! São Paulo toma susto, mas empata com Botafogo no jogo da taça - 25/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/11/2007 - 18h09

São Paulo toma susto, mas empata com Botafogo no jogo da taça

Alexandre Sinato
Em São Paulo
O estádio do Morumbi estava preparado para uma festa. Com direito a palco armado para a entrega do troféu de campeão brasileiro e trilha sonora especial na entrada em campo, o São Paulo recebeu o Botafogo na tarde deste domingo, pela penúltima rodada, para se despedir da sua torcida em grande estilo. O problema foi que os cariocas não seguiram o roteiro e, depois de abrirem 2 a 0, venderam caro o empate por 2 a 2.

CONFIRA GOLS DO EMPATE NO MORUMBI
Embora não tenha saído com a vitória, a igualdade foi comemorada pela torcida como tal. Afinal, além de evitar o vexame de receber a taça de campeão com um revés, o São Paulo mostrou vontade no segundo tempo, parecendo precisar dos três pontos na classificação do torneio.

Com o título assegurado com quatro rodadas de antecedência, o São Paulo tentou embalar com duas motivações nesta tarde. Além de obter um triunfo como aperitivo para a entrega da taça da CBF, o time tricolor fez sua última apresentação no Morumbi na temporada 2007, já que na última rodada visita o Atlético-PR.

Também foi o último jogo da equipe de Muricy Ramalho com força máxima. Afinal, em Curitiba, no próximo domingo, alguns titulares devem ser poupados e outros já estarão de férias. Assim, os mais de 30 mil torcedores presentes ao Morumbi nesta tarde puderam presenciar a última exibição do time principal que sobrou neste Brasileiro.

PRINCIPAIS LANCES
Folha Imagem
Após empate, jogadores comemoram pentacampeonato com a taça, no Morumbi
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOOOLLLLL DO BOTAFOGO!!! Após cruzamento da direita, Lucio Flavio domina dentro da grande área e chuta prensado, contando com leve desvio na defesa para superar Rogério Ceni.
18min - GOOOOOOOOLLLLL DO BOTAFOGO!!! Juninho cobra falta da intermediária, a bola muda de direção ao bater na barreira e engana Ceni, que ainda tenta a defesa, sem sucesso.
20min - Hernanes dispara em velocidade pela direita e chuta cruzado, com força. Roger, em dois tempos, consegue realizar a defesa.
33min - Júnior recebe na entrada da área, dá um corte no marcador e ajeita para a perna esquerda. O disparo, porém, pouco assusta o goleiro Roger.
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOOOOOLLLLLLLL DO SÃO PAULO!!! Jorge Wagner bate escanteio da direita e Aloísio sobe mais que o marcador para estufar as redes, diminuindo a vantagem botafoguense.
15min - Após rebote na entrada da área, Richarlyson acerta belo chute de primeira e Roger salta no canto direito para fazer bonita intervenção.
23min - Leandro avança pela direita até a linha de fundo e cruza na medida para Aloísio, que consegue o cabeceio, mas para fora.
39min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Jorge Wagner bate escanteio da esquerda e Richarlyson aparece no meio da defesa carioca para surpreender Roger de cabeça e decretar o empate.
CENI DECRETA FIM DA FESTA
APÓS EMPATE, TIME CELEBRA
VEJA MAIS FOTOS DA TAÇA
LEIA MAIS DO SÃO PAULO
LEIA MAIS DO BOTAFOGO
Depois de entrar em campo ao som de "We are the champions" ("Nós somos os campeões"), sucesso da banda inglesa Queen, o São Paulo, contudo, mostrou-se apático. Apesar do discurso de seriedade adotado pelo elenco, o primeiro tempo foi caracterizado pelo maior empenho do Botafogo, mesmo sem grandes aspirações nesta reta final de campeonato.

A diferença foi tanta que, antes dos 20min de jogo, a equipe carioca já vencia por 2 a 0. Contando com desvios da defesa em ambos os lances, Lucio Flavio, de dentro da área, e Juninho, em cobrança de falta, logo esfriaram o ânimo da torcida são-paulina com dois gols.

Aos poucos, os atuais bicampeões tentaram equilibrar a partida, mas erros de passes e a falta de pontaria impediram uma reação mais efetiva antes do intervalo. O esforço deficitário em relação ao restante da campanha vitoriosa foi outro, e talvez o maior, problema dos anfitriões.

"Nosso time joga no limite e sofre para vencer, por isso, quando entra em campo mais ou menos, a gente sofre ainda mais, como foi no primeiro tempo", avaliou o meio-campista Hernanes, admitindo a baixa motivação tricolor.

No segundo tempo, Muricy Ramalho fez duas alterações, colocando Borges e Souza nos lugares de Dagoberto e Júnior, respectivamente. Com maior ímpeto em relação à etapa inicial, o São Paulo conseguiu descontar aos 10min, em cabeçada de Aloísio após escanteio batido por Jorge Wagner.

Pedindo o apoio da torcida a cada lance de ataque, o time tricolor tentou de qualquer maneira pressionar e buscar o empate. Richarlyson e Aloísio deram trabalho a Roger e animaram o estádio tricolor, mas a festa só aconteceu mesmo aos 39min, quando Richarlyson recebeu assistência de Jorge Wagner - a segunda dele no jogo - e mandou de cabeça para as redes, evitando a derrota em casa no dia da taça.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Breno, André Dias, Miranda e Júnior (Souza); Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Leandro; Dagoberto (Borges) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

BOTAFOGO
Roger; Alessandro (Adriano Felício), Juninho, Renato Silva e Marquinho; Túlio, Leandro Guerreiro, Diguinho e Lucio Flavio (Magno); Jorge Henrique e Reinaldo
Técnico: Cuca

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Lourival Dias Filho (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Milton Otaviano dos Santos (RN)
Público: 30.530 pagantes
Renda: R$ 305.716,00
Cartões amarelos: Richarlyson (SP), Jorge Henrique (B), André Dias (SP), Diguinho (B), Souza (SP), Hernanes (SP), Roger (B)
Gols: Lucio Flavio, aos 10min, Juninho, aos 18min do primeiro tempo; Aloísio, aos 10min, Richarlyson, aos 39min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host