma rodada para o término do Nacional, o time da Baixada Santista não pode mais ser ultrapassado por Palmeiras (58), Grêmio (57) e Cruzeiro (57), que também lutam por uma das vagas na competição continental - o Flamengo também conseguiu o feito ao bater o Atlético-PR por 2 a 0, no Maracanã.

Já o Paraná praticamente caiu para a Série B. O time curitibano ocupa a 18ª colocação com 41 pontos e precisa torcer por tropeços do Corinthians e Goiás, que enfrentam na quarta-feira o Vasco e o Atlético-MG, respectivamente. Somado a isso, a equipe dirigida por Saulo de Freitas ainda terá que ganhar dos vascaínos no próximo domingo e voltar a secar os adversários diretos.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
Orlando Kissner/AE
Conhecido carrasco do Paraná, Kléber Pereira marcou três gols na partida
PRIMEIRO TEMPO
5min - Léo Matos cruza, Fabio Costa sai mal do gol e corta errado. Giuliano pega a sobra e cabeceia rente à trave.
30min - GOOOLLL DO PARANÁ!!! Em falta pela esquerda, Jumar cobra rasteiro e Fábio Costa falha ao deixar a bola passar.
39min - Kléber cruza para Kléber Pereira, que cabeceia no canto e a bola vai perto da trave esquerda.
SEGUNDO TEMPO
12min - Kléber Pereira entra na área e bate, mas Gabriel sai bem e defende com o joelho.
19min - Tabata faz boa jogada individual e chuta forte, mas Gabriel salva mais uma vez o Paraná.
21min - Kléber Pereira é lançado, dribla o goleiro e perde grande chance. Bola bate na trave antes de sair.
25min - GOOOLLL DO PARANÁ!!! Paulo Rodrigues bate falta e encobre Fábio Costa.
28min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Petkovic cruza na área e Kléber Pereira desvia para as redes.
36min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Após longo lançamento, Kléber Pereira tira Gabriel da jogada, com um toque de cabeça, e empurra para o gol.
38min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Renatinho cruza e Kléber Pereira faz o terceiro, garantindo a virada santista.
JUCA KFOURI: NA LIBERTADORES EM VIRADA DE MATAR
MAIS NOTÍCIAS DO PARANÁ
MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
CONFIRA IMAGENS DA RODADA
Precisando vencer para seguir na elite do futebol brasileiro na próxima temporada, o Paraná contou com o apoio de quase 16 mil torcedores e tratou de pressionar o Santos desde o apito inicial. Com mais ritmo de jogo, o time paranaense saiu na frente aos 30 minutos do primeiro tempo.

Numa cobrança de falta despretensiosa na lateral esquerda, o volante Jumar surpreendeu ao chutar direto em vez de alçar na área. Apesar de a bola ter saído sem muita velocidade e ter sido levemente desviada, o goleiro Fábio Costa falhou ao não conseguir fazer a defesa. Nos momentos iniciais do duelo, o camisa 1 santista quase havia entregue o ouro ao sair errado da pequena área, mas Giuliano desperdiçou o favor ao cabecear para fora.

Depois de começar a partida com uma formação mais recuada - Maldonado, Vítor Júnior e Rodrigo Souto tentaram formar uma barreira no meio-campo -, o treinador Vanderlei Luxemburgo decidiu partir para cima ao mandar a campo um terceiro atacante, colocando Renatinho na vaga de Vítor Júnior aos 36min. E logo em seguida o Santos quase empatou, mas Kléber Pereira concluiu errado, de cabeça, um cruzamento de Kléber.

Sem criatividade e apoio nas jogadas pela lateral, Luxemburgo colocou no começo da etapa complementar o sérvio Petkovic e Carlinhos para dar mais mobilidade ao time. Mas o Paraná, que chegou a sofrer pressão, voltou a marcar em nova cobrança de falta. Aos 25 min, Paulo Rodrigues bateu fechado e encobriu o goleiro Fábio Costa para fazer 2 a 0.

Três minutos depois começou a reação do Santos, com três gols de Kléber Pereira num intervalo de 10 minutos. O primeiro foi de cabeça após cruzamento de Petkovic. O atacante empatou em seguida ao receber um longo cruzamento e dar um toque de cabeça para tirar o goleiro Gabriel da jogada. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. A virada saiu depois de um cruzamento de Renatinho, que Kléber Pereira completou - ele é o artilheiro da equipe no Brasileirão com 16 gols.

PARANÁ
Gabriel, Léo Matos, Daniel Marques, Neguette e Paulo Rodrigues; Goiano, Jumar (Jumar), Giuliano e Vandinho (Jefferson); Josiel e Lima (Adriano).
Técnico: Saulo de Freitas

SANTOS
Fábio Costa; Alessandro, Adaílton, Marcelo (Carlinhos) e Kléber; Maldonado, Rodrigo Souto, Vítor Júnior (Renatinho) e Rodrigo Tabata; Marcos Aurélio (Petkovic) e Kléber Pereira.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro: Alicio Pena Junior (MG/ Fifa)
Assistentes: Marco Antônio Gomes e Márcio Eustáquio S. Santiago (MG)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Cartões amarelos: Jumar, Léo Matos, Daniel Marque e Vandinho (Paraná); Marcelo (Santos)
Gol: Jumar, aos 30min do primeiro tempo; Paulo Rodrigues, aos 25min, Kléber Pereira, aos 28min, 36min, e 38min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host